Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63123 )
Cartas ( 21348)
Contos (13299)
Cordel (10355)
Crônicas (22577)
Discursos (3248)
Ensaios - (10644)
Erótico (13588)
Frases (51588)
Humor (20166)
Infantil (5584)
Infanto Juvenil (4926)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141250)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2441)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6342)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Invenção Primordial -- 22/08/2002 - 15:09 (Gustavo Henrique Lopes Dias) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Invenção Primordial



A comunicação foi sem dúvida, a maior invenção do ser humano, sendo a fala um dos principais elementos que a compõe.

A necessidade de comunicar-se, tornou-se imprescindível a partir do momento que começram as relações comerciais. Os fenícios, exímios comerciantes, desenvolveram a partir da escrita egípcia o alfabeto fonético, a fim de facilitar o comércio com outros povos.

Nos textos bíblicos, temos vários exemplos da importância da comunicação. um deles é a passagem que cita a construção da Torre de Babel. Relata-se, que por haverem pessoas de diversas partes do mundo, não foi possível haver entendimento e por isso, a torre não foi concluída. Pela falta de comunicação.

Entre os séculos XVII e XIX, houve um grande avanço no tocante à comunicação. Invenções como o telégrafo, o telefone, a imprensa, o rádio, a televisão e mais recentemente o computadore a internet, facilitaram o ato de comunicar-se de qualquer parte do mundo, encurtando assim as distâncias.

Contudo, não podemos esquecer que essas inveções, assim como a linguagem falada, só foram possíveis devido a necessidade de socialização, sem a qual não se poderia sequer, pansar em algo tão simples quanto uma carta.

Não esqueçamos também, que para invenções primitivas como o fogo ou a roda, pudessem ser conhecidas, ou até mesmo inventadas, foi preciso ter havido entendimento(decodificação da mensagem), entre as pessoas.

Por isso, como diria um grande comunicador da televisão brasileira: "Quem não se comunica se trumbica".





Gustavo Henrique Lopes Dias
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui