Usina de Letras
Usina de Letras
209 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->SOBRE SAÚDE E A NATUREZA DAS COISAS -- 03/11/2004 - 23:05 (Antonius) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fazia mais uma das minhas corridas matinais, que seria, como sempre, seguida dos exercícios diversos: alongamento, flexões, força.

Quando terminei meu tradicional percurso, sentei-me em um banco, o mesmo de sempre, para retomar fôlego. No banco ao lado um simpático casal me olhava. Olhei-os e trocamos sorrisos.

Ambos de meia idade, aparentando mais ou menos uns quarenta e cinco, cinqüenta anos. Tomavam sorvete; deliciavam-se entre o morango e o chocolate de um e de outro. Ofereceram-me como manda a lei das cortesias.

Recusei, primeiro pela mesma lei, segundo por realmente não querer; não era saudável: muito açúcar e muitas calorias.

Notei neles a boa forma física e os elogie. Retribuíram-me com boas palavras.

Perguntei se costumavam fazer exercícios para se manterem naquela forma. A resposta me surpreendeu.

A mulher disse que cultivava a saúde da alma; esta por sua vez dava a boa saúde do corpo. Comentou ainda, buscando palavras amenas para não me desagradar, que achava pessoas como eu muito estranhas, aliás, não conseguia entender como buscamos a plenitude de fora para dentro e não ao contrário, como manda o bom senso.

Sorri um sorriso envergonhado. Queria rebate-la, mas como faze-lo. Eles ali, em plena forma, não se importando com calorias e colesterol, enquanto eu exausto olhava desolado para os aparelhos que ainda me aguardava. Tinha ainda a academia: musculação, natação e karatê.

Eles se foram em caminhada a observar as belezas às voltas no agradável parque.

Dei-me conta que jamais olhara para as paisagens que me envolviam em meus exercícios. Para que me preocupar com as árvores, as flores, os pássaros? O que importava é que a natureza estava lá. Nas aulas de ciência aprendi o ciclo do oxigênio que se fechava entre a respiração animal e a respiração vegetal. Isto é tão somente o que necessito saber para as minhas corridas: se há árvores, muitas de preferência.

A verdade cientifica me dava razão. Mas, e a felicidade aparente na sutileza daquele casal tão saudável de corpo e alma? Não queriam discutir as coisas, a natureza das coisas. Eram apenas felizes; apenas acreditavam.

Será que de fato eram realmente felizes?

Tentei esquece-los, enfim, o tempo exigia que eu fosse ao embate comigo mesmo nos aparelhos instalados no parque. Lá estavam as barras em todas as formas e alturas e os bancos para os improvisados alongamentos e flexões.

Quão duro é se manter saudável!

Aqueles sorvetes me pareceram tão saborosos; tão saudáveis.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui