Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O RECIFE E SUAS NÃO-CONCORRÊNCIAS -- 19/07/2003 - 02:45 (Carlos Jatobá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O RECIFE E SUAS NÃO-CONCORRÊNCIAS


   por Carlos Jatobá


     Recife, crismada por Gonçalves Dias como a "Veneza Americana".


     Tobias Barreto decantou-a como uma "cidade valente, brio da altiva nação".


    Ribeiro Couto, em nosso tempo, a viu como "Cidade-Menina" e, Paulo Torres a contemplou como mulher: "... uma mulher esguia e loura, mirando-se no espelho das águas do rio".


     Austro Costa, sempre se perguntava: "Capibaribe, meu rio, que vida levamos nós? Tu corres, eu rodopio!".


     Gilberto Freyre, nos idos dos 40, já acenava que: "O rio está ligado da maneira mais íntima à história da cidade. O rio, o mar e os mangues. Assassinatos, cheias, revoluções, fugas de escravos, assaltos de bandidos às pontes, fazem da história do Capibaribe a história do Recife".


     Domingos Carvalho da Silva sentiu o Recife como se fosse uma enorme embarcação, entre as garras do rio e os laços do mar: "A cidade corta as águas, como a quilha de uma nau".


     No jornalismo a "Crónica da Cidade" (por décadas existente e na qual ora me inspiro) do "Jornal do Commercio", teve inicialmente a "trolha" de Mário Mello, sucedido pela "batuta" de Waldemar de Oliveira, ambos de irretocável enlevo e amor ao Recife no singularismo da inversão do "M" num "W", mantendo-na o mesmo cerne.


    Na poesia, a cidade do Recife foi reinventada por Carlos Penna Filho, observando que: "A cidade foi construída, metade roubada ao mar, metade à imaginação, pois é do sonho dos homens que uma cidade se inventa!". Mauro Mota, assim expressou-se: "O Capibaribe compõe o Recife, o Recife compõe o Capibaribe com os edifícios marginais e os casarios semi-aquáticos. Levante-se a estatística: nenhum rio mais cantante e cantado. De Gonçalves Dias a Manuel Bandeira, de Joaquim Cardozo a João Cabral de Melo Neto.
(...) Dezenas de poetas nativos ou adventícios miraram-se no Capibaribe".


    Num arroubo de camoneano amor, "qual fogo que arde sem se ver; qual dor que desatina sem doer"! ... , Ledo Ivo ficou fiel à esta capital:─ "Amar cidades, só uma: Recife!".


 


 


Copyright © 2001-2003 by CARLOS JATOBÁ.
Todos os direitos reservados por lei.

Proibida a reprodução total ou parcial deste sítio, salvo com permissão do autor.
LEI Nº 9.609/98 - PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

 e LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS.


 


 


 voltar



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui