Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Livro Uma Noite de Amor - mscx -- 07/11/2003 - 01:42 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Livro: Uma Noite de Amor: Autor: Clésio Boeira da Silva: Editora Papel& Virtual: Rio de Janeiro: 103p: 2003.
Por: maria do socorro Cardoso xavier

O autor premia os leitores de ficção com uma obra inédita e surpreendente. São quarenta contos, cuja temática é predominantemente urbana, extraídas as estórias, do trivial do dia a dia. Dos relacionamentos cotidianos entre pessoas; vizinhos; laços passados de família; edifícios; e amorosos; - inclusive casuais. São flashes da vida real, metamorfoseados em ficção.
É o comum da vida das pessoas, narradas de forma incomum. Cuja narrativa o autor procura fugir do banal, do óbvio. Deixa que o leitor reflita nas conclusões. Enseja portanto um ousado duplo sentido na interpretação do acontecido em cada conto.
A originalidade e o humor perpassa toda obra através de metáforas e alegorias bem colocadas, na oração certa e momento adequado.O hiláreo das situações imprevistas, dar um sabor de espontaneidade, intimidade e sensibilidade, com as quais as pessoas se deparam cotidianamente. Quanto mais alegorias se usar num texto literário, mais bonito ficará.
Fica difícil eleger este ou aquele conto, como melhor ou mais bonito. Em todos há os traços que marcam a narrativa do autor: o humor, a ambiguidade, o surreal, o sensual, a surpresa, enfim a perspicácia em desvendar os mistérios da alma feminina, e do ser em geral.
A sensualidade sugerida ou dita mesmo com as cores literais, não caem na vala comum; um discurso original, evita a banalização do pornográfico. Transgride, subverte certos modos de dizer e aí está o sucesso do autor como ficcionista estreante neste livro. Nem o parece. Seguro na linguagem, com sutilezas estilísticas de um escritor veterano.
Afasta-se dos estereótipos. Contos mais longos, outros mais curtos, todos possuem a marca da sutileza e engenho. São contos atraentes e que leva o autor a utilizar de perspicácia, para chegar o fecho do entendimento, ou seja ao captar da mensagem.
O escritor, contista Clesio Boeira da Silva - acertou em cheio ao escrever este seu primeiro livro de contos, que acredito não será o último. Pelo talento aqui revelado, o autor terá mais a oferecer ao público leitor. É uma obra que vem reluzir dentre a literatura gaúcha, pelas qualidades já salientadas neste modesto comentário. Um boa amostragem do seu forte potencial para ficção, sua forma de falar solta e descontraída, a surpresa do incomum, dita com graça e leveza, tudo vem contribuir para um delinear, uma definição de estilo do autor.
Poderá figurar dentre em breve, com o sucesso deste livro, Uma Noite de Amor - entre os bons contistas urbanos. Inteligência sutil, boa caracterização de tipos urbanos e singularidade, as alegorias reticentes, a dúvida em cada conto, fuga da linguagem direta, cansativa, evitando a vulgarização da linguagem.
Senti uma aragem - linguagem de romancista pós-moderno, urbano, no ar. Daí para o romance é uma questão de tempo e opção. Reportei-me ao ler este livro, ao contista, escritor francês Guy de Maupassant.[1848-1893- contista, romancista francês].
Nada mais devo aventurar sobre a obra do Clésio, ficará para o leitor de mil olhos e interpretações. Cada qual lerá sob seu código de referência próprio. A obra deixa margem a várias interpretações, tal é o sentido múltiplo do seu peculiar modo de escrever e falar.
Uma Noite de Amor não é apenas mais um livro de contos. Espontàneo, sem ser simplório; convincente, sem ser arrogante; realidade e fantasia ao mesmo tempo! O autor possui inúmeras qualidades para um bom escritor.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui