Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Chopin ou Beethoven? -- 16/09/2003 - 17:08 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Desisti. Depois de mais de meia hora correndo pela internet para ter certeza da origem da expressão " Assim deve ser?" que poderia ser de Chopin ou Beethoven, joguei a toalha.
Pelos textos encontrados, inclusive uns de Schopenhauer, o filósofo que tinha vontade de descobrir o segredo maior - a fuga da dor, tudo me levou a crer que seria de Chopin. A frase teria surgido num dos últimos momentos do compositor polonês em reconciliação com sua amada, no leito de morte.
Chopin para ela criou a peça musical conhecida como "Melodia imortal", uma das mais belas. Quem não a conhece deve pedir que alguém lhe apresente.
É uma música onde a alma se declara, não um homem, colocando na sublime figura da mulher toda a capacidade de amor, um pouco triste é verdade, porém belo, elevado.
Fiquei pensando se teria a capacidade de tecer letras bonitas o suficiente para expressar o sentimento por alguém. Talvez tenha feito isso já uma vez, mas não tenho certeza. Alguém já disse que fiz, e na hora parecia a coisa certa. Depois mudei de idéia, ela não.
O que leva alguém a exprimir sentimentos nobres em determinado momento e esquecê-los após? A volatilidade humana? Procure o conceito de volatilidade e veja se não há analogia melhor.
Ser volúvel é uma coisa. Volátil é outra. Amor é volúvel ou volátil? Volátil se espalha . É qualidade de gás. Talvez assim sejam os sentimentos. Por isso as pessoas mudam, alugam mentes e corações, corpos.
Quando o texto surgiu nem sei o que pensava. Talvez no excesso de vontade colocada no papel tão espontaneamente. Foi espontàneo e belo. Depois não sei dizer.
Schopenhauer trabalha bem o conceito de dor, momento, presente, fuga da dor, tem medo de amar e sofrer. Acredita na reedição de vidas, da repetição dos momentos.
Schopenhauer também separou outro termo - leben leiden ist(viver é sofrer), mas não podemos crer nos extremos. Deixei que a mulher conjeturasse enquanto lia alguns textos. Fi-los um dia.
Schopenhauer e Chopin viveram algum momento de paixão e desilusão com certeza. Também eu e ela.
Talvez assim deva ser, talvez. O filósofo construiu sua obra sobre a eterna dúvida. Deixei apenas algumas linhas para o tema. Pensei num sorriso que vi um dia. Sem sofrimento.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui