Usina de Letras
Usina de Letras
89 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140809)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Movimento surrealista -- 21/01/2001 - 03:42 (Rosângela Scheithauer) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Movimento Surrealista



(Rosângela Scheithauer)





O surrealismo, como o próprio nome já diz, é uma forma de "fora-do-real",

uma espécie de sonho. Uma forma de expressão em que a mente não exerce

nenhum tipo de controle.

A maioria dos surrealistas , sendo Dalí o mais destacado, tentou plasmar, seja por formas abstratas ou figurativas simbólicas as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente.



Surrealismo

É a tentativa de expressar o "eu" interior do artista em plena liberdade sem intervenção da razão que nos condiciona e nos obriga a reprimir instintos e sentimentos. Para adquirir esta liberdade é necessário que nos deixemos guiar pelo inconsciente como se estivéssemos sonhando.

O surrealismo é também uma espécie de mecanismo que não se limita a transcrever passivamente o sonho e sim descobrir um modo de acionar o inconsciente mediante ao „automatismo psíquico“. Desta maneira uma idéia segue a outra sem a consequência lógica das demonstrações usuais e sim automáticamente.

Dalí, Man Ray, André Masson, Joan Miró, Pierre Roy e René Magrit foram os principais surrealistas. Com inigualável excelência conseguiram mestrar a corrente artística moderna do irracional e do subconsciente.

Uma publicação sobre o Manifesto do Surrealismo assinado por André Breton em 1924 marcou o início do movimento onde se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova e ousada linguagem artística. Para isso era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente instrospectiva de si mesmo e encontrasse o ponto do espírito onde a realidade interna e externa pudessem ser percebidas por completo, sem contradiçes. A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise praticados por Freud, e a libertação da coletividade por Marx, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo.

Destacam-se três períodos particularmente importantes para o movimento surrealista: o dos sonhos (1924), representado pelas obras de natureza simbólica obtidas através de diferentes procedimentos de figurativismo; o período do compromisso político (1928) expresso na filiação de seus líderes ao comunismo; e em 1930 o de difusão empenhando-se na formação de grupos surrealistas em toda Europa.

Segundo Breton, o surrealismo é a maneira de se expressar por escrito, verbalmente ou de qualquer outra maneira o funcionamento real do pensamento. É um ditado sem qualquer exercício da razão, preocupação estética ou moral.

Em outras palavras, existe outra realidade, tão real e lógica como a exterior, a dos sonhos, fantasia e jogos espontâneos do inconsciente.



Dalí disse:



„Deve-se criar confusão sistematicamente, deste modo coloca-se em movimento o processo criativo. Tudo o que gera contradição é sinônimo de vida“ (1980)





Sua musa foi a própria esposa, Gala, inspiradora de todas suas pinturas com caracteres femininos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui