Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Toquinho do Piauí -- 14/08/2003 - 22:54 (Waldyr Argento Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não era mera coincidência, na verdade era idêntico a um toco de açougue daqueles antigos, onde eram cortadas e separadas as carnes. Alguns diziam que ele se assemelhava ao famoso ator americano "Dane de Vitto". O fato é que, louco como ele só, nosso "Toquinho do Piauí" parecia mesmo um personagem de piada de português.

Num belo dia chegou todo contente mostrando o automóvel imenso que havia dirigido durante uma viagem de férias em Los Angeles. Como poderia aquele projeto de homem, tinha aproximadamente um metro e sessenta, conseguir dirigir aquela Van?

Logo depois comentou que havia batido com o carango alguns minutinhos após a foto. Claro, deve ter tirado a fotografia no balcão da locadora e quando foi dar o primeiro passeio, devido a sua baixa estatura, como não enxergava nada, bateu na primeira esquina. Era uma figurinha carimbada o nosso toco, porquê não alugou um velotrol? Velocípede ou carrinho de brinquedo?

Um belo dia adentrou ao escritório todo contente dizendo que seu irmão problemático havia se recuperado milagrosamente, pois acabara se encontrando com Deus. Ele que era, segundo o nosso Toco, um bêbado "INVERTEBRADO", conseguiu se livrar do problema ingressando na igreja católica, após um longo tempo de celibato foi "ORDENHADO" Padre. Nosso Toquinho não era mole não, né?

Contou também que havia retornado a sua terra natal em busca de informações sobre seus familiares, segundo ele, foi procurar sua árvore "GINECOLÓGICA". E ao adentrar no cartório local quis brigar com o tabelião, pois este não entendeu nada do seu pedido. Como é que ele poderia não entender, afinal ele queria saber apenas em qual "CIRCUNCISÃO" haviam sido "LAVADAS" as certidões de seus familiares. Teria sido um massacre, não fosse nosso famoso protagonista ter sido detido pela polícia. Passou então alguns dias de suas férias, vendo o sol nascer quadrado.

Isso tudo lembrou-me de uma conversa entre amigos, numa pequenina cidadezinha do interior. O primeiro convidou os outros dois, a irem passear na casa da luz vermelha. O segundo comentou que não iria, pois tinha tido uma experiência triste, havia pegado uma doença venérea, que ele denominou "DIARRÉIA". O terceiro tentou então corrigir-lhe, informando-lhe ele deveria ser uma besta, pois o nome correto da doença era "DINORRÉIA", ai Jesus?

Bom vamos voltar às peripécias do nosso personagem principal, quer dizer, especial, que é o que nos interessa agora contar. O Toco era, como o próprio nome diz, baixinho e atarracado. Um típico personagem de filme de comédia pastelão. Na porta de seu escritório, colocou aquela placa engraçada, é claro que ninguém conseguia entender. Afinal a porta dele deveria ser mágica, ela sabia falar e obviamente por medo de apanhar, colocou a tal plaquinha com os seguintes dizeres: "Entre sem me bater". Coisas do Toco.

Ele tinha também a mania de se fingir de morto no trabalho, após o expediente, quando atendia algum telefonema fingia ser outra pessoa. Naquele dia telefonou-lhe um personagem também muito engraçado, porém extremamente esperto e fanfarrão. Como o Toco respondeu-lhe, dizendo que não estava, sem nem se preocupar em disfarçar o sotaque piauiense. O interlocutor desferiu-lhe uma flechada da qual nossa vítima não teve saída. Respondendo-lhe que, como não conseguira localizar-lhe, então gostaria de deixar um recado, pedindo para que o atendente passasse-o para o Toquinho. Implorando-lhe que pedisse desculpas ao dito cujo, e que lhe desse aquela informação marcante e cortante, pedindo-lhe para ir tomar nos países baixos. O Toco teve que engolir a seco e dizer que passaria o recadinho ao pobre infeliz.

O Toco, sujeito muito simples, contou-nos também que religião é coisa que em hipótese alguma ele discute, pois diz ser assunto "FORA DE SUA OSSADA"!

Dizia também que na fazenda de seu pai, lá no Piauí, adorava ver os bezerrinhos mamando nas "TETRAS" das vacas. E durante a viagem de volta ficou muito feliz observando o "APOCALIPSE" do sol. Professor Toquinho era fogo na roupa, não acham?

Seu sonho profissional era ser médico, dizia a todos que queria ser cirurgião "ABSTETRA". Foi pro Rio em busca deste, porem, lá chegando acabou trabalhando como Office-Boy.

É mestre Toco, como você mesmo dizia: Nem tudo que reluz é "COURO" e em boca fechada não entra "PERIQUITO", não é?



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui