Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O TRÂNSITO DOS SÉCULOS -- 11/02/2001 - 09:16 (MARCIANO VASQUES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O TRÂNSITO DOS SÉCULOS



Estamos entrando no século XXI. A passagem dos séculos é um acontecimento especial na vida humana.O calendário cristão produz um encantamento justificável.

No século que finda, o universo continuou seu bailado harmonioso, a natureza permaneceu sábia, a humanidade alcançou progressos notáveis, a evolução da ciência impressiona. O conforto passou a ser o objetivo fundamental da vida humana.

O interruptor que acende a lâmpada, o microondas, a tentativa de trazer o cinema para casa através do vídeo-cassete,a chegada do homem à Lua, o projeto genoma decifrando o mapa genético do ser humano, o bebê de proveta e a clonagem, a internet encurtando distancias.Muito bem.

Realmente foi o século das maravilhosas conquistas humanas, mas o ser humano descuidou de aspectos essenciais da sua existência. Entre eles, a generosidade para com os animais. De um modo geral a humanidade é ainda incapaz de compreender a dor do animal, e a matança desnecessária e insensata do século XX revela o estágio oculto do ser humano. Apesar de todo o aparato evolutivo, ele ainda não conseguir conviver respeitosamente com os seres mudos que ocupam espaço no planeta.

Os rios poluídos, as florestas devastadas, incêndios idiotas, mares manchados com óleo, vidas aladas morrendo e se rastejando na areia da praia, a natureza violentada e desrespeitada.

Claro que paralelamente a tudo isso, cresceu a consciência humana e muita gente clamou pelos cantos do planeta por justiça e preservação da vida.

O homem sonhou conquistar mundos enquanto estupidamente destruía o seu,mas, vozes erguidas representaram a sonoridade do anseio por mudanças . Sociedades foram beneficiadas pela aflição dos espíritos progressistas.

Estamos entrando no século XXI. As próximas gerações dependem de nós, da nossa atuação, da nossa sinceridade e da nossa comunhão com a vida.

Ao dizer Feliz ano Novo é bom que venha embutida nessa saudação a esperança de que o século XXI será o grande aprendiz do século minguante.

Que o sangue e o sofrimento que manchou o século XX sejam símbolos de um aprendizado para que o progresso realmente esteja em harmonia com a vida.



*****







MARCIANO VASQUES



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui