Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Mortificação -- 12/02/2005 - 01:03 (José Francisco Bessa da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Mortificação


Quando o bem-aventurado Francisco começou a reunir irmãos no início de sua ordem, vivia com eles em Rivotorto. Certa noite, as altas horas, estando já todos a dormir em seus pobres leitos, foram acordados pelos gemidos de um frade que gritava “Ai estou morrendo, ai estou morrendo”, espalhando angústia e inquietação nos irmãos.

O bem-aventurado Francisco levantou-se do seu leito e disse: “Erguei-vos, irmãos, e acendei uma luz”. Acesa uma candeia, perguntou: “Quem está gritando: ‘Ai estou morrendo’?”.
- Sou eu, respondeu um deles.
O bem-aventurado Francisco perguntou-lhe: “O que é que tens, irmão? De que morres tu?”.
- Morro de fome, disse ele.

O bem-aventurado Francisco, homem cheio de caridade e discrição, não querendo que o irmão passasse pela vergonha de estar comendo sozinho, mandou logo preparar a mesa de maneira que todos tomassem uma refeição com ele. Este irmão e outros como ele, eram recém-convertidos, que infligiam a seus corpos penitencias excessivas.

Tendo comido todos, o bem-aventurado Francisco falou a seus frades: “Meus irmãos, recomendo-vos que atenda cada um a sua constituição. Se um de vós pode suportar-se com menos alimento que outro, não quero que este, mais necessitado de comida, se esforce por imitar o primeiro. Prestai atenção às vossas necessidades e ministre cada um a seu corpo aquilo que lhe é preciso.

Estamos no comer e no beber obrigados a evitar o supérfluo que prejudica o corpo e a alma. Mas, cuidado, não devemos ter mortificação exagerada, porque Deus quer a misericórdia e não o sacrifício”.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui