Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ISSO mesmo: um aparelho que vem para transformar o mundo -- 31/01/2001 - 17:38 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um fantasma ronda os meios de comunicação: uma enigmática invenção, codinome "IT", muito em breve deve transformar o mundo - e tornar seus inventores mais ricos do que Bill Gates. Como até aqui ninguém tem conhecimento de mais nada além disso, juntamos algumas idéias mais ou menos plausíveis.



Jürgen von Rutenberg (in: DIE ZEIT online, 05/01/2001)

Trad.: Zé Pedro Antunes (TRIBUNA IMPRESSA de Araraquara, 31/01/2001)



Tudo começou, no dia 9 de janeiro último, com um anúncio da revista online Inside.com. A Harvard Business School Press, uma editora de livros científicos, pagou adiantado ao inventor Dean Kamen, por um livro a respeito de sua próxima invenção a ser lançada no mercado no ano 2002, a quantia de 250.000 dólares: um aparelho com o nome de "IT" [N. do T.: o pronome pessoal da 3a. pessoa do singular, neutro (em português: ISSO)].

Um quarto de milhão - quantia imponente para uma editora acadêmica, mesmo em se levando em conta os padrões americanos. Especialmente intrigante: a editora desembolsou tal quantia sem saber o que, afinal, ISSO significa. A público vieram, além disso, excertos de um exposé do projeto constante no livro. E eles pareciam ter algum fundamento.

Neles, de acordo com informações fidedignas de fonte segura, o sempre inventor da Apple, Steve Jobs, e o fundador da Amazon, Jeff Bezos, manifestam-se a respeito do significado, para a nossa época, do ominoso ISSO. Citando Steve Jobs, ele poderia desencadear pelo menos tantas conseqüências como o computador pessoal; cidades inteiras precisariam, por esse motivo, ser de novo concebidas. Indústrias milionárias, de peso no mercado, desapareceriam, outras tornariam a surgir; de acordo com um cálculo do Credit Suisse First Boston, que assumiu o investimento, Dean Kamen, o inventor, "em cinco anos ficaria mais rico do que Bill Gates".



Aventou-se a possibilidade de que ISSO pudesse, talvez, não passar de um "primeiro de abril" antecipado ou de uma caricatura, inteligentemente arquitetada, dos excessos da Nova Economia. Mas tais elocubrações não detiveram a comunidade tecnófila ligada por muito tempo. De quebra, incitados pela histeria de todos os canais de televisão dos Estados Unidos em torno d ISSO, com entusiasmo as pessoas se entregaram a um gigantesco jogo de adivinhação: O que é ISSO?

O celeremente instalado fórum de discussão www.theitquestion.com (em português: "a questão do ISSO") recebeu, nas primeiras 24 horas, a visita de 100.000 co-inventores. O efeito virótico da idéia básica contaminou rapidamente centenas de outras salas de bate-papo. As conjecturas se concentraram, progressivamente, em um revolucionário meio de locomoção.

Os indícios: a última grande invenção de Kamen foi uma cadeira de rodas, com o nome de iBot, para terrenos acidentados. Com ela, se poderiam subir escadas.

Em seu conceito, exposto no livro, Kamen prometeu um aparelho que se constituiria em alternativa para "produtos sujos, caros, às vezes perigosos, e muitas vezes frustrantes, especialmente para os moradores das cidades".

Em conexão com a referência a "indústrias milionárias, de peso no mercado", é inevitável que se pense num substituto para o automóvel: um mini-helicóptero talvez, ou logo um traje anti-gravidade, ou o candidato com maiores probabilidades - uma espécie de patinete com um novo motor ecológico.

Lançada pelo próprio Kamen, nem mesmo uma poderosa cortina de fumaça conseguiu diminuir a euforia em torno da "coisa". Em declaração à imprensa, aos 14 de janeiro, ele comunicou: "IT é uma invenção importante, mas não chega a ser tão universalmente surpreendente como se especula no momento. Algumas citações foram arrancadas ao contexto."

Sim, é claro. Mas essa declaração foi considerado como sendo mais um lance genial do gênio-inventor. Em todo caso, o prazer da especulação, as pessoas não permitiram que ele fosse desmanchado dessa forma.

Enquanto, até aqui, a maior parte das discussões online sobre o tema não passam de uma tentativa de, a partir de alguns parcos indícios, adivinhar o que exatamente poderia se esconder por trás d ISSO, nós, de certa forma, ampliamos a questão: Qual invenção seria tão extraordinária, a ponto de realmente justificar toda essa excitação em torno d ISSO?





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui