Usina de Letras
Usina de Letras
34 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Para proteger o idioma alemão -- 13/02/2001 - 16:26 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Políticos de todos os partidos alertam para o excesso de anglicismos, para a estrangeirização



Berlin H.S./upo

Trad.: zé pedro antunes





Uma grande coalizão de políticos de todos os partidos engaja-se expressamente na preservação do idioma alemão ante o fenômeno da estrangeirização.

Há pouco, Wolfgang Gerhardt, chefe do FDP (Partido Alemão Liberal), alertava para o fato no jornal WELT am SONNTAG (Berlin): "A enxurrada de anglicismos, que os meios de comunicação, a propaganda, as descrições dos produtos e, tecnologicamente sustentado, o universo paralelo da internet despejam sobre nós, é uma violência que não provém do povo. Ela lhe é despejada goela abaixo."

O presidente do Parlamento Federal, Wolfgang Thierse, SPD (Partido Socialista Alemão), conclamou a uma resistência da sociedade à "deturpação do idioma". O que, sobretudo na mídia, "acontece em termos de deterioração lingüística e moral é cada vez mais difícil de tolerar". Que os anglicismos e americanismos sejam igualmente banidos das instâncias burocráticas e parlamentares, é o que ele defende.

O governador da Renânia-Palatina, Christoph Böhr, CDU (União Democrata Cristã), exigiu: "A política, a lingüística e a educação precisam agir conjuntamente. Nas instruções de uso e nos anúncios dos produtos escritos em língua alemã, por que não Rechner em vez de Computer, Luftkissen para Airbag, Programm em lugar de Software?"

O presidente Rau (SPD) reforçou o que manifestara há pouco: O "uso inflacionário de americanismos na propaganda e nos meios de comunicação" seria "ingênuo" e "idiota". Antje Vollmer, PV (Partido Verde), vice-presidente do Bundestag, lamentava: "Sem necessidade, os anglicismos altissonantes, ao sabor da moda e incômodos para os especialistas excluem da possibilidade do entendimento muitos seres humanos." O vice-presidente do PDS e lingüísta Peter Porsch exige igualmente mais auto-consciência no trato com as influências lingüísticas estrangeiras.

Hans Zehetmair CSU (União Socialista Cristã), ministro da ciência da Baviera, e Eberhard Diepgen (CDU), prefeito em exercício de Berlim, manifestaram simpatia por uma "lei de proteção ao idioma". Zehetmair: "Compreendo muito bem os esforços do governo francês em manter pura a língua do seu país nos caminhos da ordem. Na luta contra a americanização lingüística, a Lei Toubon , batizada segundo o meu ex-colega de ofício Jacques Toubon, é um documento em prol da consciência de que a nossa própria língua representa um papel a ser preservado." Eberhard Diepgen defende uma "proteção cultural do usuário".

O ministro da cultura, Julian Nida-Rümelin não considera conseqüente o debate sobre uma lei de proteção ao idioma: "Nós não precisamos de uma lei de proteção ao idioma e, com ela, de uma polícia lingüística . O estado não deveria se imiscuir nesse processo, ao qual toda língua viva sempre se acha submetida". Nida-Rümelin alerta para uma restrição ao uso do inglês: "Internacionalmente, em muitos campos nós precisamos de uma Língua Franca". Um fato inequívoco é o inglês ter se tornado o idioma da compreensão internacional tanto nas ciências naturais, como na técnica e na economia. "Quem a isso se opõe nega uma realidade. Mais ainda: impõe obstáculos ao crescente intercâmbio global."



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui