Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DILEMA ESTRELA -- 09/08/2002 - 13:16 (Fernando Luiz Pirino Zanetti) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A candidatura Lula hoje vive um dilema, vencer a qualquer preço, ou retornar as propostas iniciais do PT ( que a meu ver simplesmente foram maqueadas para a eleição ) de forma explicita.

A princípio, esta eleição seria um prato cheio para a oposição que de certa forma seria eleita com certeza, se unida, mas que hoje está totalmente dividida e que tem grande chances de sofrer baixas sérias até a data da eleição.

A culpa por esta desunião seria de quem, do Garotinho ( ECA! ), do Ciro Gomes, do Lula e seu PT totalemente autoritário? Na realidade todos tem grande parcela de culpa, o problema é que ninguém de dentro do próprio PT consegue enxergar que o partido e o próprio Lula estão em uma armadilha perfeita, que pode acabar com os mais de 20 anos de história de lutas do partido em apenas um ano. Vocês devem achar que estou ficando louco, mas a Candidatura do Lula está chegando em um ponto de desgaste ( 3 eleições perdidas para presidente, e se não me engano uma única eleição ganha para Deputado Federal ) que não é percebido pelos mais fanáticos, mas que a meu ver, alguns mais conscientes ( como o próprio Suplicy e o PT Gaucho já possuem esta consciência de certa forma ) que já perceberam o grande problema que poderá surgir, mas que não possuem força dentro do próprio partido para tais mudanças rápidas.

Pois bem, suponhamos que o Lula ganhe a eleição para a presidência da República temos três pontos a discutir: 1º) Qual é o plano de governo que será posto em prática ( ESQUEÇAM RENDA MÍNIMA, ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, REESTATIZAÇÃO DE EMPRESAS, pois o BRASIL não possui e não possuirá renda para tais atos, enquanto não houver ajuste fiscal.); 2º) Quem será a base política do presidênte na Câmara dos deputados ( o PL !?) Difícilmente partidos como PMDB, PFL, PSDB, PPS e o próprio PSB irão apoiar o PT em loucuras administrativas, e se por ventura apoiem algum dia, tendem ao menor deslize pular do barco; 3º) O PT e Lula passam de PEDRA para VIDRAÇA, e ai começam realmente os problemas ( pois será mostrado que como todo partido no mundo existem bons e maus políticos), como irão lidar com CPI S, denúncias de corrupção, brigas com Sem-Terra, falta de apoio internacional ( não adianta pensar que isso muda da noite pro dia que NÃO MUDA, afinal Lula não é DEUS! ), e se qualquer um deste fatos ocorrerem é o fim com CERTEZA ABSOLUTA do Partido dos Trabalhadores, que se diferenciava de todos os outros por sua coerência e por defender a classe pobre do país.

Por outro lado se o Lula perde novamente a eleição, o partido ganha uma sobrevida, mas quem será a nova liderança do partido, quem será o novo intocável dentro da legenda, ( visto que todos o outros ilustres Petistas são EXCELENTES parlamentares, mas já provaram que não tem força político-eleitoral suficiente para se chegar a uma Prefeitura, Governo ou Presidência e se chega acaba se perdendo nos problemas já citados, ou seja vê que FALAR é muito mais gostoso e fácil do que FAZER, e ai cai por terra o partido e o cidadão eleito ( como já ocorreu e volta a ocorrer em São Paulo mais uma vez, em São José dos Campos, em Caçapava e agora em Jacareí ).

Em MEU PONTO DE VISTA ( que fique bem claro! ) o que deveria ocorrer era o Lula sair candidato sim, mas ser humilde o suficiente e ver que no atual momento sem união da oposição ele NÃO GANHA A ELEIÇÃO ( 40% de intenção de votos a pelo menos 5 meses das votações é pouco ), o que deveria ser feito então: unir toda oposição e independente de interesses pessoais ver quem é MAIS CAPAZ, e dos escolhidos através de uma consulta das lideranças iternas se escolher o candidato ideal. O Problema é que a esta altura da disputa a "Vaca já está indo pro brejo" novamente enquanto que os responsáveis em tentar organizar tudo isso se deleitam com as pesquisas eleitorais. O que falta ao Lula e ao PT não é competência e sim HUMILDADE.



FERNANDO ZANETTi

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui