Usina de Letras
Usina de Letras
304 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->CHUVA!. GRAÇAS A DEUS. -- 08/01/2005 - 02:14 (Welington Almeida Pinto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Mini-conto de Welington Almeida Pinto

O DIA TODO foi assim: um céu carrancudo cobrindo a cidade, pardo, ameaçando chuvas; vez ou outra, uma ventania içando do chão as folhas secas e os pedaços de papel, que rodopiavam no ar. Pelo rádio, o instituto de meteorologia explicava: um ciclone extra tropical em alto mar está enviando ventos frios para a região sudeste, que contribuem para a nebulosidade. A previsão é de tempo instável, com mínima de 19 graus e máxima de 24 na capital mineira. A frente fria deixou a região anteontem, mas a chuva trazida com ela vai atingir Belo Horizonte. Pode chover forte no final da tarde.
Pouco antes das cinco, o vento piora. O céu escurece. Uma lufada, fria e estúpida, começa a rolar densos chumaços de nuvem negra no ar, raios riscam o infinito e trovões bufam sem parar, anunciando a tempestade. Medo e correria nas ruas. Um rio humano e cães correm para se abrigar debaixo das marquises ou dentro das lojas de portas abertas.
De repente, uma pancada nervosa de chuva desaba sobre a cidade por uns cinco minutos. Depois, perde a força. Bem mais leve, perpendicular, estabelece uma toada cadenciada por mais de trinta minutos - na rua a enxurrada barrenta transborda o meio-fio e arrasta tudo: a folharia, as garrafas de plásticos e os dejetos urbanos jogados no asfalto.
Minutos antes das seis, a estiagem. O céu de resto de primavera perde o cinza de alumínio e se transforma em um imenso azul, limpo de nuvens. O sol reaparece. Luxuriante, espalha luz e vida pela cidade.
Naquela contemplação curiosa, inerte e sem pensamentos, do alto do edifício Malleta, observo xaxins de orquídeas suspensos na estreita e poluída varanda de um apartamento em frente. Lindas flores! Revestidas de um novo verde, revigorado pela chuva, me enchem o olhar de clorofila e arte, que também se expandem pelo meu corpo num agradável jogo de sedução. Lembro Tagore: a Natureza, mesmo agredida, produz flores.

*Tarde do dia 14/12/2004, em Belo Horizonte.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui