Usina de Letras
Usina de Letras
168 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Perdido na Metrópole (37) - Perdido na TV -- 15/10/2003 - 15:47 (Silvio Alvarez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Perdido na Metrópole
Silvio Alvarez
Ilustração: Bruno César


O Perdido na Metrópole está eufórico! Agora, é também apresentador de TV na Internet. Está entrevistando estrelas da Música Popular Brasileira (seu gênero preferido).

Nas idas e vindas como assessor de bandas de rock, com o empurrão do Yslauss, conheceu Marcelo Correa e Fernando Svevo da Net Music (www.netmusic.com.br) - A primeira TV de música da Internet. Conversa vai, conversa foi...Surgiu o convite para apresentar um programa. A "brincadeira" não parou por aí. O Perdido está também acompanhando as reportagens, agendando e produzindo as entrevistas de Fernando Svevo com personalidades do cenário musical nacional e internacional. Daqui para frente, a personagem tem, somadas às aventuras comuns de uma grande cidade, ainda mais material para explorar. Riquíssimo por sinal!

Estou me sentindo um Spielberg! Gago! Todos sabem que sou gago, ou não? Quem não sabia ficou sabendo. Não é sempre. Só quando fico nervoso. Estou quase sempre nervoso...Portanto! Procuro encarar não como gagueira, mas como uma remixagem da fala! Este detalhe fonético não atrapalha muito. Agora com a atividade de apresentador e produtor de TV na Internet, o bicho pegou.

Nas reportagens da Net Music, meio que dirijo o repórter Fernando Svevo, um jovem e promissor jornalista, através de um ponto eletrónico, estrategicamente instalado em seu ouvido. Sou sua consciência eletrónica digamos. Como nem sempre sabemos com antecedência quem vamos entrevistar e geralmente não há tempo de estudar a biografia do entrevistado, buzino em seus tímpanos as complementações necessárias. Aí que entra a gagueira! Vocês conseguem imaginar alguém falando em seus ouvidos todo momento? E ainda por cima alguém gago e nada objetivo. Não tenho o dom da concisão verbal! Tomei uma "bronca" e estou aprendendo a resumir as informações necessárias. O repórter, educadamente, me orientou:

- Você não precisa contar a História da Humanidade em meus ouvidos. Vai direto ao ponto no ponto! Você ser gago eu entendo, mas não enrola para falar!

Esta observação me foi dada após o fato-desastre descrito abaixo.

Fomos entrevistar Pepeu Gomes! Marcelo Correa na càmera, Fernando com o microfone em punho e eu, na produção, nos bastidores, tentando ajudar. Ajudar?

Começa a entrevista! Pepeu, extremamente cordial, pronto. Eu não! Fiquei nervoso! Estava uma pilha de nervos. Pepeu Gomes é um craque, um músico e compositor fantástico, e merece respeito! O respeito transformou-se em pànico! Encontramos esta fera da MPB na Expo Music, uma feira internacional de equipamentos musicais realizada todos anos em São Paulo. Não deu tempo de preparar nada. Ele topou conceder a entrevista sem agendamento prévio.

As perguntas foram sendo feitas. O momento correto para que eu oriente Fernando Svevo, que não precisa de tanta orientação assim, por que tem o dom, é enquanto o entrevistado está falando. Não posso falar enquanto ele está formulando a pergunta. Portanto, tenho poucos segundos para dar algum toque. Vejam só a precisão e o talento com que este projeto de Spielberg, com defeito de fabricação, que vos escreve, passou a informação no pontual ouvido do sofredor repórter. (Exagerando, é lógico).

- Fernando Svevo, você que é bom no que faz, pepe pepe pepe, pepergunta pra ele ooooo que ele acha, tratando-se de múmúsica popular brabrasileira atual, dadadas revelações, dos nononovos talentos do nonordeste, principalmente nos eeestados de Pepepernambuco e Babababababahia...

Quando me dei conta da gafe e terminei de falar, Pepeu havia respondido à última pergunta há séculos e os dois, ele e Svevo, estavam olhando para a minha cara perplexos. Isto sem parar a gravação! Podem conferir. Fernando não tinha outra saída. Abriu o jogo de que alguém azucrinava seu canal auditivo.

- Agora aprendi! O correto seria dizer: - Novos talentos do nordeste! E só!

Eu chego lá. Não sou tão burro! Estou tendo aulas com Paulo Coelho! O meu guru em tudo! De duas, uma, ou aprendo rápido, ou Fernando Svevo ficará maluco. Não antes de me dar uns tabefes no ar! Não por ser violento, mas por desespero! Sei que sou chato! Suportar um chato gago dentro do cérebro deve ser muito difícil. Não gostaria de estar em sua pele.

Meus três neurónios têm colaborado bastante. Na TV tudo tem de ser resolvido em frações de segundo. Não dá tempo de realizar uma reunião de cúpula, ressuscitar Freud para uma análise, passar por uma fonoaudióloga corajosamente milagrosa e pagar promessa carregando uma pesada cruz até Aparecida do Norte, para que tudo saia a contento.

Na hora que começamos a gravar é um Deus nos acuda. E Ele acode! Entrevistei o grupo Demónios da Garoa no último domingo e assumi... - Sou o primeiro e único apresentador gago da TV da Internet Mundial. Quem quiser pode conferir o curioso empreendimento.

Silvio Alvarez é assessor de imprensa da banda de rock pop Yslauss, artista plástico de colagem, colunista e apresentador do Programa Perdido na Metrópole no www.netmusic.com.br - A sua TV de música na Internet.
silvioalvarez@netmusic.com.br / brunoartes@uol.com.br


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui