Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->EDUCAR PARA A PAZ -- 11/02/2001 - 09:14 (MARCIANO VASQUES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EDUCAR PARA A PAZ





Importante evento no SESC-ITAQUERA promovido pela DREM-9 reuniu nos dias 16 e 17 de março, professores, supervisores, diretores e todo o pessoal envolvido com a educação, além de pais e alunos da Suplência, como Antonia e Cida, de EMEF de ARTHUR ALVIM, que compareceram animadas com o tema do encontro.

O Seminário EDUCAR PARA A PAZ, que teve a coordenação de Elizabete Manastarla,supervisora da DREM-9, iniciou com a banda da GCM tocando o Hino Nacional e canções populares, como “Amigo” de Roberto Carlos.Após a recepção musical o seminário seguiu em frente com a participação do público cuja atenção voltada para cada palestra caracterizou a força do evento.A infra-estrutura e organização do SESC impecável.

Os palestrantes empolgaram o público enriquecendo a proposta do seminário.

A simpática e cativante Elizabete Manastarla declarou seu contentamento e seu otimismo com relação aos resultados práticos do Seminário no âmbito da escola:

-“O que está acontecendo aqui é uma semente que se expandirá no trabalho pedagógico de cada unidade escolar. A paz é uma urgência. A situação está insustentável mas poderá mudar com a vontade de cada um dos educadores”

Ela afirmou ainda que no dia 14 de Setembro as escolas apresentarão o que foi feito em favor da paz após o seminário.

Além do Sr. Secretário Municipal de Educação, João Gualberto de Carvalho Meneses e Jair Militão da Silva, Superintendente da Educação, destacaram-se outros palestrantes, como o professor Cláudio Fonseca, do SINPEEN , que empolgou os educadores ao mostrar com a sua palestra que a violência tem várias faces e pode ser abordada em diversos ângulos e buscar a paz significa também lutar pelos nossos direitos.Cláudio foi calorosamente aplaudido.

Outro palestrante que fez o público vibrar foi o professor da área de psicologia da USP, Yves de La Taile, que prendeu a atenção do início ao fim e também a professora Dra.Maria Stela Santos Graciani, diretora do núcleo de trabalho comunitário da PUC/SP, que falou sobre a pedagogia da tolerância.

Elizabete fecha o seu depoimento se referindo ao Sr. Delegado de Ensino da DREM-9, Éden Silvério de Oliveira, para ela “uma pessoa comprometida com a educação”, a quem atribui a iniciativa do evento.

Itaquera está de parabéns. E o lema do seminário reflete o espírito daqueles que o organizaram: “A PAZ É UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO”.



****



Autor: Marciano Vasques



E-MAIL: marcianovasques@hotmail.com

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui