Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Atendente de Callcenter -- 18/05/2004 - 00:23 (Cristóvão Alencastro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O braço comprido arrastou-se pelo chão de um lado a outro como uma vassoura, e os dedos, que se inspiravam na leveza de um punguista, acionaram a função Soneca.Até as nove e cinco.Os próximos minutos lhe tornariam senhor do próprio destino, fariam-no dormir de bruços como um imperador e roncar como um moribundo.
As tormentas do subconsciente o faziam sonhar com as próximas horas de trabalho atendendo toupeiras.Cegos da vida que jogavam fora o domingo.Seres limitados a reclamar do desaparecimento da letra D no visor.Quantos minutos que correm ao encontro de horas, que engolem os dias, que destroem o homem em frente à televisão.Que patético.Viver para morrer em uma toca.
Gostaria de socar o focinho de cada menino esperto que ligasse para passar um trote. Nefastos consumistas, terceiro mundistas, estes faziam-no cerrar os punhos.
Mas quase nada fez.Apenas acordou com o barulho do celular e tratou de pular da cama.
A empresa era rígida com horários.
Calçou os chinelos, espreguiçou-se e bocejou.Que estranho Dèja vu.Poderia jurar que ontem havia sido exatamente igual, que anteontem também.Poderia jurar que amanhã seria assim, a menos que decidisse chutar o traseiro de sua chefe, ou mandar um cliente a merda.
Otávio foi até a cozinha e vasculhou a sacola de supermercado sobre a geladeira.Ligou o rádio.Havia um pão dormido e nada mais.Havia mortadela e leite, mas ninguém nasceu para comer algo tão simplório, pensou.Revirou o vidro e deu uma mordida em um biscoito molenga.Tinha de tomar banho e voar para o Callcenter.Era tarde.
Os livros, todos pela metade, ficaram no criado-mudo, já nem esperavam ser lidos.
E atenção!Toupeiras no comando!As toupeiras pagam o breakfeast.
Não era incomum sair sem tomar banho.Sempre acordava atrasado e, havia algum tempo, suas manhãs eram, tão somente, uma formalidade.Colocou a primeira calça e a primeira camisa enxovalhada que encontrou, fechou tudo e correu para o ponto de ônibus.Eram quinze para as dez. O rádio ficou a discursar sozinho.
As dez da manhã já teria de estar logado no sistema e dizendo: Otávio Fontoura, bom dia.Bom dia, uma ova.No seu íntimo existia uma gana fervorosa.Em que posso lhe ajudar, Senhora toupeira?Poderia chutá-la senhora Toupeira? Seu filho não fez a droga de ligação e foi tarifado?Algumas espécies comiam as crias, outras a deixavam vivas para que atendentes as devorassem.O ônibus chegou, Otávio embarcou e lá se foi para a sua Auschwitz.
Domingo era mágico.Mágico como contrair dengue.Pelo vidro do ônibus podia enxergar o semblante de felicidade do casal que comia pipoca, que conversava, de certo, sobre as próximas férias.Otávio não gostava muito de pipoca, mas gostava menos ainda de Auschwitz.Domingo era dia de visitas, não de atender a chamadas desaforadas.
Otávio Fontoura, bom dia.Que as pesquisas científicas estejam exatas e, em médio prazo, você não consiga mais concatenar suas idéias.No banco da frente, um senhor gritava pelo telefone com sua filha e ameaçava não presenteá-la com o carro novo.Otávio Fontoura, bom dia.Senhorita, em que posso lhe ajudar?Desculpe senhorita, mas a empresa STAR SYSTEM TELECOM não fornece fuzis AR-15.Por que a senhora não verifica a possibilidade de arranjar um trabalho digno?Sem perceber, Otávio já estava no centro.
Assim que desceu do coletivo percebeu que era uma ilha cercada por toupeiras, um humano cercado por roedores com telefones celulares, que exibiam mais seus novos modelos ultracoloridos do que suas crianças.Otávio, escravo, faltam cinco para as dez.
Respirou fundo e correu para não ter o salário descontado.
Tinha asma e naquele dia seus pulmões não estavam bem.Correu como se escapasse de um bombardeio, entrou no prédio e nem conseguiu ser elegante com o porteiro.
O porteiro não era muito elegante, devia estar odiando estar ali em pleno domingo.Otávio apertou os dois botões do elevador na esperança de que viesse mais rápido.E ele veio.Mas já eram dez horas.
O elevador seguiu até o sétimo andar em um trote de fim-de-semana.Já eram dez e dois e Otávio tinha o coração muito acelerado.Maldita pontualidade, domingo não era dia de comprometimento, era dia de tomar cerveja e passear com o cachorro.Merda, dez e cinco e ninguém abre esta porta.Meu crachá só serve para estampar que sou o fracassado da STAR TELECOM e divulgar a pior três por quatro que já tirei em minha vida.
Foi quando a supervisora, sorrindo, apareceu com o crachá para abrir a porta.
Otávio, bom dia.Tinha esperança de não ser advertido.A chefe olhou bem para ele e destroçou cada osso de Otávio. Você sabe, a STAR TELECOM é muito rígida com horários e ultimamente você tem se atrasado muito.Dessa maneira não poderei fazer mais nada.Você sabe!Nós somos seus amigos, fazemos tudo por você e seria essencial que nos ajudasse neste momento.Espero que isso não se repita.
A supervisora era uma estrategista.Vivia sorrindo para todo mundo, conversando, colhendo informações.E aí vomitava tudo para a coordenadora, que logo enviava um e-mail ameaçador dizendo que estariam monitorando o infeliz que tivesse feito isso, dito aquilo, ou transferido um querido-cliente-insatisfeito direto para o ramal 405, que era o dela.
Por isso têm essas bundas chatas.Não fazem nada, só cagam na cabeça de todo mundo.O celular veio para facilitar a vida de quem mesmo?Essas puxa-sacos fazem tudo por elas mesmas, nem liberar meu crachá para abrir a porta elas liberam.Sem falar no salário que me permite apenas comer mortadela e pão dormido.Eu estou fazendo faculdade, sua bruxa.
Desculpe, chefe, isso não ira mais acontecer.Otávio Fontoura, atendente de callcenter, biscoito molenga, capacho e feliz.
Vamos bater o ponto.Aí vou eu, faminto, mal arrumado e com um sorriso na voz para atender estes clientes de merda.Não nasci para ser pinico de ninguém.Olha a cara desta pobre alma ao lado do relógio ponto.Deve ter uns cinco filhos, deve ter comido sopa de papelão antes de vir para cá e ainda tem de atender a vinte e quatro toupeiras por hora.Seria humanamente impossível, mas ela não tem mesmo a pretensão de ser humana.
Otávio sentou-se em sua PA, ligou seu micro e logou-se no sistema.Para poder estar ok as dez em ponto teria de ter chegado uns dez minutos antes.Existia um programa para verificar o extrato da conta do sujeitinho, outro para pesquisar o cadastro do panaca e mais um monte de outros que nunca funcionavam.Era preciso, também, ler todos os e-mails que instruíam a como proceder no dia de hoje.O atendente era um piloto que tinha de preparar seu Boeing para o vôo.Otávio não queria ser piloto, queria ser radialista.
E aí, Otávio, deve ter uns cem clientes na fila te esperando hoje.Cem clientes.A colega do lado sempre o mantinha informado, estranho, parecia querer que ele desistisse de tudo.Ora, que se danem! Hoje eu vou é desligar na cara deles e se me chamarem de incompetente, vou ficar uns quinze minutos só mostrando para estes analfabetos do celular pré-pago quem é que ofende mais.E ainda vou trabalhar em rádio.Até de faxineiro.
A supervisora ouviu a maldita frase, ela ouviu a maldita frase.Todas as câmeras trabalhavam vinte e quatro horas por dia para desmascarar os insatisfeitos.Se as câmeras não agissem adequadamente, existiam os oficiais de monitoria, estes tinham cinco olhos e quatro ouvidos monstruosos e funcionavam como fiéis delatores.
Otávio tinha um biscoito molenga na barriga e uma firme decisão no espírito.Sabia que seria gravado, tinha consciência.Seus gestos robóticos eram imprevisíveis revoluções.
Otávio Fontoura, bom dia.Em que posso lhe ajudar?Mais essa.Cliente que está suspeitando de clonagem em um celular que não possui créditos há uns dez meses.Não seria nem viável fazer a clonagem de um celular pré-pago, senhor.Quem quer saber, afinal?No mínimo o tal Seu Alberto deve ter levado um bom pé no traseiro da esposa e agora está em casa, maluco, ligando para os bombeiros, polícia e para o Zoológico.
A STAR SYSTEM TELECOM agradece a sua chamada tenha um ótimo início de semana.Vá mascar gilete seu louco.Não precisaria estar agüentando isso se já estivesse no rádio.Agora são onze horas e dez minutos /Seleção vence mais um amistoso na Europa/ Novo filme de B.P.é sucesso nos EUA/ Presidente do Brasil viaja para encontrar-se com Kadafi!
O botão NOT READY estava acionado, se não estivesse, seria chamado à sala da coordenadora para virar pudim de pão dormido.De piloto de Boeing a pudim de pão.
Bem, o presidente ia encontrar-se com Kadafi.
Desativou o NOT READY.Otário Fontoura, bom dia. Em que posso lhe ajudar?Se a distinta anta não consegue digitar nada no teclado, se trocou a senha de bloqueio e não se lembra qual é, o que a SS tem a ver com isso?A Auschiwtz do século XXI sãos os nossos empregos.Incrível!Estou olhando pelo vidro e não consigo identificar se está chovendo, se o dia está ensolarado, isto é uma escravidão de cérebros.Bem disse meu pai: vá ser jogador de futebol.Quem mandou estudar?
Otário Fontoura, bom dia. Em que posso lhe ajudar?A boneca não envia mensagens de texto.Já sei, as caixas de entrada e saída do celular estão abarrotadas de mensagens de eu te amo, eu te adoro, eu te desejo.Receba mais esta aí: Eu te Esgano!
No alto de sua cabeça uma câmera contorcia-se para fotografar a desesperança de cada um dos atendentes.Os oficiais da monitoria SS coordenavam os racio-símios.
Tendinite, dor na coluna, dor nas bolas.Era o destino de todos.De todos os que têm bolas, pelo menos.Sabia que ficaria surdo também.Isso se não tivesse algum tilt na voz e tivesse de aprender a falar por sinais.Otávio percebeu a movimentação da chefe,os olhares dissimulados.A chefe devia ter bolas.Se me pegarem usando a Internet, estou fodido, me cortam as pernas.Somos os apertadores de parafuso do terceiro milênio.E querem me dar esta falsa sensação de aldeia global.No dia das mães, vão lá e colocam uma fotinho de cada um dos Hilotas abraçadinhos ou no colo de suas genitoras.Que lindo!Cuidado, Espartanos!E vou presentear a velha com o quê?Com um rádio velho?Vou servir pão dormido com mortadela?Sai muito caro dispor de minha saúde, meus sonhos e de meu tempo para enganar as toupeiras.Sim, porque nem ao menos a SS é honesta com as informações que presta.
Otávio estava cansado da mesma ladainha.Daqueles tais No momento estamos com uma instabilidade no sistema, estava espremido.Odiava as toupeiras, de todo o coração, odiava os oficiais da SS, com toda sua força e ficava no recheio ludibriando os primeiros e os segundos. Otávio tinha um biscoito molenga na barriga e uma firme decisão no espírito.
Hora do lanche.Ginástica laboral.Falta uma hora para o término do expediente.
A coordenadora chegou com um abrigo cinza.Deve ter passeado com a família.Comeu um churrasquinho e pagou algodão doce para a filhinha.
Otávio Fontoura, boa tarde.Em que posso lhe ajudar?No momento, o sistema está indisponível, peço que a senhora ligue dentro de uma hora.A STAR SYSTEM TELECOM agradece, tenha uma ótima tarde.M-E-R-D-A. Meu procedimento está incorreto!O e-mail da monitoria era claro.Era preciso reiniciar o sistema, fazer a consulta e resolver na linha a dificuldade das toupeiras.
Percebeu que os oficiais da SS estavam de conluio com a chefe.Quer saber?
O domingo está maravilhoso, se vierem colocar um chip em minha mente, me rebelo.
Com todo o respeito, eu fico puto com esta câmera controlando os meus movimentos.Acho desumana esta história de sinalizar pelo sistema o que vou fazer, se vou defecar, ou urinar.Estes delatorezinhos de merda que se passam por meus amigos e depois vomitam tudo para a coordenação.Estou cansado de comer biscoitos molengas.Cansado de mortadela e pão dormido.Eu faço faculdade, sabia? Vou ser radialista e vou colocar a boca no trombone.A STAR SYSTEM TELECOM agradece, boa tarde.Por que não colocam um robô de uma vez?
Otávio percebeu a chefe se aproximando.Otávio fazia faculdade.A mulher ao lado do ponto continuaria comendo sopa de papelão, a colega de PA torcendo, decerto, para que Otávio fosse comer o pão dormido que o diabo amassou.As câmeras rondando sua cabeça e o sistema pedindo informações sobre suas necessidades básicas.Otávio seria radialista, os monitores, eternamente submissos e fiéis a um sistema burro e cada vez mais autômato.Chegaria o dia em que seriam dispensados para darem lugar a novas máquinas, mais cruéis e obedientes.
Otávio congelou.A chefe parou do seu lado.Otávio acionou a tecla NOT READY e aceitou as duas horas extras solicitadas pela supervisão.
FIM
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui