Usina de Letras
Usina de Letras
96 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62268 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A salvação nacional -- 14/11/2000 - 23:11 (Mauro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A SALVAÇÅO NACIONAL


Eu tive um sonho. Sonhei que no dia 15 de outubro, todos os presenciáveis resolveram se reunir para um pacto de salvação nacional. As candidaturas e os partidos estavam de mal a pior. Ninguém se entendia e o Brasil naufragava na inflação. A desordem, a anarquia, a falta de segurança, assaltos, seqüestro, como acontece atualmente, colocaram um pouco de bom senso nos presidenciáveis e eles resolveram se reunir. Tomar uma decisão, formar um pacto, esquecer momentaneamente a disputa pelo poder. Quem teve a idéia foi Ulisses. Aos poucos os demais aderiram. Para que nenhum levasse vantagem, o local para reunião seria num avião DC-10 que decolara do Brasil e rumara para a Europa sobre o Oceano Atlântico.
O debate foi iniciado após a linha do Equador. Todos queriam a salvação nacional, mas nenhum queria renunciar. Não havia repórteres nem testemunhas. Só os presidenciáveis e os pilotos. No Brasil as emissoras de televisão acompanharam o avião até desaparecer no horizonte.
Os brasileiros pararam, e aguardavam o retorno como se fossem os cosmonautas quando voltaram da lua...
O que o leitor está suspeitando aconteceu. Era o inevitável. O avião nåo agüentou o peso de tanto irresponsável reunido. Caiu. Claro que ninguém escapou. As almas dos presenciáveis foram prestar contas ao Senhor.
- Em lá chegando a comitiva foi recebida por São Pedro, ficaram na sala de espera, aguardando julgamento. Ali todos encantados com a maravilha da vida eterna, esqueceram até os problemas do Brasil. O único problema, era que poderiam perder a mordomia, caso o julgamento os condenasse ao inferno.
- Maluf preocupado, tentou subornar os Anjos que faziam a guarda, prometendo1000 missas que seriam rezadas pela sua família. Recebeu uma lição de moral e foi ameaçado de nem ser mais julgado, mas logo recambiado para o inferno.
- Covas com sua voz maviosa tentou se entrevistar com os santos julgadores, mas foi reprimido com um: cale-se!.
- Color pensou que ainda estivesse em campanha, fechou o punho e quando ia começar a discursar foi imobilizado com um raio de luz.
- Ulisses aproveitando-se da idade, foi tentar ser interlocutor do grupo mas foi silenciado diretamente por São Pedro.
- Lula que ainda estava com a estrelinha do P.T., tentou presentear um anjinho, mas foi também imobilizado.
- Roberto Freire, pasmo, pensou: Como fui mal ensinado, como estava errado. Meu Deus! agora estou campado, para mim nåo haverá escapatória.
- Aureliano de cabeça baixa, como sempre, achava que teria grandes chances de entrar no paraíso.
- Brizola deslumbrado, com a grande platéia, pensou que com uma boa apresentação conseguiria passar da sala de espera.
- Afif, Caiado, e os demais ficaram num canto da sala silenciosos e contemplativos.
De uma coisa todos estavam certos, a maravilha da vida eterna, era muito melhor que o poder, o dinheiro, as mordomias. Ninguém pensava um instante na terra. A única preocupação, era se seriam premiados com as delícias do céu ou iriam para o purgatório ou o inferno.
- O Senhor apareceu e disse: Vocês queriam salvar o Brasil e agora querem salvar a alma. O Brasil já está salvo. Vocês nåo estão lá. Para salvar suas almas, terão que eleger entre vocês o mais puro, o menos egoísta, o menos interesseiro e o menos subserviente. Se acertarem, uns irão para o purgatório até que termine o mandato do escolhido, e um entre vocês, virá para o céu, porque já padeceu o suficiente como político lutador, e foi traído pelo próprio companheiro. A eleição será agora, por aclamação, nåo haverá comícios, nem pesquisas. Votem!... - O comunista! - gritam todos 30 de uma só vez. - Nem aqui no céu vocês deixam de ser interesseiros e bajuladores! - falou o Senhor.
- Ulisses que já estava com raciocínio lento, e Roberto que ainda nåo havia fechado a boca ficaram calados.
- O Senhor voltou a falar. - Ulisses apesar, de ainda estares com o pecado do poder, estás perdoado, porque já sofrestes o suficiente na terra. Ficarás aqui no céu. - Roberto! Tu voltarás para a terra, serás resgatado no Oceano Atlântico e voltarás ao Brasil. Serás o Presidente, sofrerás mais que os outros, para que nunca mais abras a boca duvidando que eu existo. Os demais vão para o purgatório.
Por fim Deus ofereceu a todos uma visão do Brasil do futuro, nåo havia fome, nem miséria, dívida interna e externa. Político safado, nem assaltante. Acordei.



Mauro de Oliveira

Nota: Escrito antes do primeiro turno da eleição de 1989.








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui