Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Autêntico = Se for preciso... Apresento mil testemunhos... -- 27/08/2004 - 09:49 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

SOU EU OU ÉS TU ?!...

Palavra por palavra não há neste contozinho qualquer espécie de artifício ou efeito que pretenda sobretudo produzir verosimilhança. Todos os vocábulos são necessários e têm identificado lugar próprio no pormenor descritivo, incluindo mesmo o expurgo racional que se intenciona equacionar.

O Big Ben do Porto - com símbolo The Big Ben inglês - situa-se na Rua Gonçalo Cristóvão, mesmo defronte ao sombrio edifício onde se implanta o Jornal de Notícias. Trata-se de um dos mais antigos restaurantes da cidade que, salvo aos Domingos, funciona permanentemente 24 horas sucessivas e consecutivas. Era assim no tempo de Salazar e assim contínua no tempo de Santana.

Ao longo das noites e das madrugadas, o Big Ben tem uma diversificadíssima clientela, que vai de engenheiros, advogados, médicos, jornalistas, estudantes universitários, polícias, senhoras polidas e crianças, a ladrões de toda a espécie, bêbados, deficientes, drogados, putas, paneleiros e, ultimamente, dezenas e dezenas de travestis, cuja maioria é oriunda do Brasil. Momentos há em que a noite é de vómito e até dá prazer vomitar.

De mês a mês, por motivos de pura lana-caprina, estabelece-se a confusão geral e o Big Ben parte-se todo desde as montras até às sanitas. Como a vida continua e tem de continuar, na jornada seguinte o Jornal de Notícias distribui-se de mão em mão sem uma única referência ao estardalhaço anteriormente ocorrido. Os dois vizinhos, anão e gigante, amam-se e entendem-se como se praticassem sexo do género do caracol...

Eu sou na actualidade o mais antigo cliente e assíduo frequentador do Big Ben. Não estava com o Rui Cancela havia já cerca de um ano e o Rui, por volta das três da madrugada, entrou uma dada noite inesperadamente no célebre lupanar portuense. Claro, o abraço e a efusiva saudação que trocamos deu logo no olho geral. E falamos, falamos de coisas gradas e não gradas, entre um lagar de copos e o habitual putedo acolitante.

Não tenho em absoluto que justificar-me e fundamentar seja o que for. Sou um indivíduo completamente livre-e-preso na corrente da estúpida sociedade hodierna em que estou inevitavelmente envolvido. Felizmente, em iniciado gozo de reforma, cômo, bebo, mijo, cago, durmo como quero e quando quero.

Voltando à cena, em cima do passo do animado convívio que estava a ter com o Cancela à mesa, uma putéfia brasileira - poderia ter sido portuguesa ou húngara - interveio de repente, dirigindo-se-me, e disse:

- Cala a boca...
- Calo o quê?...
- Cala a boca, senão leva com garrafa...

Parece-me que brasileiro tem no sangue o hábito de, por tudo e por nada, mandar calar a boca a outrem. No caso e na altura apeteceu-me de imediato mandar a gaja pró caraças, mas algo me entrou na caixa dos pirolitos a prometer-me uma deliciosa vingança. A tipa era boa, simpática de rosto, tinha um par de balões pedindo o céu, uma bunda a sério e uma coxa para satisfazer o mais amplo abraço. Por consequência, calei mesmo a boca, paguei mais duas rodadas de copos e amenizei tranquilamente a questão...

Fim abrupto de contozinho:

Às oito da manhã, numa pensão da Rua de Camões, a Zaida estava com o "meu-mais-que-tudo" todo enfiado na boca. E não é que mamava, mamava gostosamente a preceito?... Entretanto, olhando consoladoramente para os pelos de meu peito, eu apenas pensava: afinal, quem é que cala a boca... Sou eu ou és tu ?!...

Torre da Guia = Portus Calle

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui