Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Ópera-bunda (epílogo) -- 19/07/2003 - 12:58 (Jayme de Oliveira Filho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
.:: Prólogo - Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - EPíLOGO ::.


EPíLOGO

Três dimensões. Altura, largura e profundidade. São esses os pilares do nosso mundo. Sobre eles, como suseranos em seus domínios, içamos velas, estendemos asas e deitamos pés. O tempo, porém, existe e é a fera. Que ao contrário de tantas outras a quem conseguimos, com astúcia, enjaular, nos encarcera. É a quarta dimensão. A única à qual estamos presos. A que nos impõe os limites da existência e nos deforma com estigmas que revelam o quanto já estivemos sob o seu jugo.

É o tempo quem, compassada e sucessivamente, nos mata em pleno gozo de nossas vidas. Foi assim com o viajante. Vitimado pela metamorfose dos anos, morreu o ser que errava avidamente por entre as maiores, mais difíceis e prazerosas distàncias. Morreu também a matriz. Não como instituição mas como ambiente. Filiais morreram. Algumas foram até fechadas. Das sete pelas quais passei neste último roteiro, restaram somente cinco. Paramirim e Rio de Contas agora existem apenas nas lembranças; numa direção dimensional que só em pensamento nos é permitido acesso.

Mas, assim como mata, o tempo também traz à luz vidas. Novas vidas. E quando morreu o viajante, sob sua própria pele nasceu outro ser. Diferente. Com mais raiz e menos ímpeto; mais defeitos e mais qualidades. Do mesmo modo nasceu também outra matriz. Menos coesa e mais revanchista; mais forte para a luta e mais fraca para a paz.

Como ocorrido durante a elaboração dos atos desta ópera-bunda, sempre que lançamos mão das lembranças e tentamos seguir para a direção proibida, trazemos à tona tudo o que a avidez do tempo fez submergir no passado. Ressuscitarmos personagens, fatos, caminhos, angústias, amores. E quando os velhos sorrisos ou as já guardadas lágrimas retornam aos nossos rostos, temos a sensação precisa - e preciosa - de estarmos lá outra vez. Mais que isso, nos invade a certeza de que nem mesmo o tempo é capaz de nos imolar, pois é do que deixamos para trás que agora nos compomos.

Lembrar, portanto, é dialogar com o tempo. É rejuvenescer através do pensamento e dizer não ao fim. Pois - pensando melhor - não é o tempo quem nos mata, mas o esquecimento.

.:: Prólogo - Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - EPíLOGO ::.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui