Usina de Letras
Usina de Letras
61 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O GONGO -- 25/12/2004 - 20:57 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O GONGO


Fernando Zocca


E se o seu olho é ocasião de escândalo para você, arranque-o e jogue-o para longe de você. É melhor para você entrar para a vida com um olho só, do que ter os dois olhos, e ser jogado no inferno de fogo. Mt 18, 9.



- É bom você entender também: aula de português não é ensinamento de professor burro.
Van Grogue, num arremedo professoral, tentava explicar ao Kol da Mumunha, naquela tardinha bucólica, da modorrenta Tupinambica das Linhas, no final de novembro de 2004, algo que para o teacher, parecia vital e definitivo.
Eles caminhavam cambaleantes, em direção aos seus respectivos cafofos, depois de mais uma sessão de ingesta da dindinha, lá no velho boteco Low Cur.
O calor exagerado exsudava gotículas de suor, e seus corpos refletiam aquele excesso luminoso, dando-lhes um aspecto brilhante.
Ao se aproximarem duma árvore ofertante de sombra, pararam e a propósito de recobro do fôlego, sentaram-se arfantes. Logo em seguida, aderiu ao grupo o Bança que os seguia de longe.
Ali no chão, uma página do caderno de cultura do jornal, trazia uma reportagem sobre Fraz Ferdinand, a banda. Kol tentou afasta-la com um chute bambo. Grogue falou:
- Eu me lembro muito bem! - Um surto de melancolia apoderou-se da sua alma Sua voz tornou-se pastosa, melada. - Em 1969 havia uma professora de português que era um tê grande. Não sei se você me entende. Era muito carinhosa. De repente, assim como que num passe de mágica, ela passou nas suas aulas, a me tratar mal.
- É claro! Pra você, naquele tempo, cúpula era ânus saltitante. E você não tirava os olhos da busanfã dela. - Kol queria acertar pelo menos um palpite. Grogue continuou:
- Nada disso. Ela gostava que lhe olhassem a exuberância, aquela dádiva da natureza. Ela vinha para as aulas vestindo minissaia azul. Eu acho que fizeram fofoca e me enredaram. Cai feio no ranking do seu conceito.
Enquanto eles se mantinham entretidos, lá no terreno baldio, defronte ao local onde estavam, no alto do galho duma sibipiruna, um joão-de-barro colocou a cabeça para fora do ninho. Ele observou ao redor. O ambiente não oferecia risco. Ele pode então divisar, à sua frente, três humanos tortos, envoltos numa vozearia dissonante. O pássaro saiu completamente para fora, movendo-se de um lado para o outro. Bança viu o fato e falou aos presentes sobre a ocorrência. Os demais olharam sem muito interesse e, aproveitando uma fresca, levantaram-se prosseguindo com a caminhada rumo ao destino.
Os três andaram até a esquina quando então o Grogue, sofrendo uma síncope, caiu desmaiado. Ele não viu quando a ambulância chegou.
No dia seguinte, sob as amarras, numa cama de hospital, recebia na veia média do braço esquerdo, uma substância cujo propósito era a reidratação. Durante os três meses em que permaneceu internado, não recebeu visitas.
Nas festas feitas, pro pessoal internalizado, ali naquele galpão cheio, ele pode participar, ativamente uma única vez, dizendo à caridosa assistente social, comandante do show, o nome dos 4 rapazes detonantes das estruturas musicais, vigentes antes deles, na década dos 60.
Quando disse ser Come Together - Something, o título do disco lançado pelos Beatles em 69, ele recebeu constrangido, pelos protestos e desdém, da caipirada louca presente, um punhado de balas.
Depois de sair do hospital, Van Grogue continuou, naquela sua vida insossa. Um fato porém o deixava encafifado: era ver sempre, quando passeava pelas ruas da sua cidade, os antigos Fuscas brancos barulhentos, insinuando-se, tentando dizer-lhe alguma coisa. Ele não imaginava, nem de longe, o que seria.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui