Usina de Letras
Usina de Letras
266 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->Os gritos do silêncio -- 23/10/2007 - 12:44 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS GRITOS DO SILÊNCIO

Título original: (The Killing Fields)

Gênero: Guerra

Atores: Sam Waterston, Dr. Haing S. Ngor, John Malkovich, Julian Sands, Craig T. Nelson, Athol Fugard, Spalding Gray, Bill Paterson, Ira Wheeler, Joan Harris.

Direção: Rolland Jofé

País: Inglaterra

Ano de produção: 1984

Duração: 141 min.



Sinopse: O jornalista americano Sydnei Schanberg, designado para correspondente do diário New York Times na guerra do Camboja, em 1972, torna-se amigo inseparável de seu intérprete cambojano Dith Pran. Em 1975, quando o Khmer Vermelho toma o poder, o primeiro retorna para os EUA, mas o segundo fica retido nos terríveis campos de "reeducação" do novo regime de esquerda comunista. Nos EUA, o jornalista ganha prêmios e vive uma crise de consciência por sentir-se culpado em não conseguir libertar seu amigo.



TEMAS: Khmer Vermelho, comunismo, jornalismo, genocídio, história.

Este filme foi baseado em fatos reais. Relata as crueldades contra a população civil durante a guerra no Camboja, mostra os horrores de uma ditadura de esquerda e desnuda a verdadeira face do comunismo, a lavagem cerebral de jovens imberbes e as suas irracionalidades independente de sexo. Mostra, ainda, a hipocrisia ocidental diante dos crimes cometidos por ditaduras longínquas e o papel do jornalista em meio à guerra. Na verdade o que aconteceu no Camboja não pode ser classificado como uma guerra pura e simplesmente, foi mais terrível que isso; foi um genocídio contra civis para firmar o novo regime de esquerda no país e na região.

(Pol Pot o comunista carniceiro cambojano) O território do Camboja (também conhecido internacionalmente, durante alguns anos, como Kampuchea). Diversos conflitos causaram a morte de milhões de cambojanos nas últimas décadas. O mais sangrento deles ocorreu durante o domínio da facção de esquerda Khmer Vermelho, liderada por Pol Pot, na década de 1970.

Em março de 1974, forças do Khmer Vermelho capturaram a cidade de Odongk, ao Norte de Phnom Penh, destruindo-a e dispersando os seus 20.000 habitantes pelo interior do país. Dando seguimento a estas "atividades de limpeza", passaram a executar os professores e funcionários públicos. Em uma pequena vila chamada Sar Sarsdam, pessoas foram assassinadas, incluindo-se mulheres e crianças, dentre inúmeras outras ocorrências mencionadas. Estas histórias, na época, eram consideradas como sendo propaganda anticomunista, pela imprensa ocidental e muitas outras organizações internacionais. Nesta época, o território cambojano passa a ser utilizado como refúgio pelas tropas norte-vietnamitas e por guerrilheiros comunistas do Vietnã do Sul.

Resultado final: Dos 7 milhões de cambojanos, 3 milhões foram mortos para a ascensão dos comunistas ao poder.



--------------------------------------------------------------------------------
Não deixe de ver esse filme. Deixe a preguiça de lado, vá a uma locadora, alugue o filme e assista-o antes que os Pol Pots brasileiros do MST e Via Campesina, Central de Movimentos Populares (CMP) façam com você o que os comunistas fizeram com a população civil cambojana.
Saia da sua zona de conforto e não pense que estamos imunes a isso. Se pensa assim, vá até a Venezuela e pergunte a eles a maravilha que está sendo lá com o lema "Socialismo ou Morte" de Hugo Chávez. Vá até a Colombia e penetre no coração das FARC (membro do Foro de São Paulo e amigos do presidente Lula, fundador do Foro junto com Fidel Castro), vá até a Argentina, o Uruguai, a Bolívia e veja o que está acontecendo lá.
- "Ah! A imprensa brasileira não fala nada disso, portanto, não está acontecendo", você poderá dizer. A imprensa internacional também não falou nada sobre o Camboja, aliás, falou sim, falou que nada disso estava acontecendo lá e que era apenas propaganda anti-comunista... E ACONTECEU... genocídio de 3 milhões de pessoas de uma população de 7 milhões !!!

Pergunto: Você sabia disso?

Adm. Anatoli Oliynik
Curitiba - Paraná
Skype: anatoli-cta
"O conhecimento só tem valor, quando compartilhado" (Oliynik)


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui