Usina de Letras
Usina de Letras
64 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62137 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10331)

Erótico (13566)

Frases (50547)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4748)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Debates Eleitorais -- 29/08/2002 - 16:32 (Túlio Pires Bragança) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Já venho percebendo nas últimas eleições um detalhe nos debates que ocorrem antes dos eleitores irem às urnas. O debate entre candidatos na televisão, utopicamente, é o espaço onde os candidatos têm para, obviamente, debaterem suas propostas de governo. Eu vejo de outra forma: debate é a oportunidade de ver o circo pegar fogo. É a única chance do povo assistir aquelas figuras folclóricas dos políticos descerem do pedestal, rebaixando-se a discussões agressivas, muitas vezes inúteis, xingamentos, nervosismo, perda da elegância e compostura.

O debate, assim como todo programa de TV, precisa de audiência. Quem vai querer assistir a uma continuação do horário político? Aquelas propostas que ninguém entende, explicadas de uma forma absurda. O povo não entende do déficit da Previdência Social, Dow-Jones, JP-Morgan e todo o economês que eles falam. O candidato pode explicar como vai fazer para dobrar o salário mínimo, mas nada vai adiantar, o povão mesmo, aqueles que decidem o rumo do país, não têm base nenhuma para saber se aquilo é verdade ou mentira. A explanação de todos os tópicos de governo é enfadonha e chata. Ninguém quer ver isso! Milhares de semi-analfabetos assistindo e só se fala em economia.

Cadê as propostas de emprego, saúde, educação, reforma agrária? Chega de risco Brasil, superávit primário e Malans! Chega!

Se ninguém vai entender as propostas chatas e as explicações sonolentas, vamos ver os xingamentos, as gritarias, todo o baixo nível dos candidatos. Isso dá audiência. Quem não quer ver aquele cara todo penteadinho e controlado perdendo as estribeiras? Aquele candidato sóbrio, ficando vermelho de raiva e cuspindo fogo encima de seu principal adversário. É isso que o povo quer ver. Para discutir propostas, já basta o horário político. Num debate, queremos discussão, e da boa. Só dedo na ferida! Dedo no olho! Tempestade no Yakult! Mediadores mandando calar a boca! Políticos TOMADOS!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui