Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->MBA - Gestão de Negócios -- 21/08/2002 - 17:33 (VIRGILIO ALMEIDA MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DISCURSO DE FORMATURA

TURMA DE: MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL

CEMIG – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS





PLIM PLIM!
Bem amigos do M B A,
Nossos Diretores, Superintendentes e Gerentes.
Nossas famílias, amigos, Senhoras e Senhores presentes:

Finalmente chegou o momento de celebrar o sorriso em nossos lábios, as lágrimas em nossos olhos, os planos em nossas mentes e o amor que une nossos corações...

Sentados lado à lado no retorno à sala de aula, buscávamos novos conhecimentos e encontramos muito mais do que esperávamos:

· Descobrimos novos amigos;
· Aprendemos com os fatos marcantes e inesperados;
· Desenvolvemos nossa percepção em reconhecer os talentos dos mestres e colegas e também a nossa própria capacidade de geração de idéias empreendedoras.

Éramos únicos, nos tornamos uma unidade!

Uma turma flexível, amadurecida, heterogênea e corporativa.

Demóstenes, orador e estadista grego, falava ao mar turbulento com a boca cheia de pedras para vencer suas limitações...
Hoje, eu falo a todos, interpretando uma reunião de notas musicais variadas e harmônicas cujo valor está nos sentimentos que puderem provocar...

Provamos que a parceria que une o profissional, a empresa e a instituição educacional é imprescindível na sociedade moderna.

Compromissos são necessários e igualmente as transformações: “cada vez que você tira água do poço, precisa regar a árvore que está ao lado”.
A Empresa deve se adaptar às novas realidades políticas, econômicas, sociais e culturais, tornando-se uma empresa “cidadã”.
E seus líderes devem administrar a si mesmos e guiar os outros através da turbulência nos rumos de uma humanidade mais feliz.

Neste curso, tratamos das técnicas, recursos, processos, regras e tecnologia de Administração. E cuidamos também das atitudes, dos comportamentos, das intenções, da motivação humana, da criatividade e da comunicação.
O melhor da Gestão é quando somamos o melhor da Administração ao melhor da Liderança.

Um mestre ZEN dizia: “Após o êxtase, a lavanderia”; convocando-nos a colocar em prática nossa visão estratégica que foi ampliada, em gerenciar as pessoas para que sejam capazes de multiplicar conhecimentos e introduzir saltos de competitividade, em agirmos sempre atualizados ao dinamismo do mercado globalizado e convivermos bem com largos períodos de instabilidade, rupturas e transformações... Em fim, queremos participar de forma ativa nos eventos determinantes de nossas vidas.

Com as privatizações e a introdução da competição, temos, no Brasil, mais de 60 empresas privadas e públicas nas áreas de geração e de distribuição de energia elétrica que movimentarão mais de US$30 bilhões por ano.
Com capacidade instalada de 60 mil MW, precisaremos crescer em média 5% ao ano até 2008, chegando a 105 mil MW, as taxas mais elevadas do mundo.

Este é o Império (ão), que representa a Globalização e seus desdobramentos, um carrossel de foices cortantes onde não mais haverá lugar para o Convencional, mas somente para o HOMMO ESTRATÈGICO.

Uma crise deve ser vista como oportunidade.

Na revista ÉPOCA de ontem, Fernando Henrique Cardoso explica como a estatura internacional do Brasil cresceu depois dos ataques terroristas e da guerra no Afeganistão.


No artigo, FHC diz que o Banco Mundial não se mostra habilitado a promover o desenvolvimento e que o FMI não dispõe de recursos que assegurem a liquidez no sistema, ele combate o protecionismo dos países ricos para que os mais pobres possam ter acesso a mercados afluentes. E seguindo, afirma que a concertação contra o terror está levando o mundo a atitudes de flexibilidade e transigência e novas conquistas serão possíveis, bastando encarar o desafio de interagir com um mundo em permanente mutação.

E encerrando afirmou que “A Paz é amiga do desenvolvimento” (FHC)

Esta percepção e vontade estratégica nos levarão à busca da competência e da excelência.
Capturando oportunidades, enfrentando ameaças, “fatiando” as crises em somatórios inteligentes de projetos com menores riscos e maiores chances de viabilização.

Não somos pessoas piores ou melhores após a conclusão deste curso, mas com certeza mais capacitados e buscaremos a todo custo as oportunidades de mostrarmos nossos talentos no nosso círculo de ação e ampliando-o, sempre que percebamos seu valor estratégico na conquista de novos mercados e maior satisfação de nossos clientes.

Juntos já representamos uma força empreendedora, estamos em sintonia com a Gerência Superior e Diretoria que apresenta a CEMIG como concessionária líder e com “a melhor energia do Brasil”.
O Mercado investidor já reconhece nossa Gestão com crescimento, porque estamos aderentes ao Nível I de Governança Corporativa da BOVESPA, e isto representa:
· Respeito aos acionistas;
· Transparência;
· Confiança
· Gestão pelas pessoas que realmente “entendem do assunto”
é o seu “core business”

Nosso potencial de crescimento é enorme, tanto corporativo quanto profissional.

Com certeza saberemos aproveitar esta oportunidade!

É sempre na ordem Intelectual que as grandes renovações começam. As idéias precedem e preparam os fatos.
É mister preparar as grandes sínteses, as concepções de conjunto.

Shakespeare escreveu: “Os grandes acontecimentos projetam diante de si sua sombra, antes que sua presença abale o Universo”.

As luzes deste Novo tempo já se fazem presentes.

As soluções não serão fáceis e aparentes, mas devem ser simples e profissionais.

Durante a corrida espacial, os americanos precisavam de uma caneta que escrevesse nos mais diversos tipos de material, sem a contribuição da força da gravidade. Os astronautas precisavam de um instrumento capaz de escrever nas situações mais inusitados. Uma consultoria foi contratada e injetado milhões de dólares até o término de sua fabricação.
Os russos utilizaram o Lápis!

Procuremos entender as situações e problemas, profundamente, utilizando nossa experiência aliada ao conhecimento técnico e à lógica. Iniciar atividades novas, mostrar nosso pioneirismo sem resistências a reformar, revolucionar e dinamizar.

Em meio de tantos desafios, não poderia também deixar de lembrar o lado humano e seguramente o mais importante. Fernando e Haroldo continuam conosco no esforço evolutivo de cada um, após uma convivência profícua e feliz.

Não existem rupturas, somente continuidades...

Agradecemos a todos os colaboradores que acreditaram e tornaram realidade este curso, CEMIG, FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS E O BUSINESS INSTITUTE BELO HORIZONTE.

Agradecemos aos colegas a confiança de representá-los.

E que outros colegas também possam usufruir deste trabalho em equipe, que certamente colheremos muitos frutos.

Agradecemos a Deus, desejando a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de PAZ e de muitas VITÓRIAS.

Obrigado!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui