Usina de Letras
Usina de Letras
108 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O SER E O TER NA MODERNIDADE -- 23/08/2002 - 13:20 (FRANCISCO MACHADO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os princípios segregados nos patamares éticos e morais da sociedade estão paulatinamente perdendo seus fundamentos. A individualidade moderna, sob a égide de um capitalismo frio e calculista, corrompe as linhas mestras que dão suporte axiológico para a sociedade moderna. Disto decorre um afastamento dos interesses sociais para um caminhar isolado do homem dentro de sua vida, tampando seus olhos para o bem coletivo e almejando somente sua felicidade. Por falar em individualismo moderno, a questão do ser e do ter merece destaque relevante. A moral cosmopolita não consegue mais fortalecer o ser, o interior do homem, considerando seu tribunal racional e ético que é sua consciência. Em face de um consumismo alienado, os ideais nos quais os homens se atêm são relacionados com objetos materiais, destinados a suprir o vácuo interior que nossa sociedade abre com relação aos sentimentos humanos. Na verdade, a ideologia capitalista não se importa com os sentimentos tais como a verdade, a honestidade, bondade, moralidade, mas, isso sim, preocupa em expandir seus impérios, subjugando o homem e, numa concepção teológica, o próprio Deus. Assim, o ter se sobrepõe ao ser, num jogo de interesses que apartam os homens e os unem individualmente aos objetos de consumo. Os rumos da vida não merecem ser caminhados embasados nesta ética putrefata. O homem individual deve dar lugar ao cidadão consciente que objetiva o bem comum, numa conjuntura na qual o ser se sobreleve ao ter.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui