Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Viagem a Urano - As Sete Lições de um Aquariano -- 18/08/2002 - 14:40 (Jefferson Cassiano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Viagem a Urano - As Sete Lições de um Aquariano



por Jefferson Cassiano



Nossa viagem começa sem foguete. Seguiremos a trilha de Urano, descoberta por Willian Herschel, nos céus de uma noite de março de 1781. Dispensada a nave, vamos confortavelmente instalados em nossa própria capacidade aquariana de visualização. Nosso destino é a imensidão do céu, ouranos para os gregos, com sua promessa de liberdade irrestrita.

O convite acima parece beirar a insanidade. No mínimo, nosso julgamento cristalizado consideraria a sugestão pura balela, "papo de bicho grilo". Mas, nos domínios de Urano, tudo é permitido. Até viajar sem foguete pelo espaço em busca da verdadeira liberdade. Por que não? E a viagem é cada vez mais urgente e necessária. Desvendar o distante planeta e seu rico simbolismo significa injetar um pouco de substância nesta tal Nova Era, tão cercada de modismos, indefinições e, infelizmente, dogmas e dogmas.



A descoberta de Urano aconteceu em meio a revoluções. O mundo entrava na nova ordem da Revolução Francesa e os americanos conquistavam a tão desejada independência da Inglaterra. Consideremos o princípio da sincronicidade, onde o que acontece num momento do tempo leva em conta a qualidade daquele momento. Assim, Urano passou a ser considerado o planeta das revoluções, das rupturas com o status quo. Os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade também foram definitivamente ligados ao novo planeta. O signo de Aquário ganhava um autêntico regente, substituindo o austero Saturno. O missionário aquariano já podia levantar suas cinco bandeiras:



Igualdade e Individualidade: a convivência no paradoxo



Uma das mensagens de Urano fala sobre a preservação da individualidade. Cada ser humano é autêntico, destinado a um papel específico, uma missão particular e intransferível: viver sua própria vida de acordo com o seu livre arbítrio. Para contrapor e completar o sentido de individualidade, os aquarianos nos falam da igualdade. "Embaixo como no alto." A ordem do universo, baseada na interdependência de cada elemento, serve de base para a sociedade da Nova Era. Somos todos diferentes e por isso somos iguais. O papel particular de cada ser é desempenhado da melhor maneira possível para favorecer a totalidade do universo.



Fraternidade: uma cola cósmica



Parece difícil para o homem contemporâneo, tão preocupado com seus problemas diários, exercer sua individualidade e respeitar o direito de cada vizinho fazer o mesmo. É complicado sair do barco e remar seu pequeno bote. A fraternidade é a chave para fazer brotar o respeito mútuo. É uma cola que une cada indivíduo numa sociedade igualitária. É a base de uma verdadeira socialização. Quando consideramos o latim, descobrimos que socius quer dizer amigo. A amizade é o motor dos relacionamentos de aquário. A sociedade da Nova Era será baseada em laços fortes de amizade. Bem diferente da bajulada social democracia, que compartilha os sacrifícios e privatiza os benefícios, atitudes que não encontram espaço entre amigos.



Liberdade, ainda que cedo



Quem convive com tipos aquarianos já deve ter percebido que a liberdade é o maior patrimônio desses rebeldes com causa. Liberdade é não estar preso, é ter mobilidade, capacidade de se movimentar. A necessidade de liberdade, simbolizada por Urano, não é egocentrada. O aquariano não pode estar preso porque precisa caminhar até a posição do outro, aceitar e compreender a perspectiva das outras pessoas. Só assim é capaz de assimilar e integrar o conhecimento do universo. A prisão aqui está diretamente ligada à sedimentação de padrões de comportamento, à cristalização de posições e julgamentos. Quando deixa de considerar na perspectiva do outro, o aquariano acaba com a liberdade dele, com a mobilidade dele.



Dominados e dominadores: passado sem volta



Numa sociedade onde todos são iguais e livres não existe dominação. Os papéis de dominados e dominadores não fazem sentido na Nova Era. A energia de Urano nos inclina a cooperar. Cooperação exige dois iguais. Quem domina tem a noção da superioridade. Quem se deixa dominar se acha inferior. O militarismo, o autoritarismo e as ditaduras de toda espécie não resistem a uma verdade: a essência do homem não pode ser dominada. O corpo e a mente ainda se entregam a esse papel. Mas a alma é livre. Na nova ordem uraniana o conceito de liberdade da alma é ampliado para as relações trabalhistas, familiares e diplomáticas.



Quemnum sitrum



O velho guerreiro Abelardo "Chacrinha" Barbosa imortalizou um bordão: "Quem não se comunica se trumbica, meu filho!" ou simplesmente "quemnum sitrum", como resumiu um grande e prático amigo . Urano está em analogia às comunicações. Mas não aquela comunicação mercuriana, ligada aos cinco sentidos. A Nova Era devolve ao homem a capacidade natural de PES - Percepção Extra Sensorial. Não que ele tenha perdido a possibilidade da telepatia, da clarividência, da clariaudiência e de todos os processos de comunicação que vão além dos sentidos objetivos. O fato é que, desde muito cedo, fomos incentivados a não reconhecer essas capacidades. Com um ambiente mais fraterno e cooperativo a PES vai ser tão comum quanto mandar um telegrama. Uma Buzina do Chacrinha Cósmica!



Com as lições de aquário na bagagem, podemos começar nossa jornada ao longínquo Urano. Porém, devemos estar atentos às turbulências do caminho. O sentido da liberdade e individualidade podem ser facilmente transformados em egoísmo e arrogância. Tudo depende do nosso real interesse em abrir mão de antigas posições que perpetuamos sem saber porquê. Tudo depende, como sempre, da nossa verdadeira vontade de mudar.



Este é só o começo da viagem a Urano. E é um bom começo. Entender o significado profundo da igualdade, do individualismo, da fraternidade e da comunicação irrestrita capacita o homem a entrar na badalada Era de Aquarius. Quando? Não perca tempo! A Nova Era só começa quando você começar a mudar.











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui