Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Exército Fiador? -- 08/08/2002 - 18:30 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Hamilton Lima



Em frente ao campus da Faro, na cidade de Porto Velho, existe um campo de treinamento do Exército Brasileiro. Ao passar pela BR-364 observei uma faixa, no dia 8 de agosto, com os dizeres “Exército, fiador da democracia”.

Fiador em que sentido? Fiador na linguagem popular é o que segura o prejuízo, em caso do titular da conta não ter capacidade de honrar os compromissos.

Por outro lado, quem elaborou o pequeno texto pode estar indignado com a supressão do número de soldados, ordenada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em ato recente. A palavra fiador aparece com expressão de duplo sentido.

Oliver Cronwell dizia na velha Inglaterra que o exército é o coração de um povo. Governava com mãos de ferro.

O fato é que o sistema democrático no Brasil é novo, sempre comprometido pelas investidas das velhas elites, que já utilizaram as Forças Armadas diversas vezes para sabotá-lo.

As Forças Armadas atualmente cumprem com fidelidade o papel de sustentar o sistema político brasileiro e respeitam a Constituição, embora o governo neoliberal, atendendo a pressões internacionais, esteja fazendo de tudo para transformá-las em coisa nenhuma.

O Exército, assim como as demais forças, em breve não vai poder cumprir seu papel, por estar inviabilizado economicamente. Logo, ficaremos sem suporte e fiador.

Tomara que em outros lugares surjam frases como esta, mas no sentido de alertar aos deputados e senadores sobre a importância de forças próprias de defesa. A idéia internacional é que tropas da ONU podem servir aos interesses brasileiros em caso de conflito. E se o conflito for contra os ianques, eternos larápios de territórios latinos?

De qualquer forma, fiador não é a palavra mais adequada. Suporte é melhor. Afinal precisamos de defesas.

Depois da instalação do Sivam, da quase entrega da base de Alcântara, soberania parece algo cada vez mais distante. Tomara que alguém abra os olhos e veja que precisamos de suporte.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui