Usina de Letras
Usina de Letras
74 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62205 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50602)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4763)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Monologo da massa -- 31/07/2003 - 10:06 (Paulo Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Foi no meio de um show de mundo livre S/A que ela apareceu. Puxou-me pelo braço, encostou a boca no meu ouvido e começou:
"Eu quero ver o povo na rua. Eu quero ver multidões, revoluções. Quero derrubar regimes, derrubar muros ou levantar barreiras. Acabar com as fronteiras. Quero ver as mudanças acontecerem. Quero o marco zero pintado de vermelho. Quero os miseráveis no poder. Quero discussões inflamadas, debates infindos. Quero democracias. Quero também anarquia, liberdade. Quero revoluções francesas e russas. Derrubar a monarquia e os Czares. Eu quero massacres na praça da paz celestial. Quero reforma salarial, greves do ABC. Quero passeatas inúteis pela paz. Quero pegar em armas. Quero panelaços. Argentinos cabeludos apanhando da policia. Quero prender juizes e banqueiros. Quero alterar a evolução das coisas. Quero flexibilizar os càmbios, liberar os mercados estrangeiros. Quero ver iraquianos lutando e americanos se rendendo. Quero ver os ditadores renunciando pelo povo. Quero ver os cara-pintadas derrubando presidentes e matando aulas. Quero ver o morro descendo para o asfalto, queimando ónibus e pneus. Quero movimentos musicais, tropicalismos, mangues e outros absurdos. Quero croatas e servos, curdos e turcos, paslestinos e israelenses, cada um com sua verdade. Quero corações partidos e amores eternos. Quero ver a banda passar. Quero metamorfoses ambulantes e malucos beleza. Quero concordància verbal, nominal. Objetos diretos em lugares errados. Quero assaltar a gramática. Quero painéis violados e senadores mentirosos. Quero praças das agulhas. Quero reformar as leis e inverter os valores. Quero mulheres nas lutas, quero Joanas, Marias e Antonias. Quero ver caboclos de lança, batuques. Quero ver cubanos nadando ate Miami e mexicanos mortos na fronteira. Quero correntes literárias. Quero ir pra Pasargada. Quero ironias Nelson Rodriguianas. Quero Davis de Miguelangelo e pensadores de Rodin. Quero o sangue correndo em minhas veias. Eu quero ver o povo na rua. EU QUERO A MASSA."
Dei-lhe um trago do meu baseado e ela se calou.


Paulo J. T. Lima
03/04/03

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui