Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Feira: troca de livros -- 13/10/2003 - 10:39 (Ana Maria de Souza Mello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Domingo, 12 de outubro aconteceu a segunda edição da Feira de Troca de Livros em Porto Alegre. Ainda pequena para o que pode transformar-se um dia.
Reunidos no Parque muitos livros já manuseados, lidos, com anotações, com o nome do primeiro dono, uma data, uma dedicatória. Outros novos, pareciam nunca terem merecido uma leitura.
Autores consagrados eram disputados.
Quando alguém era avistado ao longe com um carrinho ou sacola cheia de livros o público já se agitava e meio sem graça cercava o sujeito. Ele enfim desfilava a sua coleção, todos na volta como pássaros na praça em busca de comida, pediam por um título, um autor. Diziam outro, pelo qual queriam realizar o escambo. Até as crianças participavam num bom programa para o dia consagrado à elas, que depois andaram pelo Parque, assistiram teatro, ganharam balões.
Os apaixonados pelos livros entregavam seus amados exemplares quase tristes, resistindo, despedindo-se. Recebiam o outro e guardavam apressados como se cometessem uma infidelidade conjugal. Algumas pessoas não trouxeram seus livros e logo perceberam o erro, quiseram então comprar mas não foi possível. A lei era outra: a troca.
Junto com a troca dos livros uma troca de palavras, um elogio aos livros bem cuidados, um resumo da história já lida e até uma passagem da vida onde aquele livro foi importante. Livros realmente causam transformações, mudam a cara do domingo, alegram a vida.
Para quem perdeu, só no ano que vem.

Ana Mello
Visite: http://geocities.yahoo.com.br/anaelyod/anamello.html
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui