Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->NEM SEMPRE O SONHO É COISA VÃ -- 17/09/2000 - 12:21 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

NEM SEMPRE O SONHO É COISA VÃ


Jan Muá
17 de setembro de 2000


Começo esta crónica me inspirando num soneto de Antero de Quental.

"Sonhei -nem sempre o sonho é coisa vã-
Que um vento me levava arrebatado
Através desse espaço constelado
Onde uma aurora eterna ri louçã...

As estrelas, que guardam a manhã
Ao verem-me passar triste e calado
Olhavam-me e diziam com cuidado:
Onde está, pobre amigo, a nossa irmã?

Mas eu baixava os olhos, receoso
Que traíssem as grandes mágoas minhas
E passava furtivo e silencioso,

Nem ousava contar-lhes, às estrelas,
Contar às tuas puras irmãzinhas
Quanto és falsa, meu bem, e indigna delas!"

ANTERO DE QUENTAL


Há uma diferença essencial entre os humanos. A diferença está entre os que sonham e os que não sonham.
As pessoas que sonham são mais sensíveis, flexíveis e se entregam à vida despreocupadas, em estilo de amantes da esperança, da poesia, do idealismo, da fraternidade e da solidariedade....
As que não sonham são pessoas mais frias, objetivas, por vezes interesseiras, calculistas e materialistas, geométricas e medem a alma humana como se estivessem lidando com ciências exatas,
tornando-se friamente exigentes e cobradoras...
Entre os sonhadores, porém, há aqueles que sonham de olhos no horizonte ideal e amplo, de alma pura. São aqueles que conseguem captar a luz das estrelas e se sensibilizam a elas e carregam sua alma cheia de sensibilidade, de ternura, de gentileza, e de esperança. São pessoas aptas a praticar o altruísmo e a solidariedade, e isto sem tirarem os pés do chão. Seu idealismo não anula sua vida real. Esses sonhadores conseguem viver sem prejuízo de suas almas e de suas vidas.
Mas há também aqueles que sonham o irreal. Se inquietam e sofrem com as ansiedades e as frustrações que as derrubam. Praticam e dão guarida a sonhos inacessíveis que moram no plano dos remotos céus. São as pessoas de sensibilidade refinada, seguidores do amor platónico absoluto, que é abstrato, por natureza. Abstrato ou não, esse tipo de sonho e de amor, mobiliza esse tipo de pessoas, torna-as prisioneiras e fá-las sofrer. Essas pessoas só se libertarão no dia em que conquistarem a consciência dos limites humanos. Até lá padecerão sempre. E só porque tomam o sonho abstrato e impossível como realidade e é como realidade que continuarão a tratá-lo.
Considerando o sonho pelo lado simplesmente humano, podemos descobrir que a sociedade humana é um amplo tecido composto de todas as nuances que mostram os dois lados dos sonhadores e dos não sonhadores, dos teóricos e dos práticos. Na sociedade teremos à vista esses dois times de seguidores apaixonados, cada um achando que encontrou em seu ponto de vista toda a realidade da vida e do mundo. Uns dizem: sonho mas estou de pés no chão. Outros afiram: sonho e com o sonho me liberto, custe o que custar. E terceiros dizem: não entendo como pessoas inteligentes conseguem vegetar num sonho impossível que não as levará a nada...
Ouvindo a receita de um grande pensador humanista, na maneira de analisarmos e entendermos os sonhos, haveria um caminho para as pessoas que tentam se organizar. Primeiro, a verdade de que nem todo o sonho é vão, como dizia o poeta Antero de Quental. Segundo, admitir e acreditar que na vida de cada pessoa há sempre uma estrela de brilho amoroso que fala a linguagem que as pessoas entendem. Terceiro: a vida real das pessoas consistirá em saberem se entregar à luminosidade de sua estrela, partindo do princípio de que há mais vida em quem mais sonha a vida e mata a vida quem mata o sonho.
Para ti, meu irmão ou minha irmã. Faze de tua vida um sonho. Nem sempre o sonho é coisa vã...Mas não te deixes destruir pelo sonho impossível...nem vaciles na estrada...com as várias vozes que te chamam. Treina e aguça teu sentido para distinguir quem é quem. Acredita no teu chamado e vive.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 832 vezesFale com o autor