Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O Mar da Suavidade ?!... -- 05/08/2003 - 15:36 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Onde ficará esse estrénuo mar, essas tranquílas águas levemente ondulantes onde os espíritos se sentem em corpo de anjos?... Já ali, ao passar da linha do nosso próprio horizonte, após o encorajante impulso que todos poderemos tomar em qualquer momento, o mar da suavidade aguarda-nos se nos humildarmos e conformarmos com as vicissitudes da existêcia. E isto que é tão fácil de eventuar, não é na prática tão difícil de alcançar como parece.

Os tempos decorrentes perpassam por atmosfera enegrecida. O desalento, muito mais pesado na ambiência dos idosos, fustiga a humanidade hodierna, vindo nas notícias que quotidianamente adensam o mundo de pànico e inquietação. A luta para garantir o futuro, entre os mais novos, é diabólica, imparavelmente fatigante e renhida. Aos jovens até dá ideia que envelhecem mais cedo.

É necessário saber interpretar o tempo da natureza, vislumbrar como ela executa seu ciclo para lograr cumprir-se a si mesma. Os indivíduos que melhor absorvem e detectam as circunstàncias do seu meio, são também os que mais e melhor conseguem implantar suas vidas.

Ninguém espere alcançar o mar da suavidade sob a égide de outrem. As excepções não confortam a enorme maioria que procura tão almejado destino. Hoje mais do que nunca as pessoas sentem o isolamento das grandes cidades. As multidões impressionantes, num ápice, provocam a desencantada vertigem da solidão, da indiferença, do vazio latente nas grandes metrópoles, onde a solidariedade é sentimento quase nulo de todo. Há um "salve-se quem puder" que nos assusta.

Todavia, em rota bem e cuidadosamente projectada, o mar da suavidade não fica assim longe...

Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui