Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Perdido na Metrópole (40) - Entre Quatro Paredes -- 05/11/2003 - 10:06 (Silvio Alvarez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Perdido na Metrópole
Silvio Alvarez
Ilustração: Bruno César

O Universo existencial do nosso amigo Perdido na Metrópole, de um tempo pra cá, está restrito, essencialmente, às quatro paredes de sua imensa kitchenette e ao relacionamento com seu fiel escudeiro de "alma" adolescente, o computador Genival.

Já nem atino mais que, há um ano atrás, não sabia sequer ligar um computador. Minha evolução na informática foi fantástica, rápida demais. Já não sobrevivo sem um teclado à mão. Já não sobrevivo sem um speedy (que não o Racer). Fiquei dependente do tal de MSN (Meio Sem Noção). Não raciocino mais sem um ser virtual à minha frente. Não tenho grana para um daqueles portáteis que não sei escrever direito o nome, mas estou precisando de um, urgente! Sonho com internet, mando e-mails dormindo. As @s povoam minha mente aparvalhada todo o tempo. Será que ainda sou humano? Será que sou real? Será que esta nossa passagem pela Terra é verdadeira mesmo? Ou será que não passamos de meros personagens de um episódio de Matrix?

Ainda bem que Freud se foi antes do surgimento da Internet. Ele não suportaria. Não teria estrutura emocional para analisar um hacker. Se o pai da psicanálise, naquela época, já via sexo em tudo, imaginem se Freud entrasse numa sala de bate-papo hoje. Nem ele sairia ileso.

Pois é! Não perco mais tempo esperando que as fichas cerebrais caiam. Esqueço que já fui um analfabeto ou excluído digital e prossigo minha jornada.

Sou escravo do Genival. Ele faz o que quer de mim. Polui minha mente com janelinhas publicitárias sem dó! A toda hora! Meu e-mail caiu em um arquivo de dados de uma agência de comunicação. Recebo mensagens sobre tudo o que possam imaginar. De lançamento de CD da Kelly Key (ela me persegue) a exposição de quadros no Senegal!

Não estou ficando maluco não! Sempre fui. Só estou um pouquinho pior. Sou um maluco beleza virtual!

Por favor, peço um minuto da atenção de vocês. O Adilsom, meu rádio, está querendo falar alguma coisa. Fala Adilsom...

- Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo!

Agradeço meu amigo radiofónico pela conveniente intervenção. Disse tudo, caro companheiro! Valeu! Grande Raul Seixas!

É melhor assumirmos de uma vez que somos camaleões ao vento. Mutantes! Seres adaptáveis! É necessário que sejamos assim se quisermos sobreviver neste mundão capitalista globalizado onde uma criancinha de dois anos não dorme mais com seu ursinho de pelúcia, mas abraçadinha a um mouse colorido!
Posso estar sendo repetitivo. Entretanto, há uma semana não saio à rua. Acreditem! Sei que é só uma fase, e passageira. Mas é esquisito. Assustador até.

Genival quer falar! Diga meu amigo. A palavra está com você.

- Ó ameba! Pare de enrolar nesta coisa que chama de crónica e vá logo à sua caixa postal. Mandaram um vírus bem legal. Novinho! Nem o Bill (o Gates) conhece este.

Ah Meu Deus! O pior é que é verdade!

Silvio Alvarez é assessor de imprensa da banda rock pop YSLAUSS, artista plástico de colagem, colunista e apresentador do Programa Perdido na Metrópole no www.netmusic.com.br - A sua TV de música na Internet. silvioalvarez@netmusic.com.br brunoartes@uol.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui