Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Tenho que apagar a luz -- 06/08/2002 - 14:25 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Hamilton Lima - jornalista - Rondônia



Em 1989, vésperas da primeira eleição quase democrática após um grande período de jejum causado pela ditadura militar, os sindicatos ligados a Central Única dos Trabalhadores receberam diversos artigos e estudos analíticos de especialistas da área econômica que anteviam a explosão do neoliberalismo, um pouco atrasado no Brasil, a multiplicação do desemprego e o caos para a população latino-americana.

Os diretores sindicais tentaram alertar os companheiros de fábrica para o novo desenho político mundial, as consequências da conjuntura e o desdobramento para o povo tupiniquim.

Poucos foram os operários dispostos a ouvir os alertas, pois ainda havia o gatilho salarial do Sarney, que havia declarado a moratória que permitiu ao país respirar um pouco mais, sem o pires da miséria do FMI.

Sarney segurou um pouco o apetite estrangeiro sobre as riquezas nacionais, mas Collor, eleito por uma legião imensa de trouxas que identificavam no pseudo facistóide uma esperança de mudar o país, abriu as comportas e deixou que as águas neoliberais tomassem conta de vez do frágil território de Santa Cruz.

Uma das exigências do FMI já em 1989 era a mudança da política governamental em relação aos valores do setor energético. Os custos de manutenção das centrais européias e norte-americanas eram muito maiores, e apesar do potencial hidrográfico brasileiro permitir um custo baixo, isto sempre foi considerado um entrave pelos economistas internacionais. A subida das taxas de energia se fazia urgente. E a privatização também.

Cumpridas as determinações por Collor, Itamar e Fernando Henrique, o povo experimentou aumentos sucessivos das tarifas, os industriais, amigos de primeira hora dos regimes de direita, perderam dinheiro, e não há mais limite que satisfaça os novos proprietários das empresas de energia.

O povo aceitou o apagão sem protestos, vai pagar pela diminuição do lucro das concessionárias, e de quebra paga mais pelo gás e pela gasolina.

Algo está errado. Se foi feito tudo que o Fundo Monetário Internacional determinou e o povo continua recebendo o ônus oficial, então a novela está mal contada. Para falar com Deus, com os vizinhos, com as comadres, o povo vai ter que apagar a luz. Talvez na escuridão possa distinguir quem vai ser o próximo dono da candeia.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui