Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->A raposa e as uvas -- 14/09/2006 - 00:15 (Gabriel Lee) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Número do Registro de Direito Autoral:137298865551230100
FADE IN:

Seq. 1. Sacristia. Int. dia.

Meia luz, som de respiração ofegante,câmera segue o som, imagem de sapatos pretos bem polidos e da barra de uma batina, parte de trás,imagem sobe. Corta para o rosto de padre Gracindo, 40 anos, branco,belo, o rosto suado, detalhar dentes cerrados e olhos fechados, o suor corre nas têmporas, corta para a batina, a respiração aumenta, gemido e respiração, corta para o rosto suado do padre, corta para mão do padre pousada sobre uma escrivaninha, detalhar um belo anel de ouro no dedo, a mão fica tensa, gemido.Corta para Evandro, branco, 14 anos, correndo de trás da escrivaninha,(sombra) o jovem corre, abre uma porta, detalhar chave rodando, (som do coral) Evandro sai correndo, a luz do dia entra pela porta, fecha.

Corta

Seq. 2. Igreja. Int. dia.

Um coral canta, câmera vai de encontro ao altar católico, adolescentes de ambos os sexos cantam. Dona Iara, negra, 40 anos, rege o coral.
Do seu lado, Fernando, branco, 18 anos, corta para calçada lateral da igreja, Evandro corre, pv. Detalhar olhar enigmático de Fernando, corta para o coral cantando, corta para padre Gracindo chegando por trás do altar, detalhar sapatos pretos, imagem sobe para o rosto do padre mostrando o físico bem detalhado e a beleza do padre, corta para Fernando, nervoso olhando pro padre, o padre coloca o dedo no lábio pedindo silencio, Fernando baixa a cabeça, corta para o padre de rosto endurecido olhando o garoto correr na rua pv. Imagens de Evandro.

Corta

Seq. 3. Apartamento de Lourdes. Int. dia.

Um apartamento simples.Lourdes, branca, 35 anos, baixa,olha pela janela, imagens da igreja do pv de Lourdes, corta para Eraldo, branco, 15 anos, folheando uma revista à vontade no sofá, detalhar pés descalço.

LOURDES – Ta bom de você ir tomar um banho, Eraldo!... Nem pense em colocar esses pés sujos no meu sofá!

Eraldo levanta, joga a revista em cima do sofá e entra.

LOURDES – E Por que não foi a igreja?

ERALDO – (voltando) Eu não vou mais a essa igreja!

LOURDES – Veremos! (Lourdes entra por outro corredor) Veremos. Saiba que padre Gracindo ta muito desgostoso!

Lourdes desaparece, a porta se abre entra Evandro correndo, câmera acompanha Evandro, a porta do banheiro bate, Evandro vomita, Evandro chora.

Corta

Seq. 4. Igreja. Int. dia.

O coral se dispersa, Fernando ajuda a retirar umas cadeiras e coloca no canto da parede, corta para padre Gracindo o observando, Fernando percebe e se atordoa, dona Iara entrega uma pasta ao padre e sai, o padre se aproxima de Fernando.

PADRE GRACINDO – Depois venha à sacristia que quero falar com você.

FERNANDO – Sim senhor!

Padre Gracindo observa Fernando por segundos com o olhar endurecido, sorrir amarelo e sai, zoom no rosto de Fernando. Corta para Fernando entrando na sacristia, padre Gracindo está sentado na escrivaninha, o ambiente está claro, o padre observa Fernando se aproximar, zoom no olhar.

PADRE GRACINDO –Feche a porta... Você ta me querendo falar alguma coisa?

FERNANDO – Não, não senhor!

PADRE GRACINDO – Tem certeza?

FERNANDO – Sim.

O padre levanta-se, pega um chiclete em cima da escrivaninha, desembrulha devagar e coloca entre os dentes.(detalhar ações).

PADRE GRACINDO – É, acho que me enganei!

O padre rodeia Fernando, pega um chiclete na escrivaninha,chega por trás, na nuca.

PADRE GRACINDO – Seu tempo passou...Toma um chiclete!... Pode ir. Há, não se esqueça de vir ajudar a dona Santuza arrumar o altar pra missa!...Tem mais, reza um terço antes de ir pra casa, você parece que ta com maus pensamentos.

FERNANADO – Eu vou rezar sim, padre Gracindo. Ate mais!

Imagens do padre, corta para dona Iara escondida atrás de uma pilastra da igreja observando Fernando sair da sacristia e se ajoelhar pra rezar. Aproximar rosto de dona Iara.

Corta

Seq. 5. Apartamento de Lourdes. Int. noite.

Lourdes vê o noticiário na tv sentada na sala, só a luz da tv, mostrar tv, noticiário sobre o papa, mostrar rosto concentrado de Lourdes, corta para Evandro deitado no sofá, Evandro dorme,zoom do rosto, sonho, (replay da seq. 1, respiração e gemido) Evandro se agita, flashs das imagens, Evandro acorda gritando assustado, corta para Lourdes.

LOUDES – (aproximando-se) Que foi filho? Pesadelo né? Vai ver ta fazendo coisa errada, pra ta sonhando errado! Também, quem se viu? Ficar dormindo no sofá! Olha pra mim garoto!

Evandro está sentado com a cabeça entre as mãos, levanta sem olhar a mãe e some no corredor, porta do quarto de duas camas de solteiro, um guarda roupa e uma imagem do coração de Jesus se abre, Evandro entra, imagem de Eraldo dormindo, Evandro senta na cama, ergue o olhar e vê na parede o quadro do coração de Jesus, Evandro levanta e vira o quadro pra parede, deita e chora.

Corta

Seq. 6. Igreja. ext/int. dia.

Imagem abre da cortina da janela do apartamento de Lourdes e aproxima-se da igreja, padre Gracindo está de pe na frente da igreja tomando sol, transeuntes o cumprimentam, corta para dona Santuza, morena, 50 anos, aproximando-se do padre.

SANTUZA – Bom dia Padre, Gracindo!

PADRE GRACINDO – Bom dia dona Santuza! Apresse meu café que tenho um dia cheio.
SANTUZA – Sim senhor!...O senhor vai sair?

PADRE GRACINDO – Não é da sua conta!

SANTUZA – Desculpe, padre, com licença!

Padre Gracindo de pe continua cumprimentando fieis, corta para sacristia, Santuza entra, Fernando sentado num banco lustra os sapatos do padre.

SANTUZA – Menino, você já ta aqui?

FERNANDO – É!

SANTUZA – Seu pai de novo?

Fernando balança a cabeça positivamente, Santuza o olha e entra numa porta que dar pros aposentos do padre.

Corta

Seq. 7. Rua de comércio. ext. dia.

Imagens do bairro, câmera capta imagens da rua e de Lourdes vindo por ela, corta para dona Iara que sai de uma loja, as duas se encontram.

LOURDES – Iara!. Como vai?

IARA – Bem, muito bem. E os meninos? O Eraldo não tem ido ensaiar!

LOURDES – É,...Ele teve doente. Vai voltar.

IARA – Que bom, tou esperando.

LOURDES – Ate! Boa sorte com o coral!


Corta
Seq. 8. Apartamento de Lourdes. Int. dia.

A porta se abre e Lurdes entra com sacolas, padre Gracindo está sentado no sofá, Evandro e Eraldo estão em outro sofá de frente pra ele, de cabeças baixas.

LOURDES – Padre! Que bom que o senhor veio nos visitar!

PADRE GRACINDO – Pois é! Tava passando na calçada e resolvi entrar. Os meninos estão meio ausentes da igreja, faz dias que não vejo o Eraldo na missa nem no ensaio do coral!

LOURDES – É que ele teve doente.

O padre caminha pela sala, imagens de Evandro e Eraldo, o padre senta no meio dos dois.

PADRE GRACINDO – Mais eu já conversei com eles!(padre pousa as mãos nas pernas dos garotos) E eles me prometeram que não vão mais se ausentar da igreja, A igreja precisa deles, e o coral também! Não é garotos?

Detalhar mãos nervosas dos garotos, detalhar olhos, gestos.

EVANDRO/ERALDO – É sim padre.

Padre Gracindo levanta, olha os garotos sentados, tira do bolso da batina uma quantia, entrega a Lourdes.

PADRE GRACINDO – Toma! É pra ajudar nas despesas. Doação da Igreja.

LOURDES – Obrigado padre! Muito obrigado!

Corta

Seq. 9. Sacristia. Int. dia.

Respiração ofegante, câmera segue a respiração cada vez mais ofegante, gemidos, respiração, corta para mão do padre pousada na escrivaninha,(anel) corta para rosto suado e ofegante do padre Gracindo, corta para a batina levantada, corta para fora da sacristia, Fernando com ouvido colado na porta, corta para Evandro ajoelhado num banco da igreja rezando, corta para quarto dos garotos, Lourdes entra e vê o quadro do coração de Jesus virado pra parede, Lourdes fica parada, desvira o quadro, antes de sair da mais uma olhada desconfiada, corta para Evandro rezando, corta pra dona Iara chegando com jovens do coral.

Corta

Seq. 10. Apartamento de Fernando. Int. noite.

Abre a porta de um apartamento bem pobre, Fernando entra, corta para Francisco, branco, 50 anos, maltrajado, bêbado.

FRANCISCO – vem da igreja, franguinha! Olhe que o povo do bairro é falador, e já tão falando mal de você com o padre!

Fernando olha o pai e entra pelo corredor, Francisco ri mostrando a boca desdentada, vai a cozinha em passos de bêbado, corta para Fernando tirando a roupa num quarto pobre(detalhar o belo e magro corpo), deita na cama de campanha, zoom no rosto de Fernando, sons da cena 9.(respiração ofegante, gemido) Fernando chora compulsivamente.

Corta

Seq. 11. Apartamento de Lourdes.int. dia.

Na mesa de canto, Lourdes Eraldo e Evandro tomam café, os garotos estão fardados pra escola, não encaram a mãe.

LOURDES – Acabou as férias, agora volta tudo ao normal. Nesses dias vocês vão é poder trabalhar pra ajudar em casa. Olhe que se não fosse essa ajuda da igreja;... olhem pra mim!... Vocês tão cada dia mais estranhos, essa tal de adolescência parece até que comeu a língua de vocês... Bem, agora vão pra escola, e bom estudo.

Os garotos saem, Lourdes levanta da mesa,vai ao banheiro, lava às mãos, caminha ate o quarto dos garotos e começa a arrumar as camas, Ponto de vista de Lourdes na coração de Jesus virado pra parede, Lourdes pega e desvira, fica pensativa.

Corta

Seq. 12. Sacristia. Int.dia.

Câmera capta Santuza vindo dos aposentos do padre com balde, rodo e pano, Santuza começa a faxina, próximo a escrivaninha Santuza abaixa observando a mancha de esperma no chão, corta para porta de entrada, Fernando entra, corta para o luxuoso e amplo quarto de Padre Gracindo, o padre está deitado na cama, no vídeo um filme pornô, corta para sacristia.

SANTUZA – Foi você que andou fazendo coisa feia aqui moleque?

FERNANDO – Eu não!

SANTUZA – Moleque, se você tiver fazendo o que eu tou pensando. Vai nascer cabelo na palma da sua mão.

Fernando ri, da um muxoxo pega um livro e sai.

Corta

Seq. 13. Escola. Int. dia.

Lê-se na porta “diretoria”, Lourdes torce a maçaneta e entra, uma mulher gorda está sentada a mesa, Lourdes está apreensiva.

LOURDES – O que houve com meus filhos diretora?

DIRETORA – Com o Evandro nada, mais o Eraldo agrediu gravemente um garoto!

LOURDES – Agrediu?

Corta para Lourdes chegando em casa acompanhada de Eraldo, Lourdes cai no sofá, câmera acompanha Eraldo ate o quarto,deita, zoom no rosto.

Corta

Seq. 14. Igreja. int. dia.

Câmera acompanha padre Gracindo atravessando a nave, detalhar som dos sapatos polidos, corta para Fernando escondido observando, corta para o padre saindo da igreja, corta para Fernando entrando na sacristia, Fernando revira gavetas procurando algo, dentro de um armário Fernando encontra uma caixa, abre, detalhar objetos eróticos (vibradores, revistas, fotografias, algemas), Fernando fecha a caixa e guarda no mesmo lugar, sai apressado.

Corta

Seq. 15. Apartamento de Lourdes. Int. dia.

A porta abre, Evandro entra, imagens de Lourdes largada no sofá.

LOURDES – Você sabe porque seu irmão agrediu o garoto?

EVANDRO – Ele passou a mão na bunda dele.

Lourdes abaixa a cabeça, Evandro está em pe no meio
da sala.

Corta

Seq. 16. apartamento de Fernando.int. noite.

Fernando entra, Francisco está dormindo estirado no meio da sala com uma garrafa de bebida do lado, um radio toca uma musica melosa, Fernando observa o pai, vai para o quarto, fica nu, entra no banho, corta para cozinha, Fernando está enrolado numa toalha, toma água na geladeira, Francisco se aproxima.

FRANCISCO – Porque não ficou pra dormir na igreja?

Fernando sai com um copo na mão, Francisco parte pra cima de Fernando e o bate de cinturão , Fernando apanha de Francisco.

FRANCISCO – Quando eu falar com você, me responda moleque! Pensa que sou quem? Eu sou seu Pai, moleque! Via morar na igreja vagabundo, vai!

Fernando corre e tranca-se no quarto, detalhar ira nas expressões de Francisco.

Corta

Seq. 17. Quarto de padre Gracindo.int.noite.

Câmera capta o padre, nu, de joelhos, rezando diante de um enorme crucifixo na parede, câmera acompanha padre ate o banheiro, liga o chuveiro, detalhar água caindo no rosto, corta para Fernando surgindo no banheiro, imagem do padre no chuveiro, padre Gracindo o olha através do vidro Box, pv., Fernando se aproxima devagar e entra debaixo do chuveiro, padre Gracindo tira sua camisa, detalhar vergões vermelhos nas costas, a água desce nas costas de Fernando, o padre lava as feridas.

Corta

Seq. 18. Apartamento de Lourdes. Int.noite.

A porta do quarto dos garotos se abre, Lourdes entra silenciosa, os garotos estão deitados na penumbra, Lourdes aproxima-se da cama de Evandro, vai a cama de Eraldo, vê na parede o quadro do coração de Jesus virado, aproxima-se devagar, corta para Evandro abrindo os olhos.

Corta

Seq. 19. Igreja. int. dia.

Dona Santuza entra na sacristia, ajeita uma estola de mesa que está mal colocada, câmera acompanha Santuza aos aposentos do padre, imagens de uma ampla sala, entra numa porta e sai com espanador e vassoura, câmera a segue para quarto do padre, dona Santuza empurra a porta entreaberta, corta para cama do padre onde ele dorme com Fernando, zoom do rosto de Santuza.

SANTUZA – Meu Deus! Eu não posso acreditar no que vejo!

Corta

Seq. 20. Apartamento de Lourdes. Int.dia.

O café da manhã ta servido, Lourdes, e os meninos de farda da escola, estão sentados à mesa.

LOURDES – Qual de vocês ta virando o quadro do coração de Jesus pra parede?

Os meninos estão de cabeça baixa, tristes, Lourdes repete a pergunta.

EVANDRO – Eu não gosto dele.

LOURDES – Como não gosta? Foi o padre Gracindo que te deu.

EVANDRO – Eu não gosto do padre Gracindo!

LOURDES – (levantando-se de rompante) Nunca mais repita isso, moleque! Não vê como o padre é bom pra gente...sabe que se dependesse da pensão que recebo a gente tava passando fome? Nunca mais repita isso!

Evandro chora e sai correndo, tranca-se no quarto e cai na cama chorando, Lourdes da um muxoxo, coloca um biscoito na boca, Eraldo rói a unha.

Corta

Seq. 21. Igreja. int. dia/casa do padre.

Na mesa posta, padre Gracindo e Fernando tomam café, Santuza serve café desconfiada e nervosa, Santuza derrama café na toalha da mesa.

SANTUZA – Desculpe! Eu vou limpar tudo.

PADRE GRACINDO – Ou sua velha irresponsável, quer me queimar! Vou comprar uma toalha nova e descontar do seu salário!

SANTUZA – (saindo) Sim senhor!

Corta

Seq.22. Igreja. int. dia.

Som de musica tocada no piano, imagem aproxima de Iara tocando piano, corta para três adolescentes chegando, corta para Santuza passando apressada, Iara observa, levanta e segue Santuza, os jovens ficam no piano, Iara vai ate a porta da igreja, não consegue falar com Santuza, câmera segue Iara para sacristia, aposentos do padre, Iara observa Fernando e Padre Gracindo na mesa, detalhar rosto de Iara.

Corta

Seq. 23. Rua do bairro. ext. dia.

Câmera vai de encontro a Evandro perambulando pela calçada de cabeça baixa, de longe Evandro contempla a igreja, segue de cabeça baixa, corta para Evandro entrando em casa, corta para Lourdes na cozinha escutando o barulho da porta, Evandro entra para o quarto, Lourdes vem a sala, não vendo ninguém volta pra cozinha, corta para Evandro deitado na cama em posição de feto, zoom do rosto triste de Evandro.

Corta

Seq. 24. Igreja. int. dia.

O coral ensaia, Iara rege, padre Gracindo observa de longe com a sua imponência, corta para Eraldo entrando na igreja, Iara acena para Eraldo entrar no grupo, Eraldo olha para o padre, o padre lhe faz um aceno de cabeça e entra, corta para Fernando no grupo observando os dois, a musica termina, Fernando sai do grupo, câmera acompanha Fernando entrando sorrateiro na sacristia, observa se o padre não está por perto, Fernando dirige-se a uma pequena talha pendurada na parede com chaves penduradas, ele pega uma chave e sai, corta para o coral se agrupando.

Corta

Seq. 25. Apartamento de Fernando. Int. dia.

Câmera acompanha Francisco no corredor, gira a maçaneta da porta do quarto de Fernando, a porta está fechada, travelling de Francisco pela casa a procura de uma chave de fenda, consegue a chave de fenda, Francisco força a porta do quarto de Fernando, entra, detalhar rosto, detalhar quarto, detalhar cama de campanha e oratório, Francisco começa a procurar algo, encontra debaixo do colchão algumas calcinhas bem sexy, senta na cama pensativo a contemplar o achado.

Corta

Seq. 26. Igreja. int. dia.

Imagem dos componentes do coral se dissipando, corta para o padre de pé com semblante endurecido, Eraldo olha medroso, Fernando percebe, o padre acena para Eraldo e segue pra sacristia, Iara arruma partituras em cima do piano, Fernando colhe as cadeiras, Eraldo segue o chamado do padre, corta para sacristia a meia luz, respiração ofegante, gemido, detalhar mão do padre em cima da escrivaninha,(anel) rosto suado do padre, gemido, corta para Fernando se aproximando da porta da sacristia, tira a chave do bolso, abre a porta,se afasta, os sons do prazer do padre invadem a igreja,corta para Iara apurando o ouvido em direção aos gemidos, Iara segue ate a sacristia devagar, Iara empurra a porta de rompante, Padre Gracindo arregala os olhos e baixa a batina, Eraldo levanta dos pés do padre por trás da escrivaninha, colocando as mãos no rosto.

Corta
Seq. 27. Apartamento de Lourdes. Int. dia.

Câmera capta Lourdes na cozinha, tira o avental, pega alguns panos dobrados em cima da mesa e coloca numa gaveta do armário, segue para sala e vê no sofá uma camisa, pega, cheira, sorrir, segue para o quarto dos meninos, detalhar mão na maçaneta, porta abre, zoom nos olhos arregalados de Lourdes, zoom no adolescente corpo de Evandro pendurado, enforcado no meio do quarto, zoom no quadro do coração de Jesus todo riscado no chão do quarto, Lourdes grita, como ferida de morte, e corre a beijar os pés pendurados do filho. O grito ecoa, desfocagem.

Corta

Seq. 28. Rua da cidade ext. dia.

Câmera capta imagem de Lourdes, Iara, Santuza e os componentes do coral, pregando cartazes nas paredes, Lourdes prega um cartaz, zoom de cartaz, “PEDOFILIA É CRIME DENUNCIE”, focalizar olhar triste de Lourdes, Imagens de vários ângulos da pregação de cartazes, Iara se aproxima de Lourdes.

IARA – Tem noticias do Eraldo?

LOURDES – Sim, ele ta bem, o tratamento é demorado, mais logo ele vai ta entre nos...Eu tou ferida de morte, Iara, como foi que eu não percebi nada!

Iara acaricia as costas de Lourdes, as duas saem pela rua, imagem dos componentes do coral pregando cartazes, desfocagem.

Corta

Seq. 29.delegacia de policia. Int. dia.

Lê-se num cartaz na parede “PEDOFILIA É CRIME DENUNCIE”, Um policial destranca um grande cadeado,detalhar mão, abre a porta, o padre Gracindo está sentado num catre da cela, uma pequena mesa com uma bíblia aberta e um terço, Fernando está de pé junto ao policial com um embrulho nas mãos.

POLICIAL – Você tem cinco minutos!

O policial se afasta, Fernando de pé, quieto observa o padre em traje comum, o padre baixa a cabeça entre as mãos.

PADRE GRACINDO – Por que você abriu a porta?

Fernando observa o padre por alguns segundos, detalhar boca tremula de Fernando.

FERNANDO – Eu sempre amei o senhor...Mais o senhor ma traia, padre Gracindo!

O padre levanta a cabeça devagar, encara Fernando trêmulo de pé no meio da cela, baixa novamente a cabeça, Fernando coloca um embrulho junto à bíblia e senta junto ao padre.

FERNANDO – Isso tudo vai passar!

PADRE GRACINDO – Eu sei!

FERNANDO – Eu trouxe um bolo. Eu mesmo fiz!

Padre Gracindo levanta-se, anda pela cela observado por Fernando sentado na cama, barulho do cadeado sendo destrancado, o policial entra na cela.

POLICIAL – Acabou a visita!

Fernando beija a mão do padre observado pelo policial e sai devagar, a cela se tranca.
Fade out.
Seq. 30. Ônibus na estrada. ext/int. dia.

Câmera capta imagem aérea de um ônibus na estrada, imagem aproxima o ônibus.
Funde
O rádio do ônibus toca uma música instrumental, Fernando ocupa uma das poltronas do ônibus, zoom no rosto de Fernando de olhos fechados, a musica para e o radialista anuncia:

RADIALISTA – “Amanheceu morto, na cela da delegacia onde estava preso, o padre Gracindo Clemente de Oliveira Bastos, que foi preso em flagrante há vinte dias por abusar de menores. As primeiras informações apontam para envenenamento, a policia ainda não esclareceu se foi suicídio ou crime. Mais informações a qualquer momento”.

Detalhar rosto de Fernando de olhos fechados, Fernando ri. Eu trouxe um bolo. Eu mesmo fiz! Imagem do ônibus correndo na estrada.

FIM







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui