Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50636)

Humor (20031)

Infantil (5435)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6193)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O mistério HARRY POTTER -- 18/01/2001 - 18:30 (Rosângela Scheithauer) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O mistério „HARRY POTTER“



(Rosângela Scheithauer)





Quem nunca ouviu falar no garotinho órfão e maltratado pelas pessoas que cuidavam dele? Um dia ele foge, passa por maus bocados e acaba tendo um final feliz. Já sabem quem é o garoto? Refiro-me a Oliver Twist, o personagem de Charles Dickens.

Comparo Oliver Twist com Harry Potter, pois vejo semelhanças entre os dois, com a única diferença do tempo– um do século XIX, outro deste século.

No caso de Oliver Twist as pessoas aguardavam ansiosas a chegada do carteiro trazendo novos fascículos contendo capítulos da história.

Se analisarmos bem, com Harry Potter acontece a mesma coisa: filas intermináveis de leitores aguardando a chegada de um livro.

A autora Joanne K. Rowling conseguiu criar um fenômeno aos poucos tornando-se culto. Curiosamente, antes de escrever Harry Potter a autora vivia da ajuda social do governo para sobreviver! Hoje é multi-bilionária, seus livros já venderam 5,6 milhões de exemplares em 40 idiomas!

Näo sei qual foi a tiragem no Brasil, mas na Áustria bateu recorde. A começar do „marketing“ inteligente, o último livro chegou às livrarias puntualmente à meia-noite, havia filas monstruosas de crianças vestidas „à la Harry Potter“, com aquele chapeuzinho pontudo, varinha mágica e óculos redondos aguardando ansiosas a chegada do ídolo. No dia de lançamento esgotaram-se as tiragens.

Porque esse garotinho é tão querido pelas crianças e, atentem ao detalhe, pelos adultos também?

Simples: o livro é cheio de mistérios, ação, encantamentos, lutas entre fadas e bruxas, conflitos entre pessoas que no fim ficam de bem – tudo o que não só criancas, como também adultos, gostam de ler. No final da leitura, quando todo o mistério e conflitos se resolvem o leitor tem uma sensação de alívio e bem-estar.

Ler Harry Potter é voltar à magia do mundo infantil, reviver os velhos tempos de escola, brincar com fadas, poderes mágicos, é divertido.

Meu filho leu o primeiro livro em dois dias, fiquei incrédula pois, até então isso jamais havia acontecido. A curiosidade de saber o que havia de tão interessante fez me começar a lê-lo e o efeito foi idêntico: devorei-o em três dias (claro, sou dona-de-casa e não tenho tanto tempo disponível!).

Se quiserem ter a sensacäo de que tudo é possível, belo e ao mesmo tempo misterioso, não deixem de ler as aventuras de Harry Potter. Como aconteceu comigo, o livro lhes permitirá entrar na história e acreditar nela como se a estivessem vivendo.

O efeito é mágico!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui