Usina de Letras
Usina de Letras
84 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Bento XVI celebra 80 anos -- 17/04/2007 - 13:20 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Bento XVI celebra oitenta anos entre amigos e com sua «companheira de viagem», a música

www.zenit.org

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 16 de abril de 2007 (ZENIT.org).- Bento XVI celebrou nesta segunda-feira seu octogésimo aniversário rodeado de amigos, de compatriotas e desfrutando de uma das paixões de sua vida desde a infância, a música, sua «companheira de viagem».

«Estou certo de que a música» é «verdadeiramente a linguagem universal da beleza», disse ao final de um concerto oferecido em sua honra.

Esta linguagem, acrescentou, é «capaz de unir entre si os homens de boa vontade em toda a terra e de levá-los a dirigir o olhar ao Alto para abrir-se ao Bem e à Beleza absolutos, que têm seu manancial último no próprio Deus».

O concerto, que aconteceu na Sala Paulo VI do Vaticano foi oferecido pela orquestra radiofônica de Stuttgart (Sudwestrundfunk, SWR), dirigida pelo jovem venezuelano Gustavo Dudamel (26 anos), que interpretou obras de Giovanni Gabrieli (1554/57-1612), de Antonin Dvorak (1841-1904) e, claro, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

O Papa, emocionado, deu espaço às confidências ao final do concerto: «Ao contemplar a minha vida em retrospectiva, dou graças a Deus por ter-me colocado junto à música, como uma companheira de viagem, que sempre me ofereceu consolo e alegria».

«Agradeço também as pessoas que desde os primeiros anos de minha infância me aproximaram dessa fonte de inspiração e de serenidade», acrescentou em um concerto que foi transmitido por rádio e televisão em vários países.

Por isso, agradeceu a «quem une música e oração no louvor harmonioso e de suas obras: ajudam a glorificar o Criador e Redentor do mundo, que é uma obra maravilhosa de suas mãos».

A todos os que estavam presentes na Sala Paulo VI, o Papa dirigiu este desejo: «que a grandeza e a beleza da música possam dar também a vós, queridos amigos, uma nova e contínua inspiração para construir um mundo de amor, de solidariedade e de paz».

Ao final do concerto, quando o Papa se afastava, os mais de 7.000 presentes cantaram «Feliz Aniversário» ao Papa.

A jornada do aniversário, depois de ter presidido na véspera a eucaristia do Domingo da Misericórdia, começou na manhã recebendo em audiência Edmund Stoiber, ministro presidente de sua Baviera natal, que chegou acompanhado ao Vaticano por sua esposa e um séqüito.

Recebeu depois a felicitação do ministro presidente de Schleswig-Holstein, o senhor Peter Harry Carstensen.

A Jornada teve também um tom ecumênico quando o Papa recebeu em audiência Sua Eminência Ioannis Zizioulas, Metropolita de Pergamo, que lhe entregou uma carta escrita pelo patriarca ecumênico de Constantinopla, Sua Beatitude Bartolomeu I.

Depois, ao meio-dia, na Sala Clementina, Bento XVI recebeu em um clima de grande cordialidade o cardeal Friedrich Wetter, administrador apostólico de Munique e Freising, seu sucessor nessa sede arcebispal, junto com uma delegação de 50 membros do capítulo metropolitano.

A seguir, na Sala Ducale do Palácio Apostólico, o Papa almoçou com os membros do Colégio dos Cardeais, nesta segunda-feira, por ocasião de seu aniversário.

Nesta segunda-feira, chegou às livrarias da Itália o livro «Jesus de Nazaré», escrito pelo Papa, que se publica com uma primeira tiragem de 350.000 exemplares.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui