Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->TERCEIRA iDADE -- 27/11/2000 - 10:18 (Antonio Mariz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Terceira Idade
Autor: Doc Mariz

Dedico este conto ao meu Pai, que começou a escrevê-lo e eu continuei...


Guedes nunca foi um exemplo de bom humor. Agora, então, que tinha chegado à “Terceira Idade” estava pior ainda.

- Eu quero é morrer...
- Que besteira, Guedes! Deixe disso!!!
- É verdade... estou com nojo desse mundo! Só tem desgraças, injustiças, corrupção, crueldades...
- Levante a cabeça, “homem”! Você deve estar com a tal da “depressão da terceira idade”.
- Não tenho interesse em nada, acho tudo muito sem graça... não tenho motivos para continuar vivendo...
- Mais besteira, Guedes!!! A vida é boa! Veja só as flores da primavera, o sol do verão que está chegando, e a gente sentado aqui num boteco na beira da praia, Domingo, conversando numa roda de amigos... empadinha de palmito que você tanto gosta... então???
- É... mas, e cadê o Caldas? o Burlamaqui? o Braguinha? Todos já passaram para o “outro lado”! Que graça tem ficar aqui lembrando do passado?
- Pode não ter graça sem eles “fisicamente” entre nós. Mas, eles devem estar por perto, em volta da gente!
- Sai prá lá!!! Calha do Mamede vir “pegar no meu pé”. Você se lembra que eu não paguei aquela dívida prá ele... coitado.... morreu sem receber a “gaita”!
- É... você andou por um aperto danado... não foi culpa sua o “calote” no Mamede
- Eu continuo num aperto maior ainda! Viver de aposentadoria do INPS é fogo!
- Mas, Guedes, você vem todas as semanas aqui no “Boteco do Silva”, mesmo apertado!
- Oh Silvaaaaaa... esta empadinha está sem azeitona!!! Manda uma porção de salaminho... mas corta grosso! Viu, seu “usura”!
- E como é que anda o seu coração?
- Uma bosta... tenho 3 pontes de safena. Pareço um viaduto! São 5 remédios todos os dias. Pareço uma farmácia ambulante.
- Mas veja o lado bom, você está vivo! Mesmo doente você bebe álcool todos os finais de semana e fuma 2 carteiras por dia! Tá reclamando do quê?
- E dá gosto viver assim? Dieta dia e noite??? Dá gosto, hein?
- Dieta? Que dieta é essa que você faz que come tudo que vem à mesa aqui do boteco?
- Só eu é que sei... Oh Silvaaaaa! Me traz um “oliudi”... sem filtro!
- Oh Guedes, larga esse cigarro, “homem”. Levanta esse “astral”... olha só as meninas bonitas indo pra praia, queimadinhas, de biquini. Você não fica animado vendo essas “princesas”?
- Cheias de celulite! Isso sim... Parecem até o provolone que o Silva tem mania de comprar: cheio de gordura. E ainda por cima cobra um preço como se fosse de primeira. Safado!
- Guedes... o Silva te emprestou dinheiro no outro verão e você ainda não pagou até hoje! Não fala mal dele, não!
- Pão duro!!! Isso é o que ele é! A empadinha de camarão não tem um só camarão! Ele faz o recheio com as cabeças do bicho. O mundo anda cheio de gente safada!
- Mudando de assunto... e a “seleção” hein? Tá demais, não?
- Só tem cabeça de bagre. Seleção boa era com Zito, Pepe, Ademir, Vavá... O tal do Pelé nunca jogou essas coisas. Falam dele, mas bom mesmo era o “Friedenraich”.
- Implicou com o Pelé, agora, Guedes?
- Tô morrendo... tenho Câncer de Pele...
- Você tem Câncer de Pele há 20 anos. Já teve até alta!
- Não vejo mais graça nas coisas, não tenho mais companhia, ninguém quer ficar comigo. Aquele “muquirana” do meu sobrinho nem me liga...
- E quando ele liga, você diz que ele é viado! Deixa o rapaz gostar de quem ele quiser!
- Na minha família não tem e nunca vai ter viado!
- Bem, o papo está muito bom, mas eu vou ter que “puxar”! Até Domingo que vem. E vê se te cuida, hein?
- Eu estou morrendo e você vai me abandonar... tá vendo só! Dá gosto viver assim num mundo tão nojento? Oh, Silvaaaaaaa, vê se me traz um chope decente, seu “paraíba” safado e pão duro! Se é pra viver assim que seja bebendo um chope com o copo gelado antes de servir... ouviu bem? Copo gelado antes de servir!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui