Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cordel-->A HISTÓRIA DO FUTEBOL CONTADA EM VERSOS -- 02/09/2009 - 13:35 (Maria Teresa Innecco Corrêa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Rio de Janeiro, 17/11/2008.

Adoro futebol desde 1981 e sempre digo que sou Flamengo "por herança" e Verona "por opção"! Mas, na verdade, o meu maior ídolo jamais atuou por esses dois times. Ele jogou no Bayern de Munique de 1974 a 1984, no Internazionale de Milão de 1984 a 1987 e no Servette da Suíça de 1987 a 1989, tendo, pouco tempo depois, se tornado um importante dirigente na equipe que primeiro o consagrou. Acertou quem disse que se trata do ex-atacante alemão Karl-Heinz Rummenigge! Eu o admiro sobretudo por sua beleza catedralícia, mas o seu futebol me fascinou mais ainda! Casado com Martina Wehling (a quem apelidei de "A Juliana Paes dos anos 80"!) há trinta anos, pai de cinco filhos, um líder nato! Em seu livro "Anpfiff" (Apito Inicial), o ex-goleiro Harald Toni Schumacher afirmou que Rummenigge, com quem ele na verdade rivalizava na Seleção Alemã, foi um dos únicos jogadores que privilegiou o toque de bola! Em se tratando de um futebol totalmente mecânico como o sempre apresentado pelo time germânico...
Desde 1982, venho juntando um vastíssimo arquivo que inclui revistas nacionais e estrangeiras, recortes de jornais, posters dos maiores craques e times de todos os tempos, discos, CDs e CD-Roms, fitas de vídeo e DVDs, álbuns de figurinhas, livros e enciclopédias. O futebol sempre me fascinou e olhem que isso nem foi herança paterna ou materna! Acho que já nasci gostando desse esporte afinal de contas!
Em 1995, aos 28 anos, doze anos após eu ganhar um prêmio de redação no colégio sobre o livro Era Uma Vez Um Tirano, de Ana Maria Machado, iniciei a minha atividade de escritora para valer! Antes, eu escrevia apenas de vez em quando, mas a partir desse ano em diante, me tornei uma escritora crônica! A Literatura me pegou de jeito, minha gente! A maioria dos meus textos é sobre futebol. Há pouco mais de um mês, decidi sacrificar a madrugada só para ter o enorme prazer de publicar o meu site:

http://br.geocities.com/ladyveronalafuoriclasse19841985

No início de agosto desse ano, não resisti à tentação e resolvi contar a história do futebol em versos, já que possuo um dom natural para rimar. Por incrível que pareça, fiz consulta apenas à minha memória! Como se pode perceber claramente, os versos estão soltos, não há uma ordem cronológica! Espero que vocês gostem dessa homepage! Um grande abraço da Tártara e boa leitura para todos!

MARIA TERESA INNECCO CORRÊA

A HISTÓRIA DO FUTEBOL CONTADA EM VERSOS

“Torcer pelo Verona, para mim, só foi possível graças a um certo jogador chamado Briegel. Sempre tive por ele enorme admiração porque, na verdade, era uma maravilha técnica o gigante alemão!”

“Deixará muita saudade o grande Mestre Telê, pois o seu futebol-arte era realmente lindo de se ver!”

“Por que Osvaldo Bagnoli nunca foi técnico da Squadra Azzurra, até hoje isso eu me pergunto, pois em matéria de competência e sabedoria, nos outros dava uma surra e era homem de pouco assunto. Há vários anos, ouvi dizer que Bagnoli é socialista, mas desde quando deveria importar aos outros esse ponto de vista?”

“Continuar no Flamengo ou ir para o Udinese? Esse, em 1983, era o dilema de Zico. Ao contrário de D. Pedro I, para o Galinho não houve Dia do Fico.”

“Em 1983, o Grêmio o Mundial Interclubes faturou. Renato Gaúcho, contra o time do Hamburgo, deu um verdadeiro show. Como se joga futebol ele aos alemães mostrou.”

“Diego Maradona sua grande marca no Napoli deixou. O argentino ao lado de Careca atuou. Porém, diante das drogas, o impetuoso astro indefeso tombou.”

“Na Copa de 70, Beckenbauer chegou a atuar com o braço quebrado. Esse foi um dos principais momentos que o tornaria eternamente consagrado.”

“A Dinamarca, na Copa de 86, de Dinamáquina foi apelidada. Triturou seus adversários, mas na Segunda Fase acabou perdendo para a Espanha de goleada.”

“Apesar de a Seleção Brasileira a Copa de 94 ter faturado, na verdade não mostrou nada mais do que um futebol de resultado.”

“Os gols de Ronaldo Fenômeno eram uma verdadeira obra de arte. Quem poderia imaginar que, anos mais tarde, de escândalos na mídia ele faria parte?”

“A torcida brasileira daquela tarde no Sarriá jamais se esqueceu. Foi na Copa de 82 que a Seleção Canarinho para a Itália perdeu. A arte, diante da força, tremeu.”

“Seria uma grande injustiça afirmar que, na Copa de 58, Pelé sozinho reinou. Garrincha, alegria do povo, com suas jogadas geniais todo o mundo conquistou e, mesmo com as pernas defeituosas, seus adversários entortou.”

“Na Copa de 98, no jogo Brasil 1 X Noruega 2, Tore Andre Flo sofreu pênalti de Júnior Baiano. A Noruega comemorou a histórica vitória, enquanto o Brasil entrou pelo cano.”

“Na Copa de 86, na partida Brasil X França, Zico um pênalti perdeu. No entanto, isso jamais tiraria a fama de Pelé Branco que ele sempre mereceu!”

“A Copa de 90 teve algo que deixou a torcida bastante desanimada, pois foi o Mundial com a mais baixa média de gols registrada.”

“Na Eurocopa de 1984, a França foi campeã vencendo a Espanha por 2 X 0. Vou dizer-lhe uma coisa, meu camarada: nesse ano, os Azuis tinham uma dupla realmente da pesada! Oui, essa é a verdade, mon ami: enquanto que, na Fórmula 1, brilhava a estrela de Alain Prost, no futebol, reluzia a de Michel Platini!”

“Na temporada de 1984-1985, o Verona conquistou o seu primeiro scudetto, conseguindo um feito inédito. Osvaldo Bagnoli montou um time sem grandes estrelas, mas provou que o mesmo possuía enorme crédito.”

“Na Eurocopa de 1988, a estrela de Marco Van Basten brilhou e a Holanda campeã se sagrou, contudo devido a uma séria contusão, Van Basten cedo a sua carreira encerrou.”

“No início dos anos 80, na Seleção Alemã, ao lado de Rummenigge, o apoiador Hansi Muller se revelou uma grande promessa. Porém, ele teve um problema no joelho direito, se tornando apenas figura decorativa na Copa de 82. Nunca se supôs que o destino no Adônis Germânico pregaria tamanha peça!”

“Na Copa de 82, o técnico Enzo Bearzot a Gentile uma importante missão confiou: marcar implacavelmente Zico e Maradona. Não é que o italiano até a rasgar a camisa de Zico chegou e o instável Maradona completamente anulou?”

“A Seleção de 82 comandada por Mestre Telê possuía um enorme peso. Contudo, acabou eliminada pela Itália devido a um passe errado de Toninho Cerezo.”

“Na Seleção de Sebastião Lazaroni, da imprensa à torcida, ninguém acreditava. Valorizou-se mais a defesa e então a famosa Era Dunga assim se iniciava.”

“No Internazionale, em 1984, se esperava ansiosamente a chegada de Rummenigge, o maior astro alemão. Atuou ao lado do irlandês Liam Brady e, por causa de suas façanhas, chegou a ser até chamado de Kaiser de Milão.”

“Logo no jogo de estréia da Copa de 82, uma grande zebra ocorreu. Com um gol de Erwin Vandenberg, a Bélgica surpreendentemente a poderosa Argentina por 1 X 0 venceu.”

“Nilton Santos pertenceu a uma época em que os laterais não podiam muito avançar, porém essa estúpida regra com maestria a Enciclopédia do Futebol conseguiu quebrar.”

“Nos anos de 1980 e 1981, Rummenigge foi eleito pela revista France Football o melhor jogador europeu. Nesse período, se dizia que, além de Rummenigge, o mundo do futebol Zico e Maradona para ocupar o trono de Pelé também escolheu.”

“No Mundial da Espanha em 1982, por ter violentamente com Patrick Battiston se chocado, o goleiro alemão Harald Toni Schumacher de Monstro de Sevilha foi apelidado.”

“Na metade dos anos 80, o modesto Catânia ganhou dois reforços de certo valor: os jogadores brasileiros Pedrinho e Luvanor.”

“A dupla Assis e Washington, do Atlético-PR, de Casal 20 foi apelidada, deixando a sua torcida com isso bastante empolgada.”

“Em 1981, o Flamengo todos os títulos conquistou: o Campeonato Estadual, a Taça Libertadores e a Copa Intercontinental. A nação rubro-negra muito contente deixou. Na Taça Libertadores, na final contra o Cobreloa, o Flamengo bastante sofreu, pois um grave incidente ocorreu. O abusado Mario Soto em (qual jogador do Flamengo?) um forte soco deu. Então, em campo Anselmo entrou e seu companheiro vingou. Um murro em Mario Soto desferiu. Anselmo, obviamente, foi expulso e a partida em frente seguiu. O Flamengo, com dois gols de Zico, venceu o Cobreloa, faturando a Libertadores e rindo do rival chileno à toa!”

“Em 1990, Beckenbauer conseguiu a importante façanha de ter conquistado, como técnico, a Copa para a recém-unificada Alemanha.”

“A Holanda a Copa de 74 não ganhou, pois a Alemanha Ocidental a subjugou. Mas a Laranja Mecânica, com o seu famoso Carrossel idealizado por Rinus Michels, o mundo inteiro encantou e para sempre na história ficou.”

“Na Copa de 86, vencida pela Argentina, Maradona teve uma brilhante atuação. No entanto, até hoje, ainda se discute o seu polêmico gol de mão.”

“A Seleção Italiana teve um péssimo momento sob o comando do técnico Arrigo Sacchi, pois enquanto se privilegiava a defesa, obviamente permanecia em segundo plano o ataque.”

“Na Copa de 2006, o Brasil, mesmo com o seu famoso Quadrado Mágico, nada fez, perdendo para a França por 1 X 0. Dos Azuis se tornou freguês.”

“Na Copa de 54, a Hungria de Ferenc Puskas foi pela Alemanha surpreendentemente derrotada. A partir de então, a Hungria nunca mais foi a mesma, deixando a sua torcida muito decepcionada.”

“Na temporada de 1990-1991, o Sampdoria o seu primeiro scudetto ganhou, graças à dupla de atacantes Gianluca Vialli e Roberto Mancini, que, pela imprensa local, foi apelidada de I Gemelli Gol (Os Gêmeos Gol).”

Em 1989, nas Eliminatórias, durante o jogo Brasil X Chile, uma jovem torcedora chamada Rosenery Melo fogos de artifício em campo atirou e um enorme incidente se iniciou. O goleiro chileno Rojas ficou no chão estendido, pelos fogos acabou atingido. Porém, tudo não passou de uma grande farsa e Rojas do futebol foi banido.”

“A Copa de 82 pela grande atuação de ótimos goleiros foi marcada: Ubaldo Fillol (Argentina); Jean-Marie Pfaff (Bélgica); Harald Schumacher (Alemanha Ocidental); Peter Shilton (Inglaterra); Rinat Dassaev (URSS); Dino Zoff (Itália) e... Valdir Peres (Brasil). Defenderam sua Seleção com muita garra, possuindo técnica bastante apurada.”

“Para a Copa de 50 no Brasil, o Maracanã foi finalmente construído. Apesar de o escrete canarinho na final para o Uruguai por 2 X 1 ter perdido, o Brasil como o País do Futebol se tornaria em todo o mundo conhecido.”

“Na Copa de 82, durante o jogo Brasil 2 X 1 URSS, o goleiro Dassaev provou ser uma grande muralha. Mas a Seleção Canarinho no segundo tempo virou o placar, vencendo a sua primeira batalha.”

Nos anos 80, o alemão Hans-Peter Briegel em campo todo o seu vigor físico mostrava. Contudo, ser desleal com os seus adversários o panzer ao máximo evitava.”

“A partida Alemanha Ocidental 1 X 0 Áustria, válida pela Copa da Espanha, foi duramente por todos criticada e assim, se tornou uma grande marmelada. Ambas as equipes para a Segunda Fase se classificaram, mas para alcançar esse objetivo, a Argélia do Mundial tiraram.”

“Na metade dos anos 80, Júnior no Torino se destacara. Posteriormente, tendo arrancado vários aplausos dos "tifosi", se transferiu para o modesto Pescara.”

“Embora Edmundo sempre tenha sido um jogador de indiscutível alma guerreira, ele jamais conseguiu provar todo o seu talento na Seleção Brasileira.”

“No final dos anos 90, o veterano Lothar Matthäus no Bayern München como líbero se destacou e, pouco tempo depois, o craque alemão, enfim, as suas chuteiras aposentou.”

“Na Copa de 98, a França venceu o Brasil por 3 X 0 e acabou o seu primeiro título mundial conquistando, mas na Copa de 2002, a situação foi bem diferente: sem sequer ter marcado um gol, os Azuis terminaram mais cedo para casa retornando.”

“Na metade dos anos 90, o Flamengo em montar um grande time pensou. Edmundo, Sávio e Romário: esse trio então se escalou. Porém, o Ataque dos Sonhos pesadelo virou.”

“Na Itália fascista, se a Copa de 34 fosse perdida, significava que aos jogadores poderia custar a própria vida.”

“A Copa do Mundo no Uruguai em 1930 se iniciou, mas o Brasil infelizmente da Primeira Fase não passou.”

“Após ter conquistado a Copa de 82, a Itália de grandes craques se tornou celeiro. Boniek, Platini, Hansi Muller, Rummenigge, Briegel, Elkjaer, Maradona, Passarella e, claro, vários jogadores do consagrado escrete brasileiro!”

“Na final da Copa de 2002, Ronaldo contra a Alemanha dois gols marcou. Oliver Kahn, a Grande Muralha Germânica, diante do Fenômeno desabou.”

“Após ter dado diversos títulos e glórias ao Mengão, o nosso maior craque Zico foi brilhar no Japão.”

“Os gols de Zico ficarão para sempre na memória de todos os flamenguistas, mas também nunca poderemos nos esquecer de que Roberto Dinamite proporcionou ao Vasco várias conquistas.”

“Os goleiros Dino Zoff (Itália) e Pat Jennings (Irlanda do Norte) tornaram-se célebres por terem, na faixa dos 40 anos, da Copa de 82 participado. Inclusive, Zoff de Vovô da Copa foi apelidado, além de campeão mundial ter se sagrado.”

“Jupp Derwall, o técnico alemão, afirmou que qualquer menino brasileiro controla uma bola por intuição. Estava fazendo entre o futebol de seu país e o nosso uma grande comparação.”

OBS: Se os leitores preferirem, poderão visitar o meu site, cujo endereço é:

http://br.geocities.com/ahistoriadofutebolcontadaemverso









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui