Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Perspicácia de Salão -- 26/10/2003 - 22:08 (Maria Teresinha Costa Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O sucesso do seu comportamento nos salões, coquitéis, chazinhos entre amigas, numa vernissage, vai depender muito da sua perpicácia, do seu tato social, enfim, de você sair do casulo e se entregar à sensibilidade, ligando as antenas às ondas largas e curtas, para captar a ciência do bom viver.
Tudo isso faz você surpreender cada gesto ou jogo facial do seu interlocutor. É necessário conhecer um sorriso sincero,um ar simpático, um olho no olho ou um rosto hostil ou debochativo.
Um gesto, um pequeno trejeito, dizem mais do que uma frase completa. É um levantar de sobrancelhas, uma torcida de boca, um sacudir de ombros etc muchocho.
Pois é, através dessas lições você se pluga e passa a perceber quem é quem. Caso você tenha encontrado uma pessoa para conversar, analise pelo semblante se está agradando, caso contrário mude de assunto ou de companhia.
A escolha dos assuntos é também muito importante para fazer amigos. Evite falar de doenças, desastres, derrotas e outras tantas pacholices, que só servem para afastar as pessoas.
Outra coisa desagradável é o mono-assunto, a mesmice sempre tocada em dó maior. Até o timbre da voz, quando é grave, aguda, alta de mais ou cochichada, se torna incómoda para o ouvinte. O ritmo ao falar é muito importante~. Não saia atropelando as palavras, numa carreira sem fim, nem tampouco devagar, sílaba por sílaba, para não passar uma imagem de retardada.
Procure se encaixar, na medida certa, facilitando assim a arte de fazer amigos e conservá-los. Critique menos e elogie mais.
Seja uma pessoa "light" e com "fair play" em alto relevo, que chovem amigos, isto eu garanto.Não monopolize uma roda social com uma estória longa em vários capítulos. É enfadonho de- mais.
Veja também como é que anda sua aparência pessoal. Não se iluda, isso conta ponto para boas amizades, e é um "Abre-te Sésamo" para o ingresso nos salões.
Lembre-se sempre que a elegància está na simplicidade, nos gestos comedidos, e na maneira de se expressar.
Tudo isto quer dizer - Tato social.

(Esta crónica faz parte do meu livro "Crepes, Tafetás etc Gravatas", anunciado aqui na coluna "Vitrine")
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui