Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Batendo na eterna tecla das mudanças -- 20/08/2002 - 22:59 (Klaus Reich) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Bom, tanto me encheram o saco que resolvi escrever o por que não concordar com as mudanças propostas para a Usina. Nem as oriundas da famigerada e tão criteriosamente elaborada "minuta" do nosso síndico de plantão, Domingos, nem as provenientes de qualquer outro usineiro, vivo ou morto.



Antes de tecer minhas observações tomo a liberdade de transcrever aqui uma nota colhida hoje, do nosso desvirtuado quadro de avisos (que, como é de conhecimento público, não serve ao que foi proposto), escrita por uma usineira:



Enviado por: Lizandra de Melo (lizandramt@hotmail.com) 20-08-2002 / 18:46:30

Oi, a todos! Boa tarde! Quero parabenizar este site, porque não conheço outro na internet que seja tão aberto aos escritores e democrático. Gostaria de receber mensagens e críticas a respeito dos meus textos. Peço paciência aos que ainda não respondi , mas respnderei a todos. Vejam um texto que está em erótico de hoje. Um abraço, Lizandra



Peço licença à Lizandra e inicio minha defesa utilizando não a minha opinião, mas a de uma terceira pessoa, que desconheço. Temos, acima, uma declaração que ouço freqüentemente nestes dois anos que participo deste sítio. Uma declaração de EXCLUSIVIDADE. Canso de repetir isto, e repetirei até que me faça ouvir, ou até que o meu saco estoure: Este lugar é ÚNICO, ORIGINAL. Chegou um pessoa, um inovador e disse: Senhores e Senhoras, façamos um lugar que não seja a imagem dos outros lugares, mas que tenha LUZ PRÓPRIA! Quem dele participar terá poderes sobre as letras e composições, escritos e devaneios, e será senhor do teu próprio domínio. E essa pessoa viu que isto era bom e deu-lhe o nome de USINA DE LETRAS, fez-se noite e dia, o servidor foi ligado e desligado e esta pessoa descansou os outros seis dias.



Quando leio pessoas reclamando do "nível" da Usina, do uso de "palavrão" e outras baboseiras, um arrepio me percorre o corpo... pois a conseqüência de tal manifestação acaba por encontrar eco entre outros eternos insatisfeitos...e aí volta-se à polêmica de sempre (desde que estou aqui, esta é a quarta vez que este assunto volta a ficar em voga) regrar ou não o site?! Estabelecer critérios de publicação? Avaliar o conteúdo do material publicado... e por aí vai... e vai... e sugestões são publicadas, e debates acalorados são levantados.



Se fosse somente pela polêmica, eu ficaria quieto, pois este espaço está aqui também p ra isso: DEBATE. Porém, o risco implícito em tal ato é o seguinte: pode um membro da Al Qaeda Literária sequestrar o nosso mentor (ou um ALIEN abduzi-lo) e forçá-lo, por meios lícitos e ilícitos, a aceitar tais sugestões sábias (sic) e aí gente, sabe o que acontece!? FUDEU! Perdemos um lugar ímpar que privilegiava a todos os pobres mortais que não tem onde mostrar suas obras para que um grupelho de pretensos sábios, defensores da moral e bons costumes gramático-literários (sic) possa sentar-se ao redor da mesa usineira e gabar-se dos seus feitos, seus escritos, sem sentir o cheiro de podridão que exala dos "letrados menos privilegiados" (sic, sic e sic!).



Aí esqueçam esta usina do jeito que a conhecem! Vai virar uma notivaga.com da vida! Com sua pretensa "elite" de escritores, que escreve seus artigos do alto da sua empáfia e é acessado por um público seleto. Este site permite que um estudante secundarista, que chama todo mundo de "véio" e acha que a vida acaba depois dos trinta (Ah! Como eles estão errados!) publique a sua obra tanto quanto um PHD em literatura. E então, este estudante vai chamar seus amigos e dizer: "Véio! Publiquei umas coisa manêra num sáite DUCA, chamado USINADELETRAS, vai lá e vë". E, desta forma, o site se torna mais popular, e agrega mais pessoas (autores e leitores). E este pessoal vai ler não somente a obra do amigo, mas ficará curiosa e vai ler a outros e, desta forma, o círculo se fecha e, quem sabe, poderemos até ver nascer um Veríssimo da vida (ou não)... enfim, pessoas que se interessam pela cultura aos invés de acessar uma bosta de TV e ficar escolhendo quem vai p ro paredão ou não numa merda de BIG BROTHER.



P ra mim, que não sou nem um pouco simpatizante dos EUA, vale o exemplo da constituição americana: está lá há muito tempo, foi pouquíssimo mexida e funciona. Encher este lugar de regras, além de engessá-lo, vai fazer o mesmo perder seu propósito inicial. As regras que temos estão aí, são mínimas, e este site sempre funcionou a despeito de pretensos "terroristas" que publicam suas obras em todos os lugares.



Obviamente, uma ou outra alteração poderia vir a ser interessante, como uma área de chat. Mas isto não é uma mudança e sim uma novidade, uma vez que nunca tivemos algo parecido (eu mesmo já sugeri no quadro de avisos e o pessoal responsável me respondeu que iria "estudar a possibilidade"... isto faz mais de ano!). Mexer no placar!? P ra que?! Melhor seria abolí-lo! Mas estas mudanças não são realmente necessárias... é só perfumaria.



Por estes e outros motivos, acredito que o sáite deva ficar como está. As "mudanças" propostas não agregam valor ao local, além de desvirtuá-lo de sua proposta. Finalizo esta utilizando o argumento de Ayra: usemos nossa energia p ra produzirmos nossos artigos, crônicas e contos... que nossas letras se multipliquem e que o lugar acolha a todos, para que seja realmente uma USINA DE LETRAS.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui