Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Tempo Redescoberto -- 29/01/2001 - 02:25 (Sandro Pinto Fortes Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Desde Proust sabemos no que um relacionamento amoroso vai dar: choro, ciúmes e ranger de dentes. Odette e Albertine são modelos de nossos sofrimentos futuros. E Charlus, a certeza de que homossexualismo descamba em vontade de sentir dor. Proust nos dá uma visão muito negativa da bicharada, algo que irritara Gide profundamente, mas o punhado de invertidos descritos por Proust a partir de "Sodoma e Gomorra" até o fim da "Busca" faz um retrato humano bem mais abrangente do que o universo de belos rapazinhos de Gide. Jean Genet, que começou a escrever na prisão, após ler Sodoma e Gomorra, mostrava, no extremo, a cisão entre homossexualismo e bom comportamento social, numa visão devastadora, que não serve para ilustrar o discurso dos militantes da causa.

Não existe um único romancista contemporâneo, gay ou não, que recrie em suas obras algo como a pavorosa relação Morel-Charlus da "Busca". Estão mais próximos de outra coisa, no registro de um mundo à parte, cor-de-rosa,à exclusão dos heteros, uma estufa para a bicharocagem. Há todo um movimento de gays amantes de gays nos EUA, que em países latinos como o Brasil esbarra em mil preconceitos dos próprios.Aqui há um discurso pró, mas os gays deliram com rapazes que preferem mulheres. Reinaldo Arenas, cubano, exilado nos EUA, onde contraiu AIDS, deplorava casamentos de bichas, que considerava tristes, pois homossexuais como ele (com mais de 5000 amantes)ou Genet buscam sempre em novos e múltiplos parceiros uma fuga da chatice, da monogamia, aliás monotonia, tão típica dos heteros.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui