Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->RESPOSTA A UMA HOMENAGEM -- 18/05/2003 - 07:00 (ROSAPIA (veja página 2)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
RESPOSTA A UMA HOMENAGEM (Republicação)

No dia 5 de julho[de 2002], ao amanhecer, fui surpreendida pela poesia aqui transcrita, com a devida autorização do autor. O autor, quem é? Marcus Vinícius Simeoni, poeta, colega de Usina, que ora me parece um garoto de quase meio século, ora me parece um adulto de 17 anos, sua idade real. Chegou a mim como garoto, contando angústias, falando de um sonho de liberdade. Manda seus poemas delicados de adolescente um dia, manda no dia seguinte poemas de um intelectual que não entendo e não alcanço, e que me parece um adulto já formado. Mas nos falamos como iguais, como iguais nos queremos e sentimos saudade um do outro quando nos calamos. Aqui seu poema e minha resposta.


Breve Palavra de Olympia

Anti-parnaso, na concorrência grega
Propriamente ela, a divina
Melindrosa senhora, poetisa amiga
Caridosa da palavra
Traidora, quando, como, e onde
impostorores são mentira

Teu sexo de anos
Tua vida seguida de noites
Cara mia, minha amiga repetida
Em meus blefes complacente
Em tua sabedoria
Respostas às vezes roucas

Às vezes sábias, no entanto.
Sempre desbocada
Em teus palavrões de línguas
Em teus sabões de profilaxia invertida
Rosapia majestade imaculada da ordem
Situada na massa e no corpo

Onde é o norte
Onde constelações são teus signos
Onde respostas vêm sem perguntas
Onde existes
Onde existes tu, Olympia
Alegria em que tenho, apenas por receber-te, cara mia.

Vinícius.

Meu querido amigo Vinícius.

Fui dormir na madrugada do dia 4, embriagada de emoções, porque o amor explode em mim, o amor do jeito que entendo, e com ele a vitória da vida, a vitória sobre os sentimentos mesquinhos, do tipo posse, ciúme, covardia... a vitória de meus instintos superiores, aqueles mesmos que os moralistas hipocritamente chamam baixos instintos... porque, mesmo em sofrimento pela perda irreparável do amor mais puro e profundo, daquele amor que paira acima de tudo, porque nada quer e nada exige, mesmo assim estou vivendo em plenitude. Sim, vivendo plena e levemente, a caminho da morte benfazeja, aquela que soube esperar por mim, soube esperar que eu estivesse madura e pronta para merecê-la. Na madrugada fui dormir. Dormi profundamente... Algo me acordou no dia seguinte, sei que não acordei sozinha. Levantei, liguei o micro e tive certeza de que algo me acordou, me chamando suavemente... era a TUA POESIA !!!

A tua poesia linda me embala agora! E eu pergunto: Meu garoto querido, o que sabes da vida para me dizer tantas verdades? O que sabes de mim para me descrever tão bem? Como sabes que sou tão linda e tão devassa? Onde me viste tão plena de graça? Me adivinhaste? Me leste? Invadiste minh alma? De onde arrancaste a verdade que revelas singelamente em tua poesia? De onde tiraste a força suficiente para me acordar, me chamar, me pedir pra te ler? Eu não sei... estou viva ainda... só percebo as coisas mágicas... e as acolho sem querer entendê-las. Não creio em nada além do amor, esse amor que trabalha em todos nós e sempre à nossa revelia. Trabalhou em mim e em ti... As palavras todas que me dizes foram geradas em teu coração cheio de sonhos e juventude... e aportaram neste meu coração em que o correr da vida não apagou os sonhos... e talvez aí estejam todas as respostas.

Obrigada pelo poema lindo e verdadeiro, CARO MIO!


Sal

04/07/2002


Fale com o Autor







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui