Usina de Letras
Usina de Letras
295 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Acionamento Artificial -- 28/08/2002 - 01:10 (Wander Antonio Gontijo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Autor: Wander Antonio Gontijo

Orientador: Alfen Ferreira de Souza Junior

Centro Universitário do Triângulo – UNIT –Araxá-MG

Grupo de Inteligência Artificial e Robótica - GIAR



RESUMO

Desde que o homem passou a fazer uso de ferramentas no auxilio de suas tarefas cotidianas, deu-se inicio a grande jornada do acionamento artificial. Através das gerações o seu intuito de se ver livre de tarefas tediosas, repetitivas ou que tomavam muito tempo para serem realizadas, o levou a procurar alternativas para este problema. Logo que o homem percebeu que certas ferramentas poderiam ser combinadas e que esta combinação continha todas as características de suas antecessoras, ele foi capaz de melhorar ainda mais este novo conjunto, chegando ao ponto que este poderia substituí-lo por completo em algumas tarefas.



PALAVRAS CHAVE

Acionamento inteligente, acionamento burro, ferramentas, evolução, robótica.



ABSTRACT

Since that the man started to make use of tools in assists it of its daily tasks, the great day of the artificial drive was given to beginning. Through the generations the its intention of if seeing free of tedious, repetitive tasks or that they took much time to be carried through, took to look it alternatives for this problem. Soon that the man perceived that certain tools could be combined and that this combination contained all the characteristics of its predecessors, it was capable to improve this new set still more, arriving at the point that this could substitute it for complete in some tasks.

WORDS KEY

Intelligent drive, drive donkey, tools, evolution, robotics.



INTRODUÇÃO

Com o intuito de classificar e de estabelecer a diferença entre os tipos de acionamento artificial, foi elaborado um estudo de ambos, definindo suas características e os identificando através deste levantamento. Isso foi feito através de pesquisas bibliográficas. Depois de feita as pesquisas foram identificadas à existência de dois tipos básicos de acionamento, que são eles: Acionamento Artificial Burro, é aquele que não consegue tomar decisões entre mais de um sensor e o Acionamento Artificial Inteligente é aquele capaz de tomar decisões com mais de um sensor. Através deste estudo foi possível identificar que o acionamento artificial não só esta presente na tecnologia de hoje, mais sim é uma técnica que vem sendo aprimorada a milhares de anos pelo homem, desde que ele produziu a primeira ferramenta. E também foi possível identificar um parâmetro de classificação no tipo de acionamento que será utilizado na realização de alguma tarefa.



HISTÓRICO DO ACIONAMENTO ARTIFICIAL

Acionamento: “Ato ou efeito de acionar, por em ação, fazer funcionar, processar.” [1].

Artificial: “Produzido por arte ou indústria do homem e não por causas naturais.”[2].

A partir destes dois conceitos pode-se dizer que o acionamento artificial é:

Qualquer modo de se dar inicio a um determinado processo aonde não seja empregada a intervenção humana ou a intervenção por causas naturais. Seja ela na forma de esforço físico ou mental (inteligência).

Analisando não apenas a tecnologia atual, voltemos um pouco no passado da humanidade. Desde que o homem passou a fazer uso de utensílios no auxilio de suas tarefas eles passaram a ser de grande ajuda na sua evolução. Tornando-se indispensáveis para seu desenvolvimento. Através de uso constante, o homem conseguiu através dos tempos as aperfeiçoar cada vez mais. Com isso a partir de tais melhorias, percebeu-se que certas ferramentas poderiam ser unidas em uma só. Desta união surgirá uma nova, com características de suas anteriores. Desta composição surgia então um mecanismo que poderia executar certas tarefas sozinho. Ou seja, a ferramenta sozinha era capaz de tomar uma decisão (acionar em determinado momento) sem que o homem estivesse presente na execução da mesma. Como exemplo tem-se:

&
61623; Armadilhas comuns



Figura 2.1 – uma armadilha comum.



ACIONAMENTO ARTIFICIAL “INTELIGENTE”

Como primeira solução o acionamento artificial, inicialmente concebido teve seu papel importante no avanço tecnológico da humanidade, e são usados até hoje em algumas comunidades no mundo. Este fato possibilitou ao homem se ver livre de tarefas que exigiam movimentos repetitivos ou muito demorados. Mesmo assim podiam ser melhores, faltava-lhes inteligência. Por que não eram inteligentes? (raciocínio?)

Apesar da definição ser igual para ambos os modos o acionamento artificial pode ser classificado de duas maneiras:

&
61623; Acionamento Artificial Burro.

&
61623; Acionamento Artificial Inteligente.



Acionamento Artificial Burro: Ao imaginar a armadilha rústica descrita na Fig. 1.1 para a captura de pássaros por exemplo. Quando a presa independente de que animal fosse deste que tivesse mais de 100 g entrasse em contado com o mecanismo de desarme da armadilha, esta através da forca da gravidade apanharia a presa. O mecanismo de desarme é um sensor rústico de peso. Apenas de peso ou seja, se a armadilha fosse armada para apanhar uma codorna por exemplo, nada impediria de que ela apanhasse um gambá. Então, acionamento artificial burro é a ação produzida por apenas uma decisão (um só sensor). Não sendo capaz de trabalhar com formas de decisão composta ou complexas (vários sensores).



Acionamento Artificial Inteligente: Após analisar a Fig. 1.2. A armadilha só irá desarmar com a entrada de um esquilo, e irá afugentar qualquer outro tipo de animal, além de espantar também, qualquer animal após a captura da codorna. Ou seja, o acionamento inteligente é aquele que consegue ”processar” varias condições lógicas para formular uma resposta correta.





Figura 1. 2 - Uma armadilha rústica com agente de controle inteligente.



MICRO COMPUTACAO UMA SOLUCAO PARA O ACIONAMENTO ARTIFICIAL INTELIGENTE

Por volta de 1970 [3], os computadores começaram a surgir no mercado. Com a possibilidade de conexão entre vários chips. Foi possível a inclusão de mais componentes ainda em apenas um mesmo chip do silicone, fazendo com que o processador central inteiro de um computador virtualmente pudesse ser contido em uma única peça de silicone.

Através deste circuito compacto, chega-se à época do micro computador. Ou também da era da Micro-computação.

A micro-computação representada pelos chips é usada em muitos lugares onde não há um computador real no sentido exato da palavra. Os sistemas de controle de uma vasta gama de equipamentos, desde complexos robôs industriais até eletrodomésticos usados dentro de casa como lava-louças ou telefones contém microchips.

O conceito de "acionamento" controlado de um eletrodoméstico, como uma máquina de lavar ou o sistema de aquecimento central de uma casa, é um dos pequenos avanços que a micro computação pôde proporcionar.

De fato o computador ou a micro computação com certeza(é) o substituto do ponto de interrogação que estava na da figura 1.2. Somente com a intercessão destes dois componentes se pode obter a o acionamento artificial inteligente. Pois, através deles é que se pôde realmente contar com a tomada de decisão composta, formada por diferentes fatores que influenciam diretamente nesta decisão.



COMPUTADOR UMA FERRAMENTA DE CONTROLE

Através desses avanços finalmente o computador pode ser conectado a vários tipos de dispositivos. Podendo assim, se tornar o dispositivo chave no acionamento inteligente. Na segunda metade do século 20 foram realizados alguns descobrimentos, como por exemplo no aproveitamento da energia nuclear e na exploração do espaço sideral, que envolviam cálculos de larga escala. Estes descobrimentos teriam sido impossíveis sem os computadores. Na verdade, uma grande variedade de instrumentos usados em áreas como o desenho industrial ou de diagnóstico médico, baseia-se nos computadores para o seu funcionamento.

Na área do controle tem-se:

&
61623; Industrial.

&
61623; Pesquisa espaciais



UTILIZACAO INDUSTRIAL

Dentro das industrias tanto as que utilizam a robótica ou principalmente as que trabalham com linha de produção em larga escala o uso do computador é de extrema importância sendo quase que impossível tamanha produção que chegou-se hoje sem o uso do acionamento artificial inteligente em seus diversos processos. Por sua capacidade de conexão pode se comunicar com diversos tipos de censores como sensores de temperatura, pressão, movimento etc. Através das informações obtidas com os sensores pode se desenvolver programas que as trate e devolva uma resposta, que será enviada ao controlador físico de determinado processo através de sua conexão com computador.



UTILIZAÇÃO ESPACIAL

Como foi descrito , vários avanço na área espacial só foram possíveis com o advento da computação. Bom, outro avanço de grande importância nesta área, foi através do acionamento a distância por parte das diversas sondas lançadas para a exploração espacial. No caso das sondas espaciais seria impossível a sua viagem pelo espaço, sem que ela contasse com o acionamento artificial inteligente. Seu papel nas tomadas de decisões ,referentes a fatos inesperados da viagem é que possibilita a sonda desviar seu curso se algum empecilho for encontrada; atua de forma decisiva no que se refere a pouso e decolagem de tais sondas em algum planeta.



CONCLUSAO E RESULTADOS

Através deste estudo foi possível identificar que a presença do acionamento artificial não só esta presente na tecnologia de hoje mais sim e uma técnica que vem sendo aprimorada a milhares de anos pelo homem deste que ele produziu a primeira ferramenta. E também foi possível identificar um parâmetro de classificação no tipo de acionamento que será utilizado na realização de alguma tarefa. Esta nova maneira de interpretar o acionamento artificial serve principalmente para desmistificar a computação bem como a robótica, principalmente aos leigos. Mostrando de maneira clara como a idéia da robótica na pessoa do acionamento artificial, seja ele inteligente ou não, esta ligado diretamente na vida e no dia a dia das pessoas.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS:

[ 1 ] Dic Michaelis UOL , verbete acionamento, Dicionário Virtual Michaelis.



[ 2 ] Dic Michaelis UOL , verbete artificial, Dicionário Virtual Michaelis.



[ 3 ] Computadores, http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node19.html 04/05/02 03:40.



BIBLIOGRAFIA



LEROI-GOURHAN, André 1943 Evolução e Técnicas I - O Homem e a Matéria, Colecção "Perspectivas do Homem", nº 20, Lisboa, Edições 70, 1984.



LEROI-GOURHAN, André 1943 Evolução e Técnicas II - O Meio e as Técnicas , Colecção "Perspectivas do Homem", nº 21, Lisboa, Edições 70, 1984.



Baroni Adriana, Marília Ana, Coelho Nunes Cynthia e Bittencourt Kátia Tecnologia e vida http://www.icj.g12.br/artigos.htm
11 04/05/02 03:00



Aloísio N. Klein, Márcio C. Fredel e Paulo A. P. Wendhausen ,NOVOS MATERIAIS: Realidade e tendências de desenvolvimento http://www.mdic.gov.br/tecnologia/revistas/artigos/SC/Klein.PDF 04/05/02 04:00

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui