Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Ópera-bunda (segunda-feira) -- 19/07/2003 - 13:19 (Jayme de Oliveira Filho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
.:: Prólogo - SEGUNDA - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Epílogo ::.


SEGUNDA-FEIRA

Não sei se por ter sido a última, mas essa viagem pareceu mais sinistra que as outras! De um lado a visão maravilhosa da Chapada Diamantina, de outro um sol causticante, umas estradas horríveis, um roteiro pessimamente elaborado - por mim mesmo -, transporte escasso, caras enrolados...

O primeiro dia começou até bem. Havia saído no domingo de Salvador em direção à Conquista, de onde segui direto da rodoviária para Livramento de Nossa Senhora, numa viagem que eu definiria como - digamos - mais ou menos boa. Lembro de ter ficado com uma música impregnada na cabeça o tempo inteiro. Matança: "Cipó caboclo tá subindo na virola...". Não era exatamente a música inteira, mas apenas aquela parte: "... na sombra da barriguda". É que o caminho entre Conquista e Livramento é repleto de barrigudas e a cada árvore que passava, o refrão de Jatobá me tomava o pensamento com a força e a velocidade de um raio. - Insuportável!

Quando finalmente cheguei - e foram longas horas de estrada -, já estava com o cérebro mole de tanta sombra de barriguda. Suado e sedento, desci do ónibus imediatamente e fui tomar uma incrível água de coco na lanchonete da rodoviária. - Geladíssima. Enquanto me deleitava debruçado sobre o balcão, perguntei a um rapaz que estava ocasionalmente ao meu lado quais os horários disponíveis para Paramirim, cidade programada para ser a primeira do roteiro.

- Só tem esse carro aí - Respondeu o sujeito, apontando para o ónibus do qual eu acabara de descer de mala e cuia.

Tentando disfarçar um pouco, afinal o "carro" já estava indo embora, comentei com ar displicente:

- É... amanhã vou ter que ir lá, coisa e tal...

Refeito da sede, um pouco mais seco do suor e menos abalado por ter perdido o carro, descobri, ainda na rodoviária, que havia um outro horário para Paramirim por volta do fim da tarde. Fiquei mais tranquilo e, naturalmente, aproveitei para fazer logo o trabalho em Livramento - que estava programado apenas para o dia seguinte. Tive sorte com os equipamentos (PCs 486) e não perdi tempo durante as instalações, o que me permitiu até dar umas voltas na cidade e tomar mais uns dois ou três cocos. - Aquele lugar é quente demais!!!

No horário do ónibus, antes um pouco até, fui para a rodoviária e de lá para Paramirim. A estrada estava muito boa e o trajeto curto não me causou nenhum dano. Em menos de uma hora eu já estava na agência - não tem rodoviária lá. E apesar de já ser início de noite, um dos funcionários da filial, o Bidu, estava me esperando. Eu nunca tinha o visto, muito menos ele a mim, mas acabamos conseguindo nos encontrar em meio à multidão de cinco ou seis pessoas que desceram do ónibus.

Muito prestativo, Bidu perguntou se eu queria ir direto para o hotel ou preferia fazer o trabalho naquela hora mesmo.

- Vamo tomá uma! - Respondi quase afoito.

Sem perder um minuto sequer, o camarada abriu um sorriso e me levou para um bar onde algumas mesas do lado de fora praticamente convidavam os passantes a sentar-se ao redor de uma nevada. - Delícia! Embora fosse uma segunda-feira, havia algum movimento na rua e não seria má idéia ficar por ali. Porém, Bidu preferiu o lado de dentro. Sem que me tivesse sido dada a oportunidade de escolher, o acompanhei até uma mesa que ficava bem em frente a um muro repleto de propagandas de lojas da região. Mesmo um pouco desconfiado, acabei tomando algumas, jantando, e indo embora sem maiores "problemas" - digamos assim.

Como um bom anfitrião, Bidu ainda me proporcionou um city tour antes de me deixar no Hotel Bahia e ir para casa prometendo me apanhar na manhã seguinte, logo cedo, para que eu pudesse fazer o trabalho e continuar a viajem.

- Bom hotel esse Bahia. Boas toalhas...

(Publicado em Anedota Búlgara)


.:: Prólogo - SEGUNDA - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Epílogo ::.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui