Usina de Letras
Usina de Letras
58 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->AQUELE QUE COM FRAUDE FERE, COM FRAUDE SERÁ FERIDO -- 02/12/2004 - 11:00 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AQUELE QUE COM FRAUDE FERE, COM FRAUDE SERÁ FERIDO

Fernando Zocca

"Que o irmão pobre se orgulhe da sua alta dignidade, e o rico se orgulhe de perder sua posição social porque o rico desaparecerá como a flor da erva. O sol se levanta, vem o calor e seca a erva, e lá se foi a beleza do seu viço! É assim que o rico vai perecer no meio dos seus negócios!" (Carta de São Tiago às doze tribos espalhadas pelo mundo).

Tupinambica das Linhas achava-se realmente atarantada nos últimos dias. Jarbas o testudo caquético, estava mais cheio de dúvidas do que os queijos suíços, de buracos.
Ele perdera um rubi enorme e aquele tormento não lhe saia da cabeça. A jóia poderia ser usada na confecção de um anel ou outro adorno qualquer. Ele valia muito, mais do que milhares de dólares.
Se não o tivesse perdido, estudaria uma forma de compor um outro atavio qualquer usando alguns diamantes. Talvez um só bastasse. Mas teria que ser azul.
O povo Tupinambiquence não mais o vexaria por trafegar com carros velhos, pelas ruas sujas da cidade. Quem sabe a fortuna lhe proporcionaria menores tormentos e paz d alma.
Desvios e desvios; tinha gente que só pensava nisso! Mas afinal, onde as ruelas da urbe necessitavam de tantos desvios? O trânsito, ao que se sabia, não estava tão caótico assim.
Como prefeito Jarbas criaria a Tupinampetro. E mesmo que esse seu projeto consumisse R$500 milhões para a exploração da bacia do rio Tupinambicas, de nada o poderiam acusar. Nem de superfaturamento, remessa de lucros ao exterior, ou fraudes fiscais.
Jarbas teria o maior cuidado com a questão dos precatórios. Sabia haver a possibilidade da sua prisão temporária, por parte da Polícia Federal.
Pra evitar o azar, não cogitaria em fazer constar da merenda, durante toda sua gestão, os frangos. E olhe que se bobeassem, a molecada não sentiria nem o gosto dos míseros ovos brancos.
Tomaria o máximo de cuidado com as licitações. Molduras de quadros, e fitas de vídeo teriam isenção do tal procedimento administrativo?
A cidade necessitava de empregos e para isso tencionava criar uma tecelagem. Seria denominada Fiação e tecelagem Tupinambicas.
Se houvessem dificuldades terríveis, que pudessem leva-la à insolvência, sempre existiria a possibilidade dos empréstimos federais.
Sim, estava tudo muito bom, tudo muito bem. Só que antes de tomar posse Jarbas teria de, no mínimo, tratar aquele irritante puxo que o assediava sem dó nem piedade.


Fernando Zocca é escritor, advogado e jornalista
Leia também da série Finalmente Tupinambica das Linhas se Ferrou: TARJAS FÚNEBRES, TARJAS FÚNEBRES II, A PACHEQUICE, ABRE TEUS OLHOS, O COLARINHO BRANCO DO JARBAS, ZÉ TAPINHA, JARBAS, O NÓ CEGO, A LOUCURA COLETIVA, O RELÓGIO e O CORAÇÃO.
Breve: O CHUVEIRINHO.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui