Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dona Maria e o Zé Mané -- 27/08/2002 - 22:51 (Carlos Delphim Nogueira da Gama Neto.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Dona Maria e o Zé Mané





Geralmente, quando um homem é chamado de Zé Mané e uma mulher de Dona Maria, sai confusão. Ambos se sentem ofendidos como a forma de tratamento, porque entendem os termos como sendo pejorativos.

É pejorativo e afrontoso o eleitor que não vota de cabresto, que não barganha e nem vende voto, ouvir de um botequineiro, que representa uma parcela do povo, dizer sandices a respeito do passa-moleque que o contribuinte levou de seus representantes no Legislativo. Dizer que a burla (a não correção do teto de isenção do I.R.) aplicada sobre o povo foi, apenas, uma certa desatenção, é fazer pouco caso do eleitor. Quem sabe mudemos, algum dia!

Esse desabafo acabou saindo, muito depois de haver lido a notícia sobre esse descalabro legislativo.

O que me trouxe até aqui, foi uma ocorrência (creio que, comum!) havida há pouco na farmácia onde fui comprar um medicamento.

O dito produto custava R$ 1,09, eu dei à funcionária do caixa, R$ 1,10 e fiquei aguardando o troco. Como ela não se manifestasse, agradecesse a compra e me dissesse boa noite, eu resolvi perguntar pelo um centavo que me era devido.

-Eu não tenho um centavo para lhe dar, como troco.

-Seu patrão deveria, no mínimo, fornecer um vale-troco, isso seria menos pior do que sairmos lesados dessas empresas que não providenciam troco.

-É, mas quando o preço é R$ 5,11, por exemplo, nós cobramos R$ 5,10.

-Isso, moça, não é justificativa. O que falta a nós brasileiros é aprendermos a exigir o que é nosso, por direito.

Aí, eu contei a ela que a minha filha Fernanda, ao sair de uma dessas lojas que apregoa todos os seus produtos a R$ 1,99, exige o troco, e não sai da fila até que o providenciem. Em uma dessas oportunidades, a dona da loja, depois de conseguir o troco de um centavo, fez um comentário tolo e acabou ouvindo o seguinte: Se a senhora pretende cobrar dois reais por suas mercadorias, coloque o preço correto, porque, nem todo o brasileiro é idiota.

-É, minha filha, nem todo mas, a maioria é composta de Donas Marias e de Zé Manés.



Carlos Gama. www.suacara.com

27 de agosto de 2002



















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui