Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PODRES PODERES - PARTE I - O EXECUTIVO -- 09/08/2002 - 13:12 (Fernando Luiz Pirino Zanetti) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Enquanto os homens exercem seus podres poderes, motos e fuscas avançam os sinais vermelhos e perdem os verdes somos uns boçais . . ." pois é bem vou aproveitar o início da música do bahiano-Tropicalia Caetano Veloso, para dar nome a uma série de matérias que irei escrever, sobre os "PODERES" no Brasil, vou tentar mostrar de forma sucinta o que ocorre e o que deveria ocorrer, e que digamos de passagem melhorou muito de uns anos para cá. Irei passar pelo Legislativo, o Judiciário, Executivo e á claro pelo quarto poder, que considero um destruidor sem precedentes, por ser um formador de opinião, que são os meios de comunicação ( Jornais, Rádio e Tv, na sua maioria), espero assim mostrar que nem tudo que se diz e se fala, é verdade, afinal hoje em dia acusar é muito fácil e quem acusa nunca tem que provar nada. Coitado e azar do acusado.

Pois bem, comecemos então pelo Poder EXECUTIVO, que já foi o grande vilão do nosso país, onde se concentrava o maior número possível de corruptos e incompetentes e que concentravam todos os poderes de se fazer ou não, ficando sempre dependendo dos interesses dos que por ali passavam e, que quase sempre queriam sim, construir patrimônios suntuosos e verdadeiros impérios ( como os existentes no Norte e Nordeste do país ) as custas do dinheiro do Povo, que o Estado ( país, estado e município ) teriam que cuidar e investir para o próprio Povo. Hoje, ainda bem, existem várias leis coibindo estes tipos de atos e de certa forma cassando e mandando pra cadeia ( ainda poucos, mas já é alguma coisa ) Governantes que ainda primam por atos sujos e corruptos sejam estes atos na esfera municipal, estadual ou federal; a lei mais conhecida e mais falada nos últimos tempos é a de Responsabilidade Fiscal, que em outras palavras, permite que o Governante gaste apenas o que ele pode arrecadar, ou seja, acabou a farra de dívidas acumuladas e sem fim que eram passadas de governos para governos, pois afinal não se impunha limites nos gastos, e nem na forma como os mesmos teriam que ser feitos. Vale lembrar que quem deve e tem que impor limites é o LEGISLATIVO, mas que prefere se fingir de morto.

No caso do Prefeito, Governador e o Presidente são ( teoricamente ) porta-voz do povo que o elegeu e deve ( como o poder a que pertencem determina ) EXECUTAR tudo que for de necessidade de sua população e APROVADO e INDICADO pelo LEGISLATIVO. Em outras palavras o Prefeito, Governador ou Presidente ( menos é claro o abominável FHC e suas medidas provisórias ), só EXECUTA o que for aprovado pelo LEGISLATIVO ( Vereadores, Deputados e Senadores ), ou seja, se ocorrer atos falhos DIRETOS, NENHUM membro do LEGISLATIVO pode dizer que não sabia, afinal um orçamente é aprovado um ano antes, e não se permite grandes alterações ou movimentações. Bem isto é o que acontece, aliás, isto é o que deveria ocorrer, pois hoje o que é possível perceber na esfera do EXECUTIVO, é que cada vez menos este poder tem as rédeas em suas mãos se tornando escravo ( quando tal poder não possui maioria no LEGISLATIVO ), de Câmaras de Vereadores, Deputados e Senadores, que preferem manter-se em oposição do que tentar ajudar a mudar, e tentar dar soluções, pois é muito melhor acusar, principalmente quando se fica escondido atrás dos próprios atos. Normalmente o grande problema do EXECUTIVO é Ter um LEGISLATIVO COERENTE( $ ) e COMPETENTE, e melhor ainda IMPARCIAL ( $ $ $ ).

Em outras palavras o EXECUTIVO, além de ser interlocutor do Povo que o elegeu é obrigado a ser negociador ( POLÍTICO! Que isso bem claro! ) para que os seus projetos também sejam aprovados através do LEGISLATIVO.

Vale lembrar que hoje o que se vê em qualquer lugar deste Brasil, é a seguinte frase: "Se foi feito quem fez foi o LEGISLATIVO e não deu certo, ou não foi feito, a culpa é do EXECUTIVO", mesmo estando o EXECUTIVO, SEMPRE cumprindo ordens e EXECUTANDO projetos do LEGISLATIVO. Obviamente que vale lembrar que em todos os casos e poderes existem BONS e MAUS, seja ele EXECUTIVO, LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO e até em MEIOS DE COMUNICAÇÃO.



Ass.: FERNANDO ZANETTi

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui