Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A SORTE DE UMA SEMENTE -- 17/09/2000 - 20:22 (Pedro Gomes da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A SORTE DE UMA SEMENTE
1982


Uma semente comum, de uma árvore, também, comum, que deu frutos utilizáveis e até certo ponto apreciáveis em seu habitat natural, foi transportada para uma outra região, onde a terra era boa, mas sendo uma semente comum, foi abandonada ao relento, junto com tantas outras sementes, também, comuns.
A semente, sendo sadia, mesmo abandonada fora do terreno preparado, nas encostas do terreno não preparado e à sombra, começou a germinar e até a dar alguns frutos aproveitáveis, como os frutos da árvore tronco.
Porém, a origem da semente era a mesma, comum, dando frutos comuns.
Mas o que pode dar uma árvore comum? Germinada de uma semente comum, abandonada ao relento? Que germinou à sombra, perto do terreno preparado, onde outras sementes mais nobres foram semeadas?
Esta árvore comum só poderia dar frutos fracos, que não teriam nenhuma razão para serem apreciados, principalmente, colhidos juntos com os frutos das árvores mais nobres ou mesmo de algumas comuns, que devido ao habitat anterior, ou ainda, por transplante para terras melhores, mesmo dando poucos frutos, estes são mais apreciados, talvez, até mesmo, por estes serem poucos.
Como em toda terra boa e preparada, as sementes germinam e crescem bem e que junto com as sementes boas , sempre surgem ervas daninhas, que não sendo cortadas, crescem junto com as plantas boas e que algumas ervas parasitas dão excelentes sombras, que na maioria das vezes, só são apreciadas pelos viajantes do deserto, para quem qualquer sombra é um oásis.
Agora, aquela árvore germinada de uma semente comum, à sombra, que cresceu pouco, fraca, apesar de ter poucas folhas e flores, foi arrancada por um furacão e começa a rolar, levada pelo vendaval.
Aquela semente comum, que deu uma árvore fraca, poderá até ter um fim apreciável, se algum cultivador, que tendo visto os frutos da árvore, a encontre a tempo e transplante em algum lugar favorável, ou até mesmo, algum viajante do deserto, que vendo o que resta das folhas e flores, esperançosos por formar um oásis, replante-a.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui