Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62289 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A um amigo pensador... -- 01/07/2001 - 08:51 (•¸.♥♥ Céu Arder .•`♥♥¸.•¸.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Interessantes, amigo, as suas colocações...

Você fez inúmeras e deliberou sobre um assunto tão polêmico, quanto antigo, no questionamento do ser humano.
Indagações e suposições do que seja o homem no seu todo, considerando-lhe a constituição corporal e a "essência" a que chamam de alma, espírito etc.
Fala-se tanto, caro amigo, da "evolução do homem"...
Esse ser tão perfeito, visto que criado à imagem e semelhança de seu Criador, apenas involui, deixando-se influenciar pelo poder material, permitindo-se "escravo" da tecnologia, em vez de colocá-la, simplesmente, a seu serviço.
Já reparou como nós ficamos cômodos, diante das facilidades que a Internet nos proporciona? Ontem mesmo eu fiz os meus pagamentos de contas pelo site "BANKLINE"... Não saí de casa, nem mesmo me levantei de onde estava. Bastou digitar um simples link, e pronto!
Essas facilidades me assustam, amigo. Lembrei-me, então, que a caminho do Banco há belas calçadas ajardinadas, com vastas árvores, onde se pode apreciar o canto de alguns pássaros. Há, também, uma praça com crianças a brincar e a correr pra lá e pra cá... Tudo isso, eu deixei de apreciar, por causa das "facilidades" que a Tecnologia me oferece. É... Não foi engano, não. Escrevi a palavra com letra maiúscula, pelo respeito que ela me incute. Afinal, já não posso mais viver sem Ela... Este computafor em que te escrevo resolve mais da metade de minhas necessidades. Nem mesmo necessito de adquirir jornais ou revistas, fazer certas compras. Está tudo possibilitado pela "INTERNET".
A verdade, meu amigo, é que o homem "deixa-se" acomodar por qualquer oferta de "boa-vida" que vai surgindo... Depois, esmera-se em academias de musculação, para não perder os movimentos. Porque, do jeito que as coisas vão, nosso corpo tende a "parar" de vez, por falta de locomoção. Drástico não é?
Quanto ao seu conceito e suas especiais explicações sobre a "RESSURREIÇÃO" pregada pela Santa Madre Igreja... Bem, quanto a isso, tenho minhas considerações a fazer, embora eu não seja muito de acordo com polêmicas sobre ensinamentos religiosos, pois cada ser tem a sua própria convicção do que seja Deus e a vida. E isto não depende das verdades apreendidas aqui ou ali. Entram em jogo vários fatores: culturais, ambientais, intelectuais... Cada pessoa "vê" a verdade do ângulo que lhe seja mais conveniente. É por isso que através dos tempos essa polêmica jamais terá conclusão. E se aqui digo alguma coisa, foi porque você gentilmente solicitou. Em nenhum momento tenho a intenção de polemizar com as suas idéias, sobre o que quer que seja.
Mas, como eu dizia, sobre a tão controversa "ressurreição", pelo que eu pude entender, e nisso aposto a minha habilidade de interpretar os escritos, não é bem o direcionamento que o amigo quis dar, embora eu respeite todas as formas de interpretar, fique claro isso.
A idéia da ressureição não inviabiliza a reencarnação. E para a ciência, ou para qualquer mente que aprendeu a pensar, torna-se impossível aceitar a proposta de que as moléculas iriam "agrupar-se" novamente, tal qual eram anteriormente. Embora não seja descartável, aqui, a idéia de que para Deus que detém o poder de todas as coisas e segredos nada seria impossível. Mas, dentro de uma análise materialista, isso seria definitivamente inaceitável. Penso que caberia aí uma hipótese: a de uma ressurreição de um corpo novo, imaculado, embora consciente de "si mesmo"... E para isso não importa a idade com que o ser tenha "deixado a vida". Pois para um mundo glorioso e prometido, após essa etapa, o tempo não mais existiria da forma como nós o concebemos. Por outro lado, a reencarnação dá ao ser humano uma ligeira impressão de "falta de identidade". Vidas e mais vidas, em vários corpos físicos...
Creio eu, caro amigo, que o ser humano, na sua pequenez, tenta, de todas as formas, chegar a uma compreensão do mistério da vida, fazendo-se inúmeras indagações e criando "teorias as mais variadas" para chegar a um consenso de sua verdadeira origem e destino, os quais nunca lhe foram revelados com uma "certeza absoluta"... E é aqui que eu tenho a clara noção da intenção do "Criador". Não deixou a sua criatura ciente desses "mistérios", talvez por serem tão claros como a água cirstalina de um riacho...
Se as pessoas vivessem a vida que lhes foi premiada com a simplicidade que lhe é peculiar, assim como os pássaros e as flores, que cumprem a sua missão celestial, sem se importarem se faz chuva ou sol, apenas tentam proteger-se, deixando a vida seguir seu curso.
Outro dia, observei na área de serviço aqui de casa dois filhotes de rolinhas que caíram do ninho por causa de um vento forte. Vi o casal de rolinhas (mãe e pai) numa preocupação doida a tentar protegê-los, embora eles já estivessem um pouco crescidos, mas ainda não sabiam voar.
Senti a aflição da "família" e colhi os filhotes acomodando-os em uma gaiola, para protegê-los de possíveis gatos da redondeza. E nessa operação, eu dei-lhes alimento e água. O casal ficava todos os dias, a maior parte do tempo, pousado no armário acima da máquina de lavar. E sempre observando, tranquilamente, os seus filhotes. Até que completada uma semana, eu abri a porta da gaiola e os pais resgataram seus filhos, partindo todos muito felizes.
Observei com isso a fidelidade e o zelo que os animais têm, uns pelos outros. Creio que se os seres humanos imitassem certos animais conheceriam mais um pouco do que seja o verdadeiro amor. Pois ele está inevitavelmente presente em cada ser. E é esse mesmo AMOR que nos traria todas as respostas, se o deixássemos fluir em nossas vidas, com a mesma naturalidade do casal de rolinhas.
Fomos feitos para isso: "AMAR E SERMOS AMADOS"... O demais... É secundário.

Um grande e fraternal abraço e continue na busca... Que Deus o abençoe!

Milene
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui