Usina de Letras
Usina de Letras
169 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Inexorável -- 12/08/2004 - 00:07 (Bruno D Angelo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Uma simples visita ao espelho despertou Svenson Swenson para a insuportável certeza de que todos iríamos morrer um dia; e que antes de morrer, apodreceríamos a olhos nus, até nem conseguirmos mais respirar.
Era manhã e Svenson Swenson ainda não havia acordado de todo; começava a arrumar a cama quando avistou no travesseiro os sinais de sua decrepitude: fios e mais fios de cabelos pretos espalhados pela fronha branca. Diabos! Postou-se em frente ao espelho, que ficava em cima da pia do banheiro, e começou a rastrear a cabeleira até encontrar o foco do desmatamento. Não era uma área muito grande, mas prometia mais, muito mais.
Em pânico, Svenson Swenson experimentava pela milionésima vez em sua vida a sensação de impotência inerente a seres domesticados como ele. O pai de Svenson Swenson calvo e a mãe com cabelos ralos haviam lhe deixado esta herança. Restava a Svenson render-se a condição de calvo precoce, já que contava apenas com vinte e sete anos.
Na praça em frente ao prédio, velhinhos sentados em bancos de cimento contemplavam a solidão em pares. Da janela, Svenson Swenson observava o movimento monótono e pacífico dos aposentados. Ainda sensível pela revelação de minutos atrás, Svenson tomou uma decisão irrefletida e de pijama desceu à praça para observar de perto o que seria sua vida futura.
Rostos macilentos, cabelos sem vida, costas curvadas, andar com dificuldade e Svenson Swenson já se via ali. Não, ainda era novo. Ainda podia pular e pensando isso, pulou, um salto curto. Caiu, batendo os pés firmes no chão. Estou vivo e bem. Mas, logo voltou à memória a lembrança daquela clareira bem em cima da cabeça, aquele caminho de rato que já insurgia entre os cabelos volumosos.
De volta ao apartamento, lá foi Svenson Swenson olhar-se no espelho, novamente. Não se deteve nos cabelos, isto não era o que mais importava no momento. Svenson Swenson queria descobrir uma maneira de impedir o impossível. Ou de pelo menos, remediar o inexorável. Forçou o sorriso e com isso esticou a pele da bochecha, havia visto em um desses programas de TV que esta prática evitava rugas. Forçou o sorriso mais uma vez e mais uma vez, ficando com a boca arreganhada alguns segundos, como um palhaço sem graça. Pronto, assim, viveria mais uns anos sem saborear as lástimas da velhice.

Por Bruno Moreira




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui