Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Verdade Na Mídia -- 21/01/2001 - 01:04 (Nilson Soares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os seres humanos formam sua concepção de mundo através dos signos que trocam entre si, o senso crítico é o que determina quais desses signos devem ser levados em consideração e tidos como verdades. É natural acreditar mais em alguém que já se conhece e confia, do que em um alguém desconhecido, isto é: a confiabilidade da fonte influencia enormemente em como se reage às informações recebidas. Então, qual seria o poder de influência de uma fonte que atinge uma enorme gama de pessoas e é pressuposta, pela maioria da população, como totalmente confiável?



Não é necessário ir muito longe para responder a pergunta, basta que se olhe na direção do que se chama "meios de comunicação de massa". Alguns acreditam que a mídia, principalmente a televisão, funciona como um controle remoto, que move suas marionetes eletrônicas (público) como bem entender. A verdade não é bem essa, a mídia não tem tanto poder manipulacional assim, ela não é tão forte no sentido de controle direto da população. Porém as coisas se invertem quando se olha o aspecto da formação de valores da população, e o que ela acredita ser verdade ou não.



O controle da mídia é muito mais sutil do que diz o senso comum, pois deve se lembrar que seu público não é formado por zumbis, mas sim por pessoas pensantes. Seu poder se real somente se manifesta quando olhamos na direção verdades que a televisão publica. Ora, pode-se colocar um apresentador, como um Gugu ou Adriane Galisteu, para falar algo no ar, ou uma coluna de opinião em um jornal dizendo a mesma coisa, mas aí o público vai questionar a integridade da pessoa que profere os signos. A coisa muda de figura quando um fato é anunciado em um telejornal ou sai na capa de um periódico: quem está falando não é mais uma pessoa, é a própria empresa de comunicação, não é mais um Jô Soares que fala, mas sim a própria Globo, ou o próprio jornal, no caso da mídia impressa.



Isso acontece por que a confiabilidade da mídia parece irrefutável ao público, "se saiu na televisão, é porque é verdade". Mas o público até que não está tão errado em acreditar isso, mídia não é totalmente verídica, mas também não é nenhuma mentirosa descarada: ela fala a verdade até certo ponto. Mais importante não é o que a mídia revela, não é o que ela fala, mas sim o que ela deixa de lado, o que ela esconde. E é assim, que a "coisa" funciona: saiu na mídia é verdade, e pareceu importante mas não foi divulgado na mídia, é porque é uma mentira.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui